sexta-feira, 23 de setembro de 2011

MAIS INDUSTRIAS, VALE A PENA

Desculpem o texto longo, maas é importante. Tenho aproveitado meu tempo e minhas conversas para debater com as pessoas uma questão que está sempre sendo discutida. Extrema já não teria indústrias demais ?

Algumas pessoas acham que sim. Que é preciso parar de trazer mais empresas porque com elas vem mais gente de fora, os aluguéis ficam caros, vem drogados, etc.

Muitos outros são entusiastas da idéia de trazer mais industrias, e com elas, mais empregos, mais desenvolvimento.

É preciso alguns esclarecimentos para que todos possam entender o que acontece com nossa cidade. Em apenas 20 anos Extrema deixou de ser uma pequena cidade, abandonada pelo poder central, mal administrada, com baixo orçamento e sem nenhuma expectativa positiva para seus moradores.

Passados 20 e poucos anos, aquele patinho feio do Sul de Minas transformou-se em um admirado cisne. E tudo aconteceu porque Extrema é uma das poucas cidades que teve continuidade administrativa. Em outras cidades a troca de partidos no comando político tem como características a paralização de tudo que o outro vinha fazendo. Começa-se do zero. Quatro anos mais tarde a coisa se repete, e a cidade fica patinando. Não cresce, não se desenvolve. Nenhum empresário quer arriscar.

Esta continuidade representou para o investidor, para o empresário, um porto seguro para seu Capital. Junta-se a isto a excelente localização da cidade, que oferece excepcional logística para o escoamento da produção.

A medida que mais industrias chegam a arrecadação de impostos vai aumentando e isto é primordial para o aumento do orçamento anual.

Quanto mais a cidade arrecada mais ela pode investir e isto foi, está sendo feito e continuará sendo feito. Nossa cidade entrou em um circulo virtuoso e dele dificilmente sairá. Só uma administração muito corrupta, desonesta e inexperiente poderá destruir a estrutura construida até agora.

Alguns reclamam que as empresas vem para Extrema para pagar baixos salários e até disseram, na eleição passada, que o prefeito havia combinado isto com as empresas.

Ora. Só um maluco iria querer que os trabalhadores ganhem pouco. Uma cidade só cresce e se desenvolve quando sua renda per capta cresce e Extrema é a 2ª maior do Estado. Só perde para Betim e é maior que Belo Horizonte, a Capital do Estado.

Estes dados são oficiais. Em todo país existem os salários mínimos, por lei. Em todo o país existem trabalhadores que necessitam qualificar-se profissionalmente para obterem melhores salários. Em Extrema não seria diferente.

Melhor ter empresas com empregos do que não ter nada e ter que viajar para outra cidade só para trabalhar. Isto acontece em nossa cidade. Muitas pessoas chegam de outras cidades para trabalhar aqui. Dezenas de ônibus deixam Extrema todos os dias à tarde levando trabalhadores que moram nas cidades da região.

Muito esforço está sendo feito para melhorar a qualificação dos trabalhadores extremenses. O SENAI oferece diversos cursos profissionalizante. Antes mesmo de terminar o curso o aluno já estará empregado, e ganhando bem. Assim também é com o SENAC.

A Prefeitura oferece a possibilidade de pagar até 50 % da mensalidade de uma Faculdade, Universidade ou Escola Técnica para o jovem que queira estudar e se qualificar.

Em Extrema tem a FAEX, faculdade com os mais diversos cursos, sendo alguns deles já desenvolvido visando preparar o jovem para trabalhar em uma das industrias da cidade.

Engana-se quem diz que a empresa vem para Extrema para pagar salário baixo. Basta ver a quantidade de vagas que são oferecidas em nossos jornais e nos spots da rádio local. Aqui vale a Lei da Oferta e da Procura. Tem mais vaga do que trabalhador, logo, os salários tendem a aumentar, naturalmente. Mas as exigências profissionais também. Quanto mais tecnologia chegar, melhores empregos virão, e com eles, melhores salários. E você, como está profissionalmente? Olhe bem no seu curriculum. Pergunte a você mesmo. Qual salário eu mereço ?

O que atrai uma empresa , com já citado, é a logística, a pouca distância dos grandes mercados consumidores, e, principalmente, a estabilidade política da cidade. O investidor sabe que o que foi combinado será cumprido. Benefícios fiscais é problema do Governo Estadual e Federal. São pouquíssismos os impostos que a prefeitura arrecada, além do IPTU, que muita gente atrasa o pagamento ou só paga na Justiça.

Basta olhar ao redor de Extrema e ver como estão as outras cidades, que não tem a quantidade de industrias que Extrema tem. Basta observar o destaque que a cidade vem ganhando em revistas, jornais e noticiários de TV. Estariam todos enganados ?

Observem quantas creches foram inauguradas só nesta administração, e ainda será construida mais uma. Cada creche recebe, em média, 250 crianças. Sabe o que isto representa ? Cada creche coloca no mercado de trabalho 250 mães. Bom para as empresas, que precisam de mão de obra, bom para as mães que ajudarão a aumentar, ou quase dobrar, a renda familiar. Bom para as crianças que serão bem cuidadas, bem alimentadas, e que irão receber os primeiros ensinamentos da alfabetização.

250 mães ganham, em média, 175 mil reais por mês, 2.275.000,00 por ano. Agora multiplique este valor por 5 creches e teremos mais de 11 milhões de reais por ano, renda esta que será usada para melhorar a qualidade de vida da família. Comprar TV, Geladeira, Maquina de Lavar, Micro Ondas e todos os objetos de conforto, além de melhores roupas, melhor alimentação e mais lazer. Ou pagar uma prestação de casa própria.

A Prefeitura entregará, até o final deste mandato, no mínimo 400 moradias, com prestações acessíveis a todos os interessados. Isto representa 400 casas disponibilizadas para locação. Vai ajudar e derrubar os preços dos aluguéis.

Viu o que representa uma simples creche ou um Conjunto Habitacional ? Pois bem. Uma grande industria, como a Panasonic, que vai inaugurar em breve, com 1.000 empregos prometidos, ou a Kopenhagem que já opera com 700, Bauducco, com 500 e por aí vai até que podemos imaginar mais de 10.000 empregos oferecidos por todas as industrias.

Extrema tinha, no último censo, 29.000 habitantes. Se excluirmos os idosos que não trabalham mais, crianças e jovens adolecentes que ainda não atingiram a idade de trabalho e as mães que não podem, ou não necessitam estar trabalhando, com certeza teremos menos que 10.000 pessoas da cidade, trabalhando na cidade. Ou seja, Extrema vive a pleno emprego. Situação que nenhuma cidade do Brasil vive ou viveu. Até mesmo no resto do mundo as taxas de desemprego são maiores que 5%, nível considerado como pleno emprego.

Então. Ter industrias é ou não é bom ? Qual pai e mãe não quer dar uma boa escola para seu filho. Ter um bom serviço de Saúde é primordial para o bem estar da família. Ter as ruas asfaltadas, água tratada, esgoto e a preservação ambiental sendo uma das qualidades da cidade.

Os baixos salários que ainda se reclamam são pagos apenas às pessoas que ainda não tiveram a oportunidade de se qualificarem. Esta é uma grande falha dos Sindicatos dos Trabalhadores, que nada fazem para ajudá-los. Ainda nesta semana ouvi em uma rádio de Bragança o Sindicato dos Metalurgicos de lá oferecendo cursos gratuitos e profissisonalizantes. Isto é feito em todas as cidades que se desenvolvem. E aqui, em Extrema ? Cadê a ação sindical ? Cadê o Sindicato ? Só aparecem de 4 em 4 anos no período de eleição. Depois desaparecem.

A Prefeitura faz o que pode, oferecendo a Bolsa Estudantil para mais de 350 jovens, oferecendo escola em todos s níveis. Há vagas para todos os níveis.Incentiva e colabora com o SENAI e o SENAC, além de ter em seus quadros cerca de 1.300 funcionários. Como se fora a maior empresa do município.

O que pode estar faltando é vontade de crescer, menos comodismo e mais cumplicidade com a nossa cidade. Poucos tem o privilégio de viver em uma cidade com estas características. Olha a sua volta e veja quantas pessoas estão reclamando e quantas estão trabalhando e crescendo.

Nenhum comentário: