quarta-feira, 13 de agosto de 2008

Empregos, salários....

Empregos, salários ...

Lí no Orkut a um tempo atrás que houve uma reunião entre empresários da cidade para combinarem pagar salários baixos. Achei um absurdo e fui procurar mais informação. Pelo que ouví, isto não aconteceu. Só posso ver isto como "maldades" de campanha política.

Ainda esta semana tratei deste assunto aqui no blog.

Quem não conhece a Lei da oferta e da procura ? Pois bem. Com mais empresas, virão mais vagas e precisarão de mais gente. Logo, não havendo tanta gente para ocupar tantas vagas, os salários irão crescer. Toda empresa busca produtividade, qualidade e para isto precisa de mão de obra cada vez mais especializada, que não temos. Mas as empresas, com certeza, irão treinar o pessoal e formar sua mão de obra.

Me disseram que tem empresa tentanto"roubar" funcionários de outra oferecendo salários maiores. Que ótimo ! Isto só confirma o que tenho dito. Cante esta bola e vai acontecer mesmo. A cidade não tem tanta gente pronta para produzir, principalmente na área técnica. Quem quiser "segurar" seus melhores empregados terá que, não só pagar bons salários, mas também oferecer outros benefícios e melhores condições de trabalho.

Quando trabalhei em Diadema, nos anos 70 e 80 era comum ter na porta da fábrica, as 17,00 horas, hora de saída do pessoal, peruas kombis com agentes oferecendo empregos. Perguntavam: O que você faz aí ? Quanto ganha ? E faziam suas propostas.
Se isto acontecer aqui em Extrema não se pode reclamar, ninguém. Pois será bom para todos.
Empresas e empregados. Pelo menos aprendi isto nos bancos da universidade.
Em resumo: Quem paga bem pode exigir. Quem ganha bem deve produzir.

Eu não acredito que nosso prefeito tenha feito aquilo, afinal, um dos objetivos da administração é aumentar a renda familiar trazendo empresas que ofereçam vagas às mulheres, caso da Bauducco e da Koppenhagen. Então, porque incentivar salários baixos ?

Com renda maior, o povo vai ao consumo, melhora o comércio, melhora a arrecadação municipal. Incentivar salários menores seria atirar no próprio peito.

Com certeza, as pessoas envolvidas com RH sabem o que fazer e buscarão a melhor mão de obra disponível e saberão pagar por ela. Apenas é preciso ter em conta que nosso trabalhador, ainda não preparado, deverá ter humildade e paciência para aprender, crescer, profissionalmente e prosperar. Não duvido que as empresas não façam um plano de carreira para seus novos empregados. Gostariam de ter comentarios de gente de RH, sinceros, objetivos e construtivos.

Se você quer comentar este artigo, clique aí embaixo em "comentários" e deixe o teu.

Nenhum comentário: