sexta-feira, 9 de setembro de 2011

A Cigarra e a Formiga

Meses atrás, exatamente em maio de 2.011, tive acesso a uma carta de um jovem que circulava pela internet. Falava ele sobre Extrema e nossa política. Desta carta copio aqui alguns trechos:

" Palavras do jovem: “ Se você tem mais de 40 anos vai me dizer que antigamente as ruas eram de terra, mais da metade da cidade não existia e não havia trabalho como há hoje. Entendo o que você diz, e parabenizo a administração por isso, mas de outro lado também posso dizer que hoje em dia não há policiamento efetivo suficiente,....”

"Palavras dele; “MEXA-SE! Faça algo, não se resuma a alguns vereadores que votam contra projetos simplesmente por serem da situação. Usem a cabeça, você nunca vão conseguir nada se não fizerem algo pela cidade. Política se faz durante o mandato inteiro, não só durante as eleições, principalmente quando você é quem está perdendo consecutivamente. Mostrem que devemos confiar em vocês,.....”


Estou voltando à carta do jovem porque esta semana eu conversava com uma pessoa da oposição, expert em marketing político, pessoa a quem tenho muita admiração pelo seu trabalho profissional e pelo seu conhecimento político. Dizia-me ele que o Bergamin tem que trabalhar muito e realizar muito porque tem medo de perder a eleição, mas que o Luizinho não precisava fazer nada. Bastava esperar até o dia 3 de julho e dizer se iria ser candidato ou não. Se resolver que vai ser, aí se começa a fazer alguma coisa. O Luizinho já é útil porque ele faz o Bergamin trabalhar. Como podem ver, trata-se de uma estratégia totalmente contra o desejo daquele jovem, que se declarando oposicionista não deixa de reconhecer o que a situação faz e até usa isto como exemplo. Fica claro que pessoas de oposição já não conseguem deixar de reconhecer que Bergamin fez, faz, e fará ainda muita coisa, enquanto a oposição dorme em "berço esplêndido".

Lá na frente, quando começar a campanha, terá pouca coisa para criticar e então, tome ataques pessoais,falsas acusações e promessas absurdas. Me lembro de algumas.

- O prefeito se reuniu com as empresas para combinarem pagar um baixo salário.

Mas não reconhecem que quem negocia salário é o sindicato, representado pelo PT.
Cadê o Sindicato daquí ? Quem é o Presidente ? Porque a oposição não mostra isto ?

- Cartas apócrifas.

Lembro daquela da última eleição ( Leia no blog: Quando a última arma é a covardia).
Fizeram falsas acusações, entraram na vida particular do prefeito. Virou caso de polícia e corre na Justiça até hoje. Tem gente que terá que pagar uma boa indenização ao prefeito.

- Se eu ganhar vou asfaltar todas as estradas rurais. Dizia o candidato de oposição.

E o povo, simples e humilde, que vive na zona rural e sonha com o asfalto na porta de casa, acreditou. Mas a realidade é outra é a situação tenta mostrar isto, constantemente, em todos os contatos com aquela gente.

Extrema tem 700 kms de estradas de terra. Se pegarmos 700 kms x 8 mts, largura de uma estrada asfaltada, teremos 5.600.000 ( Cinco milhões e seiscentos mil metros quadrados. Para se asfaltar uma estrada rural, que não é o tipo de obra de uma Rodovia Federal, por exemplo, o preço gira em torno de R$ 50,00 por metro quadrado. Pronto. Temos aí 280.000.000 ( duzentos e oitenta milhões de reais).

Agora imaginem. O orçamento de Extrema está próximo de 90 milhões de reais por ano e todo ele planejado para atender os diversos setores da cidade. Educação e Saúde são os que mais recebem. Para fazer aquele asfalto todo seria necessário parar toda a cidade, inclusive os servidores, durante praticamente 3 anos. Um absurdo.

- Iluminação Pública

Sei que irão falar deste assunto e já vou explicando. Por força de uma Lei Federal todas as prefeituras passaram a serem responsáveis pela manutenção e ampliação da iluminação publica da cidade. Acontece que isto foi feito de surpresa, sem aviso prévio. Extrema tinha um carro especialmente adaptado para este tipo de trabalho e para cuidar das instalações da prefeitura. De repente tem que cuidar da cidade inteira. Com um só veiculo e 3 funcionários especializados, Foi um grande problema, mas que felizmente já se está encontrando solução.

Como aquele jovem pode ver. A cidade acontece, cresce e se desenvolve a vista de todos. A situação trabalha, se faz presente. Não importa se por obrigação, se por medo de perder eleição ou para ganhar de novo. Faz porque o povo a elegeu e espera por isto. Agora pergunto, como fez aquele jovem. E a oposição, fez, faz ou pretende fazer o quê ? Veremos onde chegam, e como chegam. Enquanto isto a carruagem vai passando. A cigarra fica cantando e flanando enquanto a formiga trabalha. Veremos quando o inverno, ops !, a eleição, chegar.

Nenhum comentário: