sexta-feira, 30 de setembro de 2011

QUESTÃO SOCIAL

Hoje, 30 de setembro, quando a primavera se abre e promete encher de alegrias nossos corações, sinto a tristeza de ver uma pessoa morrer sofrendo de câncer e sem ter tido a oportunidade de receber um tratamento, se não curativo, pelo menos digno de um ser humano.

Fui fuçar em meus rabiscos e encontrei este artigo que fiz publicar no Fórum dos Leitores do Estadão quando da morte de José de Alencar, Vice-Presidente de Lula: Nada mais a comentar.

QUESTÃO SOCIAL

O Brasil chora a morte de José Alencar, cujo caráter e probidade devem servir de exemplo a todos os brasileiros. Reconhece-se também sua coragem para enfrentar sua doença e 17 cirurgias. Que Deus lhe dê o merecido descanso.

Agora voltemos à triste realidade. O Brasil está cheio de brasileiros honestos, de bom caráter e de probidade indiscutível que, acometidos pelo câncer, morrem muito antes de se submeterem a pelo menos

uma cirurgia. Quando muito, conseguem alguns remédios para aliviar suas dores.

Não se discutem as qualidades de José Alencar, mas devemos discutir a ampliação dos serviços de saúde para todos os que sofrem desse mal que é o câncer. Que a morte desse grande brasileiro possa despertar em nossos governantes a sensibilidade para que disponibilizem a oportunidade de tantas cirurgias quantas forem possíveis às pessoas que estão sofrendo do mesmo mal.

Não quero aqui fazer qualquer colocação sobre quem pagou ou deixou de pagar o tratamento de José Alencar.

Quero deixar meu apelo à nossa presidente, que deixou seus compromissos em Portugal para vir acompanhar o enterro desse homem exemplar, para que faça uso de nossas novas riquezas, de nossas milionárias reservas, para oferecer todas as possibilidades de tratamento e cirurgias a todos os brasileiros que precisarem, sejam eles políticos ou não, famosos ou não, ricos ou pobres.

Dilma passou por um problema dessa ordem. Recebeu o tratamento necessário e se curou. Mas quantas mulheres brasileiras enfrentam filas intermináveis para marcar um simples exame? Uma mamografia em hospital público não é conseguida em menos de quatro a seis meses. O que dizer de um tratamento sofisticado ou uma cirurgia?

Obrigado, José Alencar, pelo seu exemplo de vida e de coragem. Mas obrigado também por deixar aberta esta realidade. Só tem tratamento digno quem tem recursos. Choremos todos!

Odair Picciolli pedraseartes@suednet.com.br

Extrema (MG)
questão social

Nenhum comentário: