quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

INTERNET. VOCÊ AINDA VAI USAR.

Outro dia postei aqui um artigo sob o título: Qual é o seu site ? E um amigo, político, insistiu comigo que ele não precisava de internet para ganhar uma eleição. OK, quem sou eu para tentar provar o contrário ? Só argumento.

Se você é como ele e acha que a internet é apenas mais um meio de comunicação, pode estar totalmente equivocado.

Não será pensando assim que você poderá entender a importância dela neste momento e como ela poderá mudar seu jeito de fazer política. O político mais tradicional, não familiarizado com a informática, computadores , e toda a parafernália que envolve a nova tecnologia, poderá perguntar:

Mas o que é internet ? Para que serve isto ? Afinal, sou político a tantos anos e nunca precisei disto - A internet é um fenômeno mundial. Não é apenas um canal de comunicação, mas um novo espaço social. Trata-se de um espaço virtual onde pessoas que não se conhecem trocam idéias e opiniões, se relacionam, apesar de estranhos. É um mundo onde a informação viaja na velocidade da luz. Esta é a característica interessante deste mundo virtual. Ela pode ser um veículo importante na comunicação de massas, mas é também importante na comunicação interpessoal.

O internauta ( quem usa a internet ) escolhe o que quer ler e quando quiser. Escolhe com quem ele quer interagir e ainda vai pode opinar sobre o conteúdo daquilo que lê e até trocar idéias com outros leitores.

Como já escrevi aqui neste espaço, você pode não gostar, não se dar bem, odiar, até, a tal internet, mas cedo ou tarde terá que se adaptar. Apesar de já termos ela há muitos anos o troço ainda é novidade para muita gente e o seu desconhecimento, ou inaptidão, não será muito percebido, pois está todo mundo entrando neste novo mundo. A hora é agora. Ou você entra e acompanha esta revolução ou quando quiser entrar vai ser atropelado.

E aí, enquanto você for um iniciante seus eleitores estarão avançados e o seu relacionamento com eles será difícil. E olhe lá se seus adversários já não estejam navegando, como dizem neste novo mundo virtual.
Mas você é teimoso e vai perguntar: O que é que esta tal internet tem a ver com a minha política ?

Ok. Vamos no teu jeito. Fazendo política você conversa com seus eleitores, certo ? Isto é comunicação. Você tenta convencer os indecisos. Isto é persuasão. Você faz reuniões, comícios, visita associações, clubes, etc. Isto é relacionamento. E tudo isto você faz e sempre fez sem a tal internet. Mas isto é só uma questão de tempo. A Internet vai fazer isto, e mais que isto, com muito mais velocidade, com custos menores. Mais pessoas poderão conhecer suas idéias, ouvir suas palavras, trocar idéias contigo, e sem sair de suas casas. Você também não precisará gastar tanta sola de sapato ou combustível com seu carro.

Enquanto você falar para 200 pessoas em um comício organizado, com custos e muito trabalho, muitas vezes inviabilizado por uma inoportuna chuva, seu adversário estará falando para milhares de pessoas através da internet, sem sair de sua casa, e sem que estas pessoas necessitem deixar o conforto de seu lar. De quem será a vantagem ? Claro que nada substituirá o contato pessoal, que deixará de ser a única ferramenta para ser mais um acessório.

Como a internet ainda não é decisiva para uma eleição, mas muito importante, principalmente no relacionamento com a população mais jovem, este é o momento ideal para você dar seus primeiros cliques. Entre na rede e procure se familiarizar com este novo mundo de informações e de comunicações. Seus adversários, na maioria, também são novatos no aprendizado e todos irão aprender.

Não deixe para amanhã o que você pode fazer hoje. Conselho velho, mas sempre atual. Não deixe que seus eleitores percebam que você não tem intimidade com a internet e, principalmente, que seus adversários se aproveitem desta tua falha.

Nenhum comentário: