sábado, 13 de setembro de 2008

Porque precisamos de uma oposição ?

Todo político inteligente cultiva seus opositores e dispensa os bajuladores.

São seus opositores que lhe farão trabalhar cada vez mais, realizar mais projetos, evitar cometer erros e, acima de tudo, fazer um governo sério, honesto e produtivo. E fará isto com muito prazer porque a ele interessa muito mais receber um elogio da oposição do que um afago da situação. O bom governante se cerca de assessores críticos e não de puxa-sacos.

Mas para que uma oposição tenha este efeito sobre um governante situacionista é necessário antes de tudo que seja uma oposição inteligente, construtiva, parceira, fiscalizadora, atenta. Não basta ser de oposição. Tem que saber ser. O político de oposição deve sempre ter em conta que um dia ele será situação e receberá o mesmo tratamento que dispensou ao seu opositor.

Faço este preâmbulo todo para poder comentar o que está fazendo nossa oposição em Extrema nestes tempos de eleição. Muitos já me acusam de ter sido oposição e virado a casaca, mas esquecem de avaliar o que de fato a oposição fez como oposição. E olhe que eu sempre fui crítico, independente da posição.

Enquanto a situação faz uma campanha, digamos, histórica, buscando mostrar o passado de nossa cidade, o presente e propondo o futuro, a oposição faz uma campanha histérica, buscando mostrar o passado de pessoas, tentando ignorar o presente e esquecendo que o que interessa é o futuro.

As chamadas “armações”, montagens, folhetos apócrifos, calúnias, agressões. Isto tudo são características de cidades e gente subdesenvolvida. Especialmente daquelas onde as oposições são fracas ou simplesmente não existem, onde faltam lideranças natas e onde se cultua o ódio e a vingança.

Participo de uma Comunidade no Orkut, a Comunidade Extrema, onde as pessoas dão opinião, comentam, discutem idéias, defendem seus candidatos, tudo dentro da Democracia que gozamos
Mas ali também se percebe os mesmos erros. Um histerismo inexplicável. Alguns colegas da comunidade e de oposição não discutem mais idéias, mas pessoas. Não é o candidato da situação e suas propostas que estão em jogo, mas seu passado, seu familiares, seus amigos, seus apoiadores. Nem se fala mais em propostas da oposição. Ninguém defende nada. Só acusam.

Leio acusações que remontam a 20 anos, 10 anos, 4 anos e não entendo o que fazia a oposição durante todo este tempo para não denunciar, acusar aquilo que achavam errado. Se foram complacentes, tolerantes e silenciaram, foram no mínimo coniventes. Não é este o tipo de oposição que nossa cidade precisa. Precisamos de oposicionistas com tal qualidade que possam participar do governo, direta ou indiretamente. Que sejam respeitadas como tal.

Extrema precisa de uma oposição forte, formada por gente inteligente, bem informada, que tenham como princípio a verdade, a justiça, a ética e o trabalho. Uma oposição vingativa, que carrega o ódio e o simples desejo de tomar o poder, pelo poder jamais chegará ao comando de nossa cidade. E se chegar, por vontade dos eleitores , não saberá governar e morrerá na praia.

Esquecem que uma vez no poder serão situação e que terão como oposição aqueles a quem atacavam. Não deverão esperar por complacência, tolerância, colaboração e apoio, porque assim não procederam. Quem planta colhe. Que oposição futura esta oposição presente sonha enfrentar se um dia chegarem a ser governo ?

É por isto que pergunto: Porque precisamos de uma oposição ?

Não precisamos de uma oposição para levar nosso povo a uma guerra. Não precisamos de uma oposição para semear o ódio. Não precisamos de uma oposição acusativa, destrutiva. Que se anuncia perseguidora antes mesmo de ser governo.

Precisamos de uma oposição que saiba lidar com a política, que tenha argumentos convincentes , que tenha idéias e projetos para que a cidade continue se desenvolvendo. Que saiba perder para aprender a vencer. Que saiba ceder para ganhar. Precisamos de uma oposição ativa, participativa, fiscalizadora. Que se faça presente em todos os momentos, que jamais se omita, para que o governante da hora sinta-se motivado e zeloso com nossa cidade, na certeza de que não poderá falhar porque será cobrado.

Precisamos de opositores que não só se satisfaçam com o salário que recebem e com o “status”
do cargo que ocupa mas que queiram crescer politicamente, que acreditem em seu potencial e
em sua filosofia e saibam conquistar o povo com ações e não só com palavras. Que adianta uma oposição que critica as tetas onde mamam.

Precisamos de uma oposição, sim. Porque a certeza do poder trará a corrupção, o desmando,
o desgoverno. De nada adianta usar o “direitus sperneius” e ficar berrando ao povo que temos governantes a 20 anos no poder e que nada fizeram. O povo não está com esta cegueira causada
pelo ódio político. Foi o povo quem decidiu quem deveria ser seu governante e merece todo o respeito. Negar isto é negar o povo. E que saibamos, todos, respeitar a vontade desta gente na eleição que se aproxima.

Para se conquistar o poder é preciso primeiro conquistar o povo. Este é o caminho democrático.

Nenhum comentário: