sábado, 16 de agosto de 2008

EU VOU VOTAR EM....

Nestes últimos anos estive envolvido com a política da cidade e busquei aprender, ou tentei,
como funciona, quais são seus objetivos e sua lógica. Vi e ouvi. Mais ouvi do que vi, um pouco
de tudo. Vereador de situação indo para a oposição. Vereador de oposição indo para a situação.

Oposição se unindo com vereador de situação só para ter a continuidade do poder da presidência da Câmara. Ouvi vereador acusar colega e até agir para caçar seu mandato. Nunca vi nenhuma ação da Câmara contra coisas que criticavam. Tudo ficava só na crítica, na reclamação. Mas quando tentei obter documentos para uma ação popular contra os vereadores, via ofício, recebi
um sonoro não ! Também via ofício. Diziam querer fiscalizar mas jamais serem fiscalizados.

Mas vi também que na hora do “aperto” os vereadores souberam se unir, caso da devolução dos salários recebidos irregularmente. Todos entraram com recurso para não ter que devolver um
dinheiro que legalmente, disse o juiz, não lhes pertencia. São estes senhores que, ainda de acordo com nosso juiz, devem mais de R$ 400 mil ao povo. Povo ao qual vão agora pedir votos.

Senti na pele que, ai do cidadão que ousar criticar um vereador. Por causa disto fui processado em três oportunidades. Mas era só intimidação. No final retiraram os processos, pois sabiam que não daria em nada. Mas são estes mesmos senhores que agora estão aí pelas ruas pedindo o voto de cada cidadão. Dando abraços, apertos de mão e beijando criancinhas.

Não aprendi nada de útil, não entendi como funciona a Política, com “p” maiúsculo e muito menos
consegui entender a lógica disto tudo. Contar o que ouvi, nem pensar.

Ultimamente fiz contatos com nossos candidatos a prefeito. Sinceramente, eu queria saber de seus planos, suas metas, suas idéias para nossa cidade. Se de um lado ( situação) fui bem recebido, bem informado. Minhas sugestões foram ouvidas e, talvez, aceitas, do outro ( oposição) não houve o mínimo interesse em dialogar. Davam como tudo pronto, definido e decidido. Nada a acrescentar. portanto, nada a ouvir. Tudo resolvido e decido entre quatro paredes.


E assim, com estas perspectivas tive que decidir meu voto. Espero que meu candidato não me decepcione e que se vencer o outro, que também faça um ótimo governo. Seja qual for nosso Luiz, estarei atento, fiscalizando e acompanhando, até porque preciso terminar meu aprendizado
e vou usar os próximos 4 anos para isto. Depois, seja o que Deus quiser. Que tenhamos ano que vem uma Câmara Municipal da qual possamos nos orgulhar e que tenhamos que tecer mais elogios que críticas. Que nosso futuro prefeito tenha na Câmara seu verdadeiro parceiro de governo e não um boneco de cordéis ou um coice -de-mula.

Se critico é porque acho que se poderia fazer melhor. Esta será sempre minha proposta e 4 anos + 4 anos não me parece tanto tempo assim. Deu pra entender, né ?





Um comentário:

Anônimo disse...

Também irei votar, já levantei minha bandeira, pela coerência, pelo trabalho, pela competência e propostas. Não voto em pessoas, voto em trabalho.
Muitos candidatos se esquecem que estamos em um municipio com aproximadamente 22 mil habitantes +/- e só consegue enxergar o próprio umbigo e ignoram o eleitor não querem ouvir oq ele tem a dizer, sugestionar, criticar, elogiar, até mesmo pedir. Prova disso foi uma vaia (ótima) que um candidato teve este final de semana, alias não foi só um, mas este um foi merecido e ficou bem claro q seus dias de edir estão contados. Parabéns aos eleitores que manifestaram sua repúdia, seu descontentamento.
Abç
Edilaine Victoretti G Oliveira