quinta-feira, 22 de setembro de 2011

AEROPORTO EM EXTREMA

Está é uma boa novidade. Tenho informações de que poderemos ter um aeroporto em Extrema, e em breve. O projeto em estudo prevê um aeroporto para aeronaves de porte pequeno a médio. Com pista de 1.000 mts, salas de embarque e desembarque e a estrutura necessária para operação comercial. Claro que não seria nenhum Galeão ou Congonhas, mas que poderia oferecer condições de receber muitos aviões que atualmente pousam em Bragança ou Atibaia.

O Sul de Minas está em grande fase de desenvolvimento e o fluxo de empresários e executivos aumenta a cada dia. Um aeroporto regional em Extrema viria oferecer a facilidade do desembarque em vôo direto, no caso de aeronaves particulares, até Extrema e daqui, por rodovia, atingir rapidamente as cidades mais importantes da região e suas indústrias. Com o tempo, em função de demanda, empresas regionais poderão colocar vôos comerciais com aeronaves de porte médio.

Atualmente os voos saem de Juiz de Fora, na Zona da Mata, passam por Varginha e seguem para São Paulo (SP), Joinville (SC), Criciúma (SC) e Porto Alegre (RS). A rota inversa também é oferecida diariamente, passando às 19h por São Paulo. O Sul de Minas está sem voos regulares desde 2008, quando a empresa Air Minas encerrou suas operações. Estes vôos são oferecidos pela Trip, empresa de vôos regionais.

Podemos imaginar não só a possibilidade deste voo ter uma escala em Extrema, mas uma outra rota, por exemplo, saindo de Belo Horizonte, com escala em Poços de Caldas, Pouso Alegre, Extrema, Campinas e São Paulo.

O Turismo seria também beneficiado. Extrema, Monte Verde, Poços de Caldas e outras da região teriam o acesso facilitado a grupos de turistas que viriam de regiões mais distantes em vôos fretados. Empresas Aéreas Regionais teriam interesse na implantação de vôos regulares.

O transporte rápido de cargas e encomendas emergenciais seria uma solução para as empresas e o comercio em geral. Até os Correios poderiam otimizar seu trabalho e diminuir o tempo de entrega de cartas e encomendas.

E podemos também pensar nas emergências na Saúde, quando alguma pessoa precisar ser transportada em emergência para São Paulo ou Campinas, pois o pouso e decolagem de helicópteros facilitariam esta ação.

Extrema já recebe esportistas de asa delta e paragliders. Tendo um aeroporto poderemos também receber pequenas aeronaves de esporte como os Ultraleves, muito utilizados em Atibaia, seja para o esporte ou para vôos de trabalho como aerofotogrametria ou de turismo aéreo. Um Aéro Clube viria em seguida, com certeza.

Como podemos ver, um projeto desta importância traria para Extrema muitos benefícios e mais uma vez colocaria a cidade em destaque. Vamos esperar para ver se o projeto se transforma em realidade.

Nenhum comentário: