terça-feira, 19 de agosto de 2008

PEDIDO AOS JOVENS EXTREMENSES


Você que já passou dos 16 anos e, portanto, está apto a votar, pense nisto.

Ouço todo mundo falando de vinte anos atrás, de vinte anos para cá, etc. A vinte anos atrás, quando você ainda não havia nascido, Extrema era uma pequena cidade, sem estrutura nenhuma, praticamente sem escolas e sua população estava condenada a viver na miséria, como algumas cidades do Vale do Jequitinhonha. A vida corria tranqüila, o povo ia levando assim na base do seja o que Deus quiser. Mas e o futuro ? Qual seria ?

De lá para cá a cidade cresceu, se desenvolveu, se estruturou. Escolas foram criadas, todo mundo pode estudar, aprender. Há empregos e só não trabalha quem não quer. Nosso comércio se desenvolveu, a qualidade de vida melhorou. A cidade ficou mais agradável.

Alguns foram embora em busca de seu futuro, mas sem esquecer que seu berço foi aqui. Você cresceu aqui na cidade, teve sua infância, estudou, fez amigos. Viveu a Extrema de ontem e a de hoje. Ninguém melhor do que você para avaliar a historia de nossa cidade. Que Extrema queremos para o futuro ? Eis a questão !

Eu nasci e vivi em São Paulo a maior parte de minha vida. A vinte anos estou em Extrema e aqui fui descobrir o prazer da vida tranqüila, das amizades sinceras, sem interesse. A cidade me atraiu e eu me apaixonei por ela. Tanto que estou aqui pedindo teu cuidado.

Você, jovem extremense, que estudou tudo que podia, alguns já na faculdade aqui mesmo de Extrema, precisa saber como tudo isto foi construído. Converse com seus pais, com os mais velhos. Descubra como e o que era sua cidade. Compare com a atualidade.

Nada vem de graça ou naturalmente. Muita coisa foi feita e muita coisa poderá ser feita ainda até encontrarmos um ponto de equilíbrio. Encontraremos um limite ideal, com certeza, para que nossa cidade seja auto-suficiente e aqui você possa casar, se já não casou, e criar seus filhos.

Alguns dizem que já é hora de mudar, acabar com esta continuidade política.

Outros, que em time que está ganhando não se mexe.

Isto é coisa para você decidir em 05 de outubro.

Você, jovem extremense, politizado, informado, focado em sua cidade e em suas necessidades e
ambições pare um pouco para refletir. Mas com inteligência e bom senso. O que leva uma pessoa a querer ser prefeito ou vereador da cidade ? Quais serão seus objetivos ?

Muitos dirão: Ah, é para meter a mão no dinheiro público. Mas você, que sabe das coisas, sabe também que o dinheiro da prefeitura não fica lá na gaveta do prefeito para ele pegar a hora que quer. Tudo é feito através de processos administrativos, que envolvem muitas pessoas. Nada é gasto sem a aprovação da Câmara dos Vereadores. E, envolvendo muitas pessoas , tem que haver transparência e se ocorrer alguma fraude poderá haver denuncias, processos, cassação, cadeia. É preciso muita conivência.

Ninguém, em sã consciência vai querer passar por isto.

Outros dirão: Todo político é desonesto. Querem se aproveitar do cargo. Pois te digo. Mais desonestos seremos nós quando permitimos que eles se aproveitem da cidade. Somos nós que votamos e elegemos não só nosso prefeito, mas, e principalmente, nossos vereadores. E depois da eleição simplesmente os esquecemos e os deixamos fazerem o que quiserem. Lhes entregamos um cheque em branco, para que, em nosso nome, façam o que bem entender.

Mas eu acredito que um candidato possa amar sua cidade e querer trabalhar por ela. Deixar sua marca de administrador como também acredito que possa querer apenas o “status”, o salário, o poder. Tudo depende do caráter da pessoa, de sua historia de vida, de sua real competência.

Nossos dois candidatos à prefeito e muitos dos vereadores , tem muitas ligações com a historia da cidade. Procure saber. Procure conhecer as qualidades de cada candidato. Vote com a cabeça e não com a emoção. Quatro anos irão demorar para passar.

Por isto te faço um convite, jovem extremense. Pergunte a seus familiares, aos mais antigos. Conheça o passado de sua cidade para poder decidir o futuro dela. Use sua energia, seus conhecimentos e a força jovem para formar uma sociedade de jovens a cuidar de nossa cidade. Nossa juventude pode, hoje, com certeza, decidir uma eleição. Esta é a sua responsabilidade, jovem extremense. Nosso futuro está em suas mãos. Não nos decepcione.

E lembrem-se. Tão importante quanto votar para prefeito será votar para vereador. Uma Câmara Municipal que nos dê orgulho nos dará a certeza de um bom prefeito. Não podemos ter vereadores “marionetes” ou “coice-de-mula”. Não basta o cara querer ser vereador. Ele tem que saber ser. Conhecer quais serão suas funções, suas obrigações.

Fuja “do ouvi dizer”, do “fiquei sabendo”, do “corre o boato”, do “ você sabia ? “.

Vote consciente.

Nenhum comentário: