quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

QUAL É O SITE ?

Até a pouco tempo a gente perguntava: Qual o seu telefone ?
Hoje se pergunta: Qual é o seu e-mail, qual é o seu site !

Ah ! Eu não gosto de computador ! Não levo jeito com aquilo.
Internet ? nem pensar. Não tenho tempo a perder em frente a um computador.

Bem, por enquanto você vai levando assim, mas não vai ter jeito. Dia chegará que você precisará se adaptar e acompanhar o desenvolvimento tecnológico e da informação. É uma verdade irreversível. Os mais velhos, e eu no meio, viveram em um “curto” espaço de tempo as transformações na comunicação. Digo curto espaço de tempo porque quando falamos em mudanças na sociedade falamos em décadas.

Sou do tempo em que a comunicação era feita por Telex ou por telefone. Uma simples ligação interurbana precisava passar pela telefonista e podia demorar horas para se completar. Comprava-se uma linha telefônica a preço de ouro e esperava-se meses ou até ano para que fosse ligada. Mas todos trabalhavam assim mesmo.

Mas a coisa foi mudando. Um dia alguém me disse: passa um fax desta proposta! E lá estava eu enrolado, pedindo a amigos a gentileza de passarem o tal fax. Não teve jeito. Comprei um aparelho e fui aprender a usar. Em seguida vieram os celulares. Falar lá do meio da rua ? Parecia um sonho. E o que temos agora ? Muita tecnologia. Tanta que nem dá tempo de aprender lidar com ela.

Mas voltamos no tempo. Maravilha, tudo resolvido. O Telex foi ficando dispensável, até que mandei cancelar a assinatura, que era bem cara.

Mas de repente, outro alguém me disse: Passa um e-mail com sua proposta. E fui de novo pedir aos amigos o favor de passarem o tal e-mail. Não teve jeito. Comprei um computador, mandei instalar a internet e fui aprender a usar e passar o tal e-mail. Agora sim, fiquei atualizado.

Mas aí alguém me disse que para melhorar minhas vendas tinha que ter um site. Fui atrás. Saber o que era isto e como fazer. Acreditem. Comprei na Sta.Efigênia um programinha pirata, treinei, quebrei a cabeça e consegui fazer um site. E as vendas deslancharam.

Esta historinha aí é para mostrar que, como a maioria dos brasileiros, você ainda vai entrar no mundo da internet. Você sabia que o Brasil é o país campeão em tempo médio de uso da internet ? Em 2008 já eram mais de 20 milhões de pessoas plugadas.

E na política ? Claro, não poderia deixar de falar da importância da internet para o político, principalmente aquele que daqui a pouco vai começar sua campanha.

O político moderno e atualizado deve ter um site. Mesmo que seja só para o período da campanha. O site funciona como um comitê aberto a quem quiser acessar, 24 horas por dia. Os internautas ( aqueles que usam a internet), geralmente acessam a internet após as 20,00 horas, no conforto de suas casas. E neste horário seu comitê físico já estará fechado, ou jogado às moscas.

No site o político pode disponibilizar todo tipo de informação que interessa a ele e ao seu possível eleitor. Pode gerenciar o conteúdo e atualizar sempre que preciso for. Pode-se abrir um canal de comunicação para que o eleitor se manifeste, dê sugestões, faça crítica. É possível colocar no site fotos, projetos, suas entrevistas a outras mídias. Seus discursos com áudio e imagens. Um site é como se o político tivesse centenas de cabos eleitorais trabalhando na cidade. É como aquele trabalho “boca-a-boca”, “ porta-a-porta”.

Você pode dispor do SKYPE. Hoje, todos os computadores tem uma câmera. Você pode interagir com seu eleitor ao vivo, sentado em frente ao computador. Você fala, ele responde, ele vendo você e você vendo ele. Seria como você visitar o eleitor em sua casa.
Com a internet o político pode interagir com o eleitor. Assim o político vai poder saber e conhecer as reações de seus simpatizantes. O anonimato da internet faz com que as pessoas “percam a vergonha” e se soltem, fiquem à vontade, para falar com você e isto acaba promovendo uma proximidade muito positiva.

Nem todos têm tempo ou disposição para ir até o comitê e nem sempre o político vai estar lá. Mas ele buscará fazer o contato pela internet quando souber da existência do site. E ele poderá ajudar muito divulgando o site entre seus “amigos” internautas.

Talvez o político mais tradicional nem tenha levado em consideração a existência de um segmento novo na sociedade, onde está a maioria dos eleitores.
Da mesma forma, o político deverá ter uma conta no Orkut, outra no Facebook, e porque não também no twiter ? Quanto mais ele se relacionar com estas pessoas maiores chances políticas ele terá.

Fácil, né mesmo ? Claro que não ! Se para uma pessoa já acostumada com estas novas tecnologias a coisa não é tão simples, para um iniciante pode parecer impossível. Mas existem pessoas que pode ajudar muito.

O Político que vai entrar em campanha e queira ter tudo isto, e deve ter, precisa dispor de um bom assessor de imprensa para poder responder a todas as questões que lhe aparecer, e um assessor político para rebater as críticas, que , com certeza, virão. Deverá dispor também de um Web Designer, que é a pessoa que vai construir o site e administrá-lo promovendo a atualização sempre que houver novos fatos, novas fotos ou novas informações.
Se você acha que não precisa disto, lembre-se que seu adversário talvez pense diferente. Portanto, melhor ter do que não ter. E o custo é muito baixo, considerando-se os benefícios que o site irá trazer para a campanha. Finda a campanha, se eleito, poderá dar continuidade ao site, agora com o foco em seu novo mandato. Então, bons cliques !

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