sexta-feira, 9 de setembro de 2011

A BOLHA ASSASSINA DOS IMÓVEIS

Tenho ouvido muitas reclamações sobre os preços dos aluguéis em Extrema, e quem está reclamando está coberto de razão. Da mesma forma, os preços para aquisição de uma casa também estão extremamente elevados. Sem querer fazer trocadilho com o nome de nossa cidade. Mas é pura realidade. A cidade está vivendo uma "bolha" no setor habitacional.

Digo "bolha" para explicar que a qualquer momento ela vai explodir e quem apostou nela para ganhar dinheiro poderá se arrepender. Explico.

O Construtor/Investidor, acreditando na "bolha" compra um terreno com preço muito alto. Paga um projeto com preço alto. Constrói pagando materiais de construções com preço alto e mão-de-obra com preços altos. Tudo com preço alto porque todo mundo está querendo tirar sua "casquinha". No final ele tem a casa pronta, mas muita cara. Juntando sua margem de lucro o preço de venda ficará também alto.

Mas, vamos lá. Vamos conhecer o "espeto" que poderá furar esta bolha.

A Prefeitura já construiu e entregou o Roseira II - Conjunto Habitacional com 100 casas. Podemos entender que 100 casas de aluguel sobraram no mercado. Mais 150 casas estão sendo construídas e 144 apartamentos em fase final de construção. Quando prontos e entregues,mais 294 casas de aluguel sobrarão para locação.

Cidades vizinhas, Vargem, Toledo, Itapeva, mesmo com o aumento da procura ainda tem terrenos e casas à venda mais barato e também casas com aluguéis mais em conta.

Do ponto de vista econômico. Um imóvel de locação vazio durante 6 ou 8 meses, a espera de uma locação com preço de 500,00, por exemplo, representa uma perda de 1 ano de locação a 300,00.Vejam. 12 x 300 = 3.600. 8 x 500 = 4.000. Portanto, é mais interessante alugar rapidamente por um preço menor do que ficar fechado por muito tempo.

Uma casa nova, construída para ser vendida. Se estiver com preço muito alto poderá ficar até 8 a 12 meses vazia e acabará tendo que ser vendida por preço mais baixo. Conheço alguns casos.

Tem muita gente perdendo dinheiro acreditando na "bolha" e quando ela estourar tudo entrará na normalidade da chamada procura x oferta. E aí muita gente vai "morrer", economicamente falando. Vai perder dinheiro.

A cidade está se desenvolvendo e crescendo. Tem gente querendo comprar casa ? Tem ! Tem gente querendo alugar casa ? Tem ! Mas se os preços não baixarem esta gente vai procurar as cidades vizinhas e aí não adianta reclamar contra o prefeito, que é o que muitos nesta cidade sabem fazer.

Enquanto você está sentado sobre sua "cria", esperando alguém aparecer com muito dinheiro, ou mantendo seu imóvel vazio, no aguardo de alguém que queira lhe pagar seu preço de locação, as cidades vizinhas estão nadando de braçadas. E quando a procura diminuir vai sobrar imóveis e os preços cairão.

Fiquem espertos. Caiam na real ou irão perder dinheiro, e muito. Vejam quantos imóveis já existem à venda a algum tempo. Melhor vender agora com um lucro menor do que vender mais adiante no prejuízo. A Prefeitura já tem novos projetos para construir mais 200 casas e aí, sobrarão mais duzentas para locação.

Extrema já é notícia em todo o país. Onde as industrias se instalam ocorre a geração de empregos e, logicamente, vem gente de fora que precisa de moradia. Mas investidores também de fora acompanham isto e dinheiro e lucro não tem bandeira.
Não demora e teremos investimentos externos na construção civil. Surgirão prédios de apartamentos, conjuntos residenciais, Condomínios fechados. Haverá excesso de ofertas e os preços cairão, naturalmente, seja na venda ou na locação. E isto já está acontecendo.

Quem ganhou muito, ganhou, quem não ganhou não vai ganhar mais.Lucros sempre existirão, mas dentro do normal. Fiquem espertos !

Nenhum comentário: