quinta-feira, 28 de agosto de 2008

Quem planta milho....colhe milho !

Mais uma do popNews que vieram me relembrar.

Nas eleições passadas a oposição fez denuncia anônima acusando este Delegado, Dr. Carlos e o Juíz da época, Dr. Luiz Fernando, de roubo de urnas, fraudes e otras cocitas más. Por causa disto até hoje corre processos na justiça.

Também me disseram que quem estava cuidando deste caso do roubo de cargas era o Dr. Lídio, por coincidência irmão do candidato a vice prefeito da oposição, e que o mesmo pediu para sair do caso. Porque será ?

Como diria meu sogro que virou anjo: Yo no creo em brujas, pero que las hay, hay.

A verdade é que cada um é responsável pelos seus atos e deles terão os benefícios e as
conseqüências. Ou, no popular: Se você plantou milho






Armação não pode parar ! Armação nova para todoss !

Que eleu, leu, Quem não leu, perdeu.
Eu lí e fiquei abismado. Gente ! Olhem isto.

O delegado na capa do jornal ao lado de material apreendido na casa de um dos suspeitos.
Então não era armação. Ocorreram roubos de cargas mesmo ?
A manchete do jornal é, nada mais, nada menos, que uma declaração do próprio Delegado
dizendo que o rapaz sabia de tudo. Bah, tchê, que barbaridade !

O Delegado cita nomes, diz que havia uma quadrilha que colocava óleo na pista.
Diz que os acusados prestaram depoimentos esclarecedores.
Que na casa de um dos suspeitos foram encontrados um galão de óleo peças de um caminhão acidentado e parte dos produtos roubados.

Olhem esta frase do Delegado: " Nós liberamos os presos porque já nos auxiliaram na investigação, com confissão, mostrando cada um sua participação."

Diz ainda o jornal que há comerciantes da cidade envolvidos na compra dos produtos roubados.
Meu Deus, jogaram perda no ventilador. Tá todo mundo perdido.

Disse o Delegado que os autos do processo indo para a Justiçãa se tornam públicos. Então, logo os jornais poderão publicar as verdades deste escândalo. O Delegado afirmou que dentro de 15 a 20 dias as investigações serão concluidas.

Mas vamos ao PopNews.

Dizem que uma gerente de supermercado que comprou carne da quadrilha foi chamada a delegacia para depor e alegou que quem lhe vendeu prometeu trazer a nota fiscal e nunca trouxe. Outro empresário, comprou ração com preço baixo e também teve que se explicar.

Esta historia do roubo de 40 ton de carne que foram vendidas aqui na região poderá render comentários maldosos contra todos os restaurantes da Fernão Dias.

Se, de fato, empresários tiveram a coragem de praticar esta irresponsabilidade, devem agora estar com a pulga atrás das grades, ops, atráas das orelhas, pois o bicho vai pegar. PArece que o Delegado está bravo com as acusações de que tudo era armação.

Agora fica a dúvida: Uns dizem que é armação do Delegado. Outros dizem que é armação acusar o Delegado de armação. De armação em armação vamos chegando na eleição.

Logo o pessoal vai trocar os bordões das eleições:

Armação não pode parar. Ou, Armação nova para todos.

Que que é isto, gente. Vamos tratar do que interessa ? Nosso futuro prefeito e só.



quarta-feira, 27 de agosto de 2008

Vila Dello - Início de uma nova fase ?

A Dello vai inaugurar sua nova sede e entregar a alguns funcionários escolhidos os terrenos que em breve se transformarão na Vila Dello. A primeira Vila Empresarial de Extrema.

Este é um dos meus sonhos e desejos. Nossa cidade está crescendo com a chegada de novas empresas. Vamos precisar dar moradia para muita gente e os Conjuntos Habitacionais são obras do Estado, demoradas e insuficientes para atender a demanda que teremos.

No passado, em São Paulo, quando do início do período industrial, foram construídas muitas Vilas Industriais. Algumas até entraram para a história da cidade. Começaram com os Matarazzo, a Fiat Lux, a Tecelagem Maria Zélia, na Vila Maria e muitas outras.

Em nossa Extrema já faltam moradias. Os aluguéis estão caros. Ano que vem a prefeitutra vai ter muito trabalho para urbanizar os bairros, criar melhores condições de moradia. Enfim, buscar atender a forte demanda que virá. Conjuntos de prédios de apartamentos populares serão construídos no Bela Vista, novas construções estão sendo iniciadas

Oxalá outras empresas tenham iniciativas parecidas e criem Vilas Residencias para seus empregados. Aí poderemos a Vila Kopenhagen, Vila Bauducco, Vila Rexam, Vila Frum, e muitas outras. Se cada empresa criar uma vila, digamos, de pelo menos 50 moradias, talvez pudessemos ter umas 500 ou até 1.000 novas casas, em bairros bem estruturados, ajardinados e urbanizados. Quem sabe até com creches, clube, escolas.

Quem não sonha não faz. Mãos a obra, senhores empresários. A chegada de sua empresa em Extrema já foi um marco. A criação de uma Vila com sua marca ficará na história da cidade.

Parabéns Dello.

terça-feira, 26 de agosto de 2008

Nepotismo - Parte 3

A Súmula vinculante do STF deixa claro que alguns cargos podem ser preenchidos por parentes,
entre eles, o de Secretario Municipal. Então o que podemos esperar aqui no Reino Encantado de Extrema é a criação de novas secretarias para se acomodar parentes. Que tal algumas sugestões ?

SAFADA - Secretaria da Assistência a Quem Não faz Nada.
SEFIFUVE - Secretaria Fiscalizadora das Funções dos Vereadores
SEASINTÁ - Secretaria de Apôio ao Sindicato dos Trabalhadores Agrícolas
SEFU - Secretaria de Entretenimento das Famílias Urbanas.
SETOCA - Secretaria dos Trabalhadores nas Obras da Construção Agrícola.
SEMANDA - Secretaria Municipal de Assistência Natural das águas.
SEAJEITA - Secretaria de Auxílio a Juventude Ignorante, Toupeira e Alienada.

Corremos o risco de ter tudo que é departamento transformado em Secretarias Municipais.
Consta-me que um só vereador tem 28 parentes trabalhando na prefeitura. Será que já estão sendo demitidos ?

É por estas e outras que defendo a contratação simplesmente pela C.L.T. com seus direitos e obrigações. Se concurso fosse bom a Volkswagen, Ford, GM , etc. fariam. Deve prevalecer a competência profissional, o plano de carreira

Novela

Bem gente, o assunto rola por toda a cidde, pelo Orkut, pela internet. Todo mundo comenta.
O blog não poderia ficar à parte, como fez o jornal Diálogo. Comentei com muita gente:
Enquanto não houver provas o rapaz não poderia ficar preso. Se há suspeitas, pode ser chamado a depor. Daí e ser preso vai muita distância, salvo se a polícia tem realmente informações e não quer ainda divulgar.

Mas parece que prevaleceu o bom senso e o rapaz está livre. Disse o Delegado Carlos que ainda falta prender mais algumas pessoas e que dentro de 10 dias terá o caso todo esclarecido.

Mas vamos ao PopNews ( a boca do povo).

Vieram me contar que houve confissão. De quem ? Não sei !
Vieram me contar que tem empresários da cidade envolvidos na receptação das cargas ?
Quem ? Não digo porque não tenho provas. Mas tem empresário já convidado a depor.
Vieram me contar que houve escutas telefônicas e tem gente grossa envolvida.

Então vamaos analisar ?

Se o Delegado garante que tem provas e ainda vai prender mais gente.
Se tem empresários da cidade envolvidos na receptação.
Se, de fato, houve confissões.

Vem bomba aí gente ! Deus me livre. Acho que vou tirar umas férias.

segunda-feira, 25 de agosto de 2008

Semana passada o assunto em toda a cidade foi o caso dos rapazes presos por supostamente estarem envolvidos com roubos de carga. Muita gente dizia que aquilo era armação por causa das eleições. Acreditei que os jornais, dados como de situação, abririam grandes manchetes porque um dos envolvidos era da família de uma candiddato.

Mas prevaleceu o bom senso e a notícia foi dado como ela era: Simplesmente uma notícia, que aliás estava na EPTV-Globo do Sul de Minas. Teve jornal aqui da cidde que nem a notícia colouc


sábado, 23 de agosto de 2008

Comicios

O comício do Dr. Luiz, programado pra este sábado no conjunto Habitacional Roseira-II
foi adiado para sábado que vem porque há previsão de chuva para hoje à noite.

Já o primeiro comício do Luizinho ainda não está marcado. Semana que vem decidirão a data.

Tudo muito bom, tudo muito bem.

Nepotismo - Parte 2

Aprovada em Brasilia a Lei contra o nepotismo e na Sumula Vinculante já colocaram um ítem que proibe a chamada nomeação cruzada. É aquilo que a maioria dos políticos já praticavam. Você contrata minha mulher como secretária e eu contrato a tua como assessora.
Parece que isto também vai acabar. Aqui no Reino Encantado de Extrema não chegamos ainda nestas especialidades, mas antes que ocorram melhor os candidatos nestas eleições colocarem em seus santinhos:

Sou filho único, não tenho pai nem mãe. Sou solteiro. Não tenho cunhados, sobrinhos, sogro, sogra, genro ou qualquer outro parente. Por isto peço seu voto.

sexta-feira, 22 de agosto de 2008

EXEMPLAR


Para nossos candidatos a vereador refletirem, mesmo que não vençam a eleição.

Rui Barbosa perdeu duas eleições mas entrou para a história pelo seu senso de honestidade.

Em política, meu amigo, a vitoria nem sempre vem só com os votos.







EPTV-GLOBO - Notícias na Internet

22-08-2008 - 12,15 hrs - As Polícias Civil e Militar de Pouso Alegre e Extrema, no Sul de Minas Gerais, estão investigando uma quadrilha que estaria jogando óleo na pista com o objetivo de causar acidentes e, depois, roubaria as cargas dos caminhões e carretas.

A ação dos bandidos estaria sendo realizada na Rodovia Fernão Dias entre as cidades de Extrema, Camanducaia e Cambui. Segundo a Polícia Civil, pelo menos tres acidentes foram causados nos últimos três meses. Foram saqueadas cargas de papel, carne e materiais de limpeza.

Um levantamento do delegado de Puso Alegere, CArlos Eduardo Pinto, diz que dez pessoas estariam participando do esquema e seis delas já estão presas na cadeia de Extrema. Com elas, foram enconttradas peças dos caminhões que tombaram.

A polícia não divulga os nomes nem a ligação das pessoas presas para não atrapalhar as investigações.

quinta-feira, 21 de agosto de 2008

Nepotismo

Por unanimidade o Supremo Tribunal Federal (STF) estendeu ontem ao Legislativo e ao Executivo a proibição da prática do nepotismo, já vetada no Judiciário há tres anos. Não será mais permitida a contratação de parentes de autoridades para cargos de confiança em toda a administração pública. Quem está nesta situação deverá ser demitido. O STF votará uma sumula vinculante sobre o tema.

Portanto, aqui no Reino Encantado de Extrema, quem estiver nesta situação, por favor, vá pedindo sua demissão antes que tenham que passar pelo constrangimento da demissão.

Cargos de confiança, sim, mas por competência e não por consangüinidade.

A LIBERDADE DE EXPRESSÃO

Estamos vivendo nossos dias de pré-eleições e se ouve por todos os canto falar-se em liberdade de expressão. São gritos por toda parte: Eu posso falar o que eu quiser ! Não admito censura ! Outros dirão: E lei me permite dar opinião ! Ou, Não me mande calar a boca! Cala a boca você !. Parece meio cômico, mas é a mais pura verdade. Todo mundo quer ter o direito de falar, mas poucos aceitam ouvir.

Então vamos definir o que é A Liberdade de Expressão.

É o direito de manifestar opiniões livremente. É um conceito basilar nas democracias modernas nas quais a censura não tem respaldo moral.

Nossa Constituição Federal nos garante este direito, que também é apoiado pela Declaração Universal dos Direitos Humanos, especificamente em seu artigo 19, e pelo artigo 10 da Convenção Européia dos Direitos Humanos, embora esse direito não seja exercido em vários países e, em geral, não seja ilimitado

Os governos podem, sob a égide das Organizações das Nações Unidas e dos países que dela fazem parte, limitar formas particulares de expressão, tais como aquelas que promovam o incitamento ao ódio racial, nacional ou religioso ou ainda o apelo a violência contra um indivíduo ou uma comunidade ( o que coloca em contradição de legitimidade o próprio conceito desta, visto que não existe liberdade sem a plenitude das livres idéias; o direito mais básico de um ser humano é o de gostar ou não de algo em específico, e algo tão instintivo não pode sequer ser oprimido pelo estado anti-natural de coisas; a censura parcial e a censura plena são partes de um mesmo todo; duas faces de uma mesma moeda.

Segundo a legislação internacional, as limitações ao discurso livre devem atender a três condições: ser baseada na Lei, perseguir um objetivo reconhecido como legítimo e ser necessárias à realização deste objetivo.

Dentre os objetivos considerados legítimos está a proteção dos direitos e da integridade moral de outros ( proteção contra a difamação, calúnia ou injúria); a proteção da ordem pública ( não agressão) , da segurança nacional, da saúde e do bem comum.

Isto posto, vamos voltar para nosso canto. Extrema e suas eleições.

A liberdade de expressão, sobretudo em política e questões públicas é o suporte vital de qualquer democracia. O governo democrático não tem controle sobre a maior parte dos discursos escritos ou verbais. Assim, geralmente existem muitas vozes exprimindo idéias, conceitos e opiniões diferentes e até contrárias.

Tudo isto faz parte de um debate livre e aberto que leva a considerar a melhor opção e com mais probabilidades de se evitar erros graves.

Mas para que esta democracia e este direito sejam plenos se faz necessário uma sociedade civil educada e bem informada, com a maior participação possível na vida da cidade, que saiba avaliar e criticar funcionários da prefeitura e uma política insensata ou tirânica, que não que temer censura ou qualquer tipo de pressão ou perseguição.

Os governantes devem estar convictos de que na democracia plena não cabe ao executivo e ao legislativo nenhum tipo de censura ou pressão sobre o cidadão e que a liberdade de expressão, seja ela verbal ou escrita deve ser aceita, discutida e respeitada.

Aos políticos, sejam de que partido ou facção forem, cabe a obrigação de conhecerem seus limites e seus direitos, como também os de toda a sociedade, para que possam agir e interagir com o povo em um ambiente saudável e tranqüilo, respeitando seus adversários e sabendo fazerem-se respeitados.

Protestos servem para testar uma democracia. – Assim, o direito a reunião pacífica é essencial e desempenha um papel fundamental no uso da liberdade de expressão. Uma sociedade educada e respeitadora permite o debate vigoroso entre os que estão em profundo desacordo.

Esta é a tão falada Liberdade de Expressão, que é um direito fundamental, mas não é absoluto, e não pode ser usado para justificar a violência, a difamação, a calúnia, a subversão ou a obscenidade.

Este deve ser nosso desafio hoje: Uma democracia com equilíbrio: defender a liberdade de expressão e de reunião e ao mesmo tempo impedir o discurso que incita à violência, à intimidação ou a subversão. Mentiras ou verdades ? O cidadão saberá percebê-las.

Para um povo livre governar sua própria cidade e a si mesmo, ele deve ser livre para se exprimir – aberta, pública e repetidamente; de forma oral ou escrita.

Extrema está vivendo suas eleições e é normal que surjam diferenças de opiniões, de conceitos. A paixão política brota em todos os cantos, como tiririca em dia de chuva. É neste momento que as autoridades públicas, eleitas e não eleitas; Prefeito e vice , Juízes e Promotores, Delegados e policiais, todos, têm a obrigação de agir e explicar suas ações aos cidadãos. É agora que as responsabilidades políticas, legais e administrativas devem se fazer mais que presentes para impedir a corrupção, o desmando público e a intempestividade do cidadão para assegurar um processo , democrático mas firme, sem exceções.

Extrema está vivendo suas eleições e é normal que surjam diferenças de opiniões, de conceitos. A paixão política brota em todos os cantos, como tiririca em dia de chuva. É neste momento que as autoridades públicas, eleitas e não eleitas; Prefeito e vice , Juízes e Promotores, Delegados e policiais, todos, têm a obrigação de agir e explicar suas ações aos cidadãos. É agora que as responsabilidades políticas, legais e administrativas devem se fazer mais que presentes para impedir a corrupção, o desmando público e a intempestividade do cidadão para assegurar um processo democrático mas firme, sem exceções.

Senhores candidatos e senhores eleitores, não confundam Liberdade de Expressão com
liberdade de pressão. Vamos fazer de nossas eleições um exemplo de cidadania ou de bandidagem. A escolha é nossa.

A LIBERDADE DE EXPRESSÃO

Estamos vivendo nossos dias de pré-eleições e se houve por todos os canto falar-se em liberdade de expressão. São gritos por toda parte: Eu posso falar o que eu quiser ! Não admito censura ! Outros dirão: E lei me permite dar opinião !Ou, Não me mande calar a boca! Cala a boca você !. Parece meio cômico, mas é a mais pura verdade. Todo mundo quer ter o direito de falar, mas poucos aceitam ouvir.

Então vamos definir o que é A Liberdade de Expressão.

É o direito de manifestar opiniões livremente. É um conceito basilar nas democracias modernas nas quais a censura não tem respaldo moral.

Nossa Constituição Federal nos garante este direito, que também é apoiado pela Declaração Universal dos Direitos Humanos, especificamente em seu artigo 19, e pelo artigo 10 da Convenção Européia dos Direitos Humanos, embora esse direito não seja exercido em vários países e, em geral, não seja ilimitado

Os governos podem, sob a égide das Organizações das Nações Unidas e dos países que dela fazem parte, limitar formas particulares de expressão, tais como aquelas que promovam o incitamento ao ódio racial, nacional ou religioso ou ainda o apelo a violência contra um indivíduo ou uma comunidade ( o que coloca em contradição de legitimidade o próprio conceito desta, visto que não existe liberdade sem a plenitude das livres idéias; o direito mais básico de um ser humano é o de gostar ou não de algo em específico, e algo tão instintivo não pode sequer ser oprimido pelo estado anti-natural de coisas; a censura parcial e a censura plena são partes de um mesmo todo; duas faces de uma mesma moeda.

Segundo a legislação internacional, as limitações ao discurso livre devem atender a três condições: ser baseada na Lei, perseguir um objetivo reconhecido como legítimo e ser necessárias à realização deste objetivo.

Dentre os objetivos considerados legítimos está a proteção dos direitos e da integridade moral de outros ( proteção contra a difamação, calúnia ou injúria); a proteção da ordem pública, da segurança nacional, da saúde e do bem comum.

Isto posto, vamos voltar para nosso canto. Extrema e suas eleições.

A liberdade de expressão, sobretudo em política e questões públicas é o suporte vital de qualquer democracia. O governo democrático não tem controle sobre a maior parte dos discursos escritos ou verbais. Assim, geralmente existem muitas vozes exprimindo idéias, conceitos e opiniões diferentes e até contrárias.

Tudo isto faz parte de um debate livre e aberto que leva a considerar a melhor opção e com mais probabilidades de se evitar erros graves.

Mas para que esta democracia e este direito sejam plenos se faz necessário uma sociedade civil educada e bem informada, com a maior participação possível na vida da cidade, que saiba avaliar e criticar funcionários da prefeitura e uma política insensata ou tirânica, que não temam censura ou qualquer tipo de pressão ou perseguição.

Os governantes devem estar convictos de que na democracia plena não cabe ao executivo e ao legislativo nenhum tipo de censura ou pressão sobre o cidadão e que a liberdade de expressão, seja ela verbal ou escrita deve ser aceita, discutida e respeitada.

Aos políticos, sejam de que partido ou facção forem, cabe a obrigação de conhecerem seus limites e seus direitos, como também os de toda a sociedade, para que possam agir e interagir com o povo em um ambiente saudável e tranqüilo, respeitando seus adversários e sabendo fazerem-se respeitados.

Protestos servem para testar uma democracia. – Assim, o direito a reunião pacífica é essencial e desempenha um papel fundamental no uso da liberdade de expressão. Uma sociedade educada e respeitadora permite o debate vigoroso entre os que estão em profundo desacordo.

Esta é a tão falada Liberdade de Expressão, que é um direito fundamental, mas não é absoluto, e não pode ser usado para justificar a violência, a difamação, a calúnia, a subversão ou a obscenidade.

Este deve ser nosso desafio hoje: Uma democracia com equilíbrio: defender a liberdade de expressão e de reunião e ao mesmo tempo impedir o discurso que incita à violência, à intimidação ou a subversão. Mentiras ou verdades ? O cidadão saberá percebe-las.

Para um povo livre governar sua própria cidade e a si mesmo, ele deve ser livre para se exprimir – aberta, pública e repetidamente; de forma oral ou escrita.

A LIBERDADE DE EXPRESSÃO

Estamos vivendo nossos dias de pré-eleições e se houve por todos os canto falar-se em liberdade de expressão. São gritos por toda parte: Eu posso falar o que eu quiser ! Não admito censura ! Outros dirão: E lei me permite dar opinião !Ou, Não me mande calar a boca! Cala a boca você !. Parece meio cômico, mas é a mais pura verdade. Todo mundo quer ter o direito de falar, mas poucos aceitam ouvir.

Então vamos definir o que é A Liberdade de Expressão.

É o direito de manifestar opiniões livremente. É um conceito basilar nas democracias modernas nas quais a censura não tem respaldo moral.

Nossa Constituição Federal nos garante este direito, que também é apoiado pela Declaração Universal dos Direitos Humanos, especificamente em seu artigo 19, e pelo artigo 10 da Convenção Européia dos Direitos Humanos, embora esse direito não seja exercido em vários países e, em geral, não seja ilimitado

Os governos podem, sob a égide das Organizações das Nações Unidas e dos países que dela fazem parte, limitar formas particulares de expressão, tais como aquelas que promovam o incitamento ao ódio racial, nacional ou religioso ou ainda o apelo a violência contra um indivíduo ou uma comunidade ( o que coloca em contradição de legitimidade o próprio conceito desta, visto que não existe liberdade sem a plenitude das livres idéias; o direito mais básico de um ser humano é o de gostar ou não de algo em específico, e algo tão instintivo não pode sequer ser oprimido pelo estado anti-natural de coisas; a censura parcial e a censura plena são partes de um mesmo todo; duas faces de uma mesma moeda.

Segundo a legislação internacional, as limitações ao discurso livre devem atender a três condições: ser baseada na Lei, perseguir um objetivo reconhecido como legítimo e ser necessárias à realização deste objetivo.

Dentre os objetivos considerados legítimos está a proteção dos direitos e da integridade moral de outros ( proteção contra a difamação, calúnia ou injúria); a proteção da ordem pública, da segurança nacional, da saúde e do bem comum.

Isto posto, vamos voltar para nosso canto. Extrema e suas eleições.

A liberdade de expressão, sobretudo em política e questões públicas é o suporte vital de qualquer democracia. O governo democrático não tem controle sobre a maior parte dos discursos escritos ou verbais. Assim, geralmente existem muitas vozes exprimindo idéias, conceitos e opiniões diferentes e até contrárias.

Tudo isto faz parte de um debate livre e aberto que leva a considerar a melhor opção e com mais probabilidades de se evitar erros graves.

Mas para que esta democracia e este direito sejam plenos se faz necessário uma sociedade civil educada e bem informada, com a maior participação possível na vida da cidade, que saiba avaliar e criticar funcionários da prefeitura e uma política insensata ou tirânica, que não temam censura ou qualquer tipo de pressão ou perseguição.

Os governantes devem estar convictos de que na democracia plena não cabe ao executivo e ao legislativo nenhum tipo de censura ou pressão sobre o cidadão e que a liberdade de expressão, seja ela verbal ou escrita deve ser aceita, discutida e respeitada.

Aos políticos, sejam de que partido ou facção forem, cabe a obrigação de conhecerem seus limites e seus direitos, como também os de toda a sociedade, para que possam agir e interagir com o povo em um ambiente saudável e tranqüilo, respeitando seus adversários e sabendo fazerem-se respeitados.

Protestos servem para testar uma democracia. – Assim, o direito a reunião pacífica é essencial e desempenha um papel fundamental no uso da liberdade de expressão. Uma sociedade educada e respeitadora permite o debate vigoroso entre os que estão em profundo desacordo.

Esta é a tão falada Liberdade de Expressão, que é um direito fundamental, mas não é absoluto, e não pode ser usado para justificar a violência, a difamação, a calúnia, a subversão ou a obscenidade.

Este deve ser nosso desafio hoje: Uma democracia com equilíbrio: defender a liberdade de expressão e de reunião e ao mesmo tempo impedir o discurso que incita à violência, à intimidação ou a subversão. Mentiras ou verdades ? O cidadão saberá percebe-las.

Para um povo livre governar sua própria cidade e a si mesmo, ele deve ser livre para se exprimir – aberta, pública e repetidamente; de forma oral ou escrita.

quarta-feira, 20 de agosto de 2008

Safra de Reclamações - A Carta

Recebemos a carta que abaixo transcrevemos que por si só se explica.
O Diálogo poderia dar sua posição ?

Extrema, 11 de agosto de 2008

Sou casada, professora, residente e domiciliada em Extrema, onde resido desde 1973. Em meu nome, de meu marido e de meu filho, declaro que repudiamos a reportagem veiculada pelo Jornal Diálogo no dia 9 de agosto.

A imagem da família foi divulgada sem permissão, ligada a uma reportagem de denúncia de falta de atendimento no Posto de Saúde da Vila Esperança, o qual recebeu o nome de minha falecida mãe, Francisca Brunhara Lucas.

Por que publicar a foto da família e não a foto de quem fez a reclamação? Ou por que não publicar a fachada do PSF?

Se o Jornal Diálogo desejava chamar atenção para a sua reportagem, não deveria ter usado a imagem da família, muito menos julgando-se porta voz da mesma. Não fomos consultados e não autorizamos a divulgação dessa foto que foi tirada no dia da inauguração do mesmo. Não procuramos qualquer órgão da imprensa para manifestação de opinião alguma. O fato é lamentável e nos deixou muito aborrecidos.

Roseli dos Santos Lu

Maracujina para todos

Todos juntos...

Pra frente Extrema.

Melhor todo mundo tomar um suco de maracujina. Quando começa a se aproximar o dia 05 de outubro o pessoal vai ficando nervoso, ansioso, alegre, apavorado. Tem pra todos os gostos. Política é assim mesmo. Pura paixão... e ódio. Mas é preciso manter-se sob controle.

Quando estamos dirigindo um carro e o temos sob controle chegamos tranquilamente
ao nosso destino. Mas se em algum momento perdemos o controle da direção fatalmente ocorrerá um acidente. Em tudo que fazemos é assim.

Portanto, meus amigos candidatos, procurem manter o controle da situação. Se preciso, mude a estratégia, crie novos planos de ação. Mas vamos deixar de lado as escaramuças, as agressões, sejam elas verbais ou físicas, porque tudo poe acabar em uma delegacia e aí a coisa fica pior.

Os jornais deste fim de semana deverão estar repletos de notícias, mentiras ou verdades, Se espremer poderá sair suor e sangue. E tudo isto para quê ?

Simplesmente pelo poder ? Pelo status ? Ou por amor a Extrema.

Dia 05 de outubro virá e passará. A vida vai continuar a mesma coisa. Não vai mudar nada. Quem vencer será situação. Quem perder, oposição. A Câmara Municipal vai continuar a lesma lerda, se não votarmos direito.

Então, vamos todos tomar uma maracujina ?

Maracujina para todos

Todos juntos...

Pra frente Extrema.

Melhor todo mundo tomar um suco de maracujina. Quando começa a se aproximar o dia 05 de outubro o pessoal vai ficando nervoso, ansioso, alegre, apavorado. Tem pra todos os gostos. Política é assim mesmo. Pura paixão... e ódio. Mas é preciso manter-se sob controle.

Quando estamos dirigindo um carro e o temos sob controle chegamos tranquilamente
ao nosso destino. Mas se em algum momento perdemos o controle da direção fatalmente ocorrerá um acidente. Em tudo que fazemos é assim.

Portanto, meus amigos candidatos, procurem manter o controle da situação. Se preciso, mude a estratégia, crie novos planos de ação. Mas vamos deixar de lado as escaramuças, as agressões, sejam elas verbais ou físicas, porque tudo poe acabar em uma delegacia e aí a coisa fica pior.

Os jornais deste fim de semana deverão estar repletos de notícias, mentiras ou verdades, Se espremer poderá sair suor e sangue. E tudo isto para quê ?

Simplesmente pelo poder ? Pelo status ? Ou por amor a Extrema.

Dia 05 de outubro virá e passará. A vida vai continuar a mesma coisa. Não vai mudar nada. Quem vencer será situação. Quem perder, oposição. A Câmara Municipal vai continuar a lesma lerda, se não votarmos direito.

Então, vamos todos tomar uma maracujina ?

terça-feira, 19 de agosto de 2008

Manchetes

Os jornais da semana trarão estas manchetes:

1 - Rapaz de apelido "Bá" é preso acusado de roubo de cargas e está
detido na delegacia da cidade.

2 - Este mesmo rapaz agrediu, dentro da Delegacia, um representante de um jornal
causando-lhe ferimentos em um braço.

3 - Dono de Posto de gasolina atira pedra em carro de repórter de um jornal.

4 - O mesmo dono do posto de gasolina atira seu carro contra o carro de um dos
candidatos a prefeito de Extrema.

5 - Empresário do ramo de transportes agride um funcionário.

Bem, tudo isto em tão pequeno espaço de tempo vai ser notícia mesmo. Mas o que vai
pegar será saber qual a relação disto tudo com as eleições. E isto eu não vou colocar aqui.
Vou deixar para os jornais, que servem para isto mesmo.

PEDIDO AOS JOVENS EXTREMENSES


Você que já passou dos 16 anos e, portanto, está apto a votar, pense nisto.

Ouço todo mundo falando de vinte anos atrás, de vinte anos para cá, etc. A vinte anos atrás, quando você ainda não havia nascido, Extrema era uma pequena cidade, sem estrutura nenhuma, praticamente sem escolas e sua população estava condenada a viver na miséria, como algumas cidades do Vale do Jequitinhonha. A vida corria tranqüila, o povo ia levando assim na base do seja o que Deus quiser. Mas e o futuro ? Qual seria ?

De lá para cá a cidade cresceu, se desenvolveu, se estruturou. Escolas foram criadas, todo mundo pode estudar, aprender. Há empregos e só não trabalha quem não quer. Nosso comércio se desenvolveu, a qualidade de vida melhorou. A cidade ficou mais agradável.

Alguns foram embora em busca de seu futuro, mas sem esquecer que seu berço foi aqui. Você cresceu aqui na cidade, teve sua infância, estudou, fez amigos. Viveu a Extrema de ontem e a de hoje. Ninguém melhor do que você para avaliar a historia de nossa cidade. Que Extrema queremos para o futuro ? Eis a questão !

Eu nasci e vivi em São Paulo a maior parte de minha vida. A vinte anos estou em Extrema e aqui fui descobrir o prazer da vida tranqüila, das amizades sinceras, sem interesse. A cidade me atraiu e eu me apaixonei por ela. Tanto que estou aqui pedindo teu cuidado.

Você, jovem extremense, que estudou tudo que podia, alguns já na faculdade aqui mesmo de Extrema, precisa saber como tudo isto foi construído. Converse com seus pais, com os mais velhos. Descubra como e o que era sua cidade. Compare com a atualidade.

Nada vem de graça ou naturalmente. Muita coisa foi feita e muita coisa poderá ser feita ainda até encontrarmos um ponto de equilíbrio. Encontraremos um limite ideal, com certeza, para que nossa cidade seja auto-suficiente e aqui você possa casar, se já não casou, e criar seus filhos.

Alguns dizem que já é hora de mudar, acabar com esta continuidade política.

Outros, que em time que está ganhando não se mexe.

Isto é coisa para você decidir em 05 de outubro.

Você, jovem extremense, politizado, informado, focado em sua cidade e em suas necessidades e
ambições pare um pouco para refletir. Mas com inteligência e bom senso. O que leva uma pessoa a querer ser prefeito ou vereador da cidade ? Quais serão seus objetivos ?

Muitos dirão: Ah, é para meter a mão no dinheiro público. Mas você, que sabe das coisas, sabe também que o dinheiro da prefeitura não fica lá na gaveta do prefeito para ele pegar a hora que quer. Tudo é feito através de processos administrativos, que envolvem muitas pessoas. Nada é gasto sem a aprovação da Câmara dos Vereadores. E, envolvendo muitas pessoas , tem que haver transparência e se ocorrer alguma fraude poderá haver denuncias, processos, cassação, cadeia. É preciso muita conivência.

Ninguém, em sã consciência vai querer passar por isto.

Outros dirão: Todo político é desonesto. Querem se aproveitar do cargo. Pois te digo. Mais desonestos seremos nós quando permitimos que eles se aproveitem da cidade. Somos nós que votamos e elegemos não só nosso prefeito, mas, e principalmente, nossos vereadores. E depois da eleição simplesmente os esquecemos e os deixamos fazerem o que quiserem. Lhes entregamos um cheque em branco, para que, em nosso nome, façam o que bem entender.

Mas eu acredito que um candidato possa amar sua cidade e querer trabalhar por ela. Deixar sua marca de administrador como também acredito que possa querer apenas o “status”, o salário, o poder. Tudo depende do caráter da pessoa, de sua historia de vida, de sua real competência.

Nossos dois candidatos à prefeito e muitos dos vereadores , tem muitas ligações com a historia da cidade. Procure saber. Procure conhecer as qualidades de cada candidato. Vote com a cabeça e não com a emoção. Quatro anos irão demorar para passar.

Por isto te faço um convite, jovem extremense. Pergunte a seus familiares, aos mais antigos. Conheça o passado de sua cidade para poder decidir o futuro dela. Use sua energia, seus conhecimentos e a força jovem para formar uma sociedade de jovens a cuidar de nossa cidade. Nossa juventude pode, hoje, com certeza, decidir uma eleição. Esta é a sua responsabilidade, jovem extremense. Nosso futuro está em suas mãos. Não nos decepcione.

E lembrem-se. Tão importante quanto votar para prefeito será votar para vereador. Uma Câmara Municipal que nos dê orgulho nos dará a certeza de um bom prefeito. Não podemos ter vereadores “marionetes” ou “coice-de-mula”. Não basta o cara querer ser vereador. Ele tem que saber ser. Conhecer quais serão suas funções, suas obrigações.

Fuja “do ouvi dizer”, do “fiquei sabendo”, do “corre o boato”, do “ você sabia ? “.

Vote consciente.

Prezado Senhor....... anônimo

Política e Futebol é coisa que está no sangue do brasileiro. Muitos negam, uma coisa ou outra, mas quando chega na época da Copa do Mundo ou das eleições, todo mundo se agita e quer dar seu palpite.

Aqui no blog ficamos felizes quando alguém acessa e deixa uma opinião. Porque é assim que podemos formar uma rede de pessoas envolvidas com a cidade e seus problemas. O problema é que existem dois tipos de pessoas que fazem comentários: O positivo e o negativo.

O Positivo é aquele cara que tem cultura, bom senso, está informado e tem conteúdo. Dá sua opinião, deixa logo uma sugestão, faz uma crítica construtiva e, principalmente, assina em baixo.
Tem personalidade. Assume o que diz.

O Negativo já bem diferente. Não faz uma crítica. Faz uma ataque. Geralmente está desinformado e diz tudo na base do ouvi dizer. Suas idéias não tem nexo e raramente tem uma sugestão construtiva. Suas palavras parecem querer demolir tudo e a todos. E para completar,
falta-lhe personalidade pois seus comentários são apócrifos e anônimos. Não tem nenhuma credibilidade.

Nosso blog não censura nada mas só publica comentários assinados, assumidos.

Afinal, vivemos em plena democracia e não se faz necessário se esconder.

Então, amigos, sejam bem vindo. Podem escrever o que quiser, com bom senso claro, porque temos nossos limites legais, mas, por favor, assumam.

segunda-feira, 18 de agosto de 2008

ESTAMOS EM PLENA SAFRA. DE RECLAMAÇÕES.

Na entrega das casas do novo conjunto da Roseira chamou-me a atenção o nome da primeira senhora a receber as chaves: Andréia Aparecida Bertolotti. Mas alguém logo disse. É uma família tradicional da cidade mas muito grande. tem ricos e pobres. Mas gravei o nome da mulher.

Não demorou e o Diálogo publicava reclamação desta senhora que dizia não ter nem água nem luz nas casas. Lembrei também que ao lhe entregar as chaves o mestre de cerimônias dizia que a entrega estava sendo feita naquela data em função da lei eleitoral mas que deveriam aguardar 15 dias para tomar posse. Tempo necessário para a ligação de água e luz.

Voltei lá na semana seguinte e água e luz já estavam ligadas e muitas casas já estavam ocupadas. Havia inclusive iluminação pública e asfalto em todo o conjunto. Então, reclamavam de quê ? Quantos bairros de quantas cidades tem este conforto ?

Em nova edição lá estava a mesma senhora novamente no jornal. Agora reclamavam da poeira. Ora, se é na zona rural, estrada de terra, tem que ter poeira. Mas creio que, em parte, tinham razão. Ninguém gosta de pó em casa. Fui na prefeitura procurar saber e me disseram que o asfalto já estava previsto e seria feito em breve. Coisa que ocorreu.

Esta semana, nova entrevista com a mesma senhora, agora reclamando que pararam a obra de asfalto. Lá vou eu novamente saber o motivo: Problema técnico, já solucionado e esta semana terminam a obra.

Nesta semana leio, no Diálogo, reclamações de que a casa é muito pequena.

Pois saibam que em São Paulo se compra, financiado, apartamentos com 50 mts2. Sem chances de serem ampliados. Estas casas são feitas para o primeiro passo do cidadão. Depois ele pode fazer as ampliações que julgar necessárias, a seu gosto e a seu bolso.

O que queria ? Que o Estado dê uma mansão para cada pessoa ? Vamo ser realista, gente.

Afinal, só neste novo conjunto tem 100 novas famílias. Será que estão todos infelizes com sua conquista ?

Deixo uma sugestão ao jornal: Entreviste todos os 100 novos proprietários e pergunte qual deles quer devolver a casa. Com certeza tem muita gente na fila de espera.

Qual será a próxima entrevista com esta senhora ? Qual será o tema ?

CIRCULANDO NA ELEIÇÃO

Estive no comício do Dr. Luiz lá no Juncal no sábado a noite para poder acompanhar o andar da carruagem de nossa política. Bem organizado, muita gente presente, muitos fogos e muita torcida
organizada dos candidatos a vereador. Causou-me excelente impressão um filme projetado para todo o público. Independente do conteúdo, me impressionou a qualidade do trabalho.

Claques com suas placas, apitos, cornetas marcavam presença. É, a turma está trabalhando e gastando. Eram 61 candidatos a vereador e a apresentação de todos é um pouco cansativa. O que
vi, e ouvi, é que praticamente todos os candidatos precisam de um pequeno “treino”para sua apresentação, até porque é normal, para quem não está acostumado, ficar nervoso frente a um
microfone e a muita gente. Aluns podem ser perder nos argumentos. Um até esqueceu seu próprio número.

Agora, o mais desagradável foi mesmo as vaias aplicadas ao candidato Euizer e à candidata Yolanda. Isto não deve acontecer em nenhum lugar, com nenhum candidato. É pura falta de educação. E o pior de tudo. Fiquei com a impressão que foi coisa organizada por outros candidatos.

Vamos lá pessoal. Fazer campanha não é um “vale-tudo”. Tem haver respeito e democracia.
Até porque, quem planta, colhe e no final estarão todos desgastados e prejudicados.

Se é para gastar dinheiro formando uma claque, um grupo de apoio, que se faça visando
exclusivamente a própria candidatura. Pode ser que eu esteja equivocado,mas a impressão foi esta.

sábado, 16 de agosto de 2008

EU VOU VOTAR EM....

Nestes últimos anos estive envolvido com a política da cidade e busquei aprender, ou tentei,
como funciona, quais são seus objetivos e sua lógica. Vi e ouvi. Mais ouvi do que vi, um pouco
de tudo. Vereador de situação indo para a oposição. Vereador de oposição indo para a situação.

Oposição se unindo com vereador de situação só para ter a continuidade do poder da presidência da Câmara. Ouvi vereador acusar colega e até agir para caçar seu mandato. Nunca vi nenhuma ação da Câmara contra coisas que criticavam. Tudo ficava só na crítica, na reclamação. Mas quando tentei obter documentos para uma ação popular contra os vereadores, via ofício, recebi
um sonoro não ! Também via ofício. Diziam querer fiscalizar mas jamais serem fiscalizados.

Mas vi também que na hora do “aperto” os vereadores souberam se unir, caso da devolução dos salários recebidos irregularmente. Todos entraram com recurso para não ter que devolver um
dinheiro que legalmente, disse o juiz, não lhes pertencia. São estes senhores que, ainda de acordo com nosso juiz, devem mais de R$ 400 mil ao povo. Povo ao qual vão agora pedir votos.

Senti na pele que, ai do cidadão que ousar criticar um vereador. Por causa disto fui processado em três oportunidades. Mas era só intimidação. No final retiraram os processos, pois sabiam que não daria em nada. Mas são estes mesmos senhores que agora estão aí pelas ruas pedindo o voto de cada cidadão. Dando abraços, apertos de mão e beijando criancinhas.

Não aprendi nada de útil, não entendi como funciona a Política, com “p” maiúsculo e muito menos
consegui entender a lógica disto tudo. Contar o que ouvi, nem pensar.

Ultimamente fiz contatos com nossos candidatos a prefeito. Sinceramente, eu queria saber de seus planos, suas metas, suas idéias para nossa cidade. Se de um lado ( situação) fui bem recebido, bem informado. Minhas sugestões foram ouvidas e, talvez, aceitas, do outro ( oposição) não houve o mínimo interesse em dialogar. Davam como tudo pronto, definido e decidido. Nada a acrescentar. portanto, nada a ouvir. Tudo resolvido e decido entre quatro paredes.


E assim, com estas perspectivas tive que decidir meu voto. Espero que meu candidato não me decepcione e que se vencer o outro, que também faça um ótimo governo. Seja qual for nosso Luiz, estarei atento, fiscalizando e acompanhando, até porque preciso terminar meu aprendizado
e vou usar os próximos 4 anos para isto. Depois, seja o que Deus quiser. Que tenhamos ano que vem uma Câmara Municipal da qual possamos nos orgulhar e que tenhamos que tecer mais elogios que críticas. Que nosso futuro prefeito tenha na Câmara seu verdadeiro parceiro de governo e não um boneco de cordéis ou um coice -de-mula.

Se critico é porque acho que se poderia fazer melhor. Esta será sempre minha proposta e 4 anos + 4 anos não me parece tanto tempo assim. Deu pra entender, né ?





sexta-feira, 15 de agosto de 2008

ISTO NÃO É JORNALISMO !

Semana passada lí no Diálogo manchete de primeira página que gritava estar faltando pão
na "Vaca mecânica" porque não tinha farinha e fazia uma relação entre este problema e o Índice FIRJAN que colocou Extrema entre as 15 melhores ciddes de Minas Gerais.

Fui atrás de informações e fiquei sabendo que o que ocorreu fora apenas um atraso no caminhão de entrega de farinha devido a uma vistoria obrigatória do Inmetro. O problema foi logo solucionado e apenas algumas famílias ficaram sem pão no período da tarde.

Bem, são 12.000 pães todos os dias ( informação do Diálogo), que servem para atender 4.600 crianças outros deprtamentos e famílias carentes. Esta era a notícia interessante e que o jornal não deu o devido destaque. Isto equivale à produção de 10 ou 12 padarias da cidade.

Mas não, o jornal preferiu "berrar" sobre um pequeno problema que pode ocorrer até com uma padaria. O objetivo ? denegrir a imagem do prefeito e da prefeitura em favor do candidato à prefeito pela oposição. Por favor, não neguem isto.

Gente, assim não é assim que se faz oposição. Que jornal pode ganhar credibilidade dizendo mentiras ? Fazendo reportagens maldosas, com segundas intenções.

Façam a coisa certa. Se merecer, critiquem, mas também façam os elogios quando merecidos.
Quanfo fizerem uma matéria, façam por completo, busquem a informação correta. Na falta dela, melhor se calar

Credibilidde não se compra. Isto é coisa para ser conquistada.

Lembrem-se, senhores. Amanhã a oposição poderá ser governo e será cobrada por tudo isto
que agora acusam. Eu, particularmente, serei o cobrador de sempre.




quinta-feira, 14 de agosto de 2008

Empregos, salários... 2

Pedi no Orkut e aqui a opinião de pessoas de RH para o assunto de salários e empregos, conforme artigo postado aqui no blog. Recebí e agradeço a colaboração da Sra. Edilaine, profissional de RH na cidade e que transcrevo na íntegra, com a devida autorização.

Uma polêmica!

Vou responder o que esta a minha altura, sendo Adm de uma Industria e com filiação direta com o SINMEC e a FIEMG juntamente com o balcão de empregos.

Houve um principio de conflito das empresas já existentes com uma que esta se instalando na cidade em relação á salários, porque estava muito "disse me disse". Na verdade ocorreu um desencontro de informações e determinadas empresas se reportaram ao Prefeito. Na ocasião a prefeitura se encarregou de apurar, saber realmente dos fatos bem como o Balcão e a Fiemg, a tal empresa tem salários chamativos sim, porém ela irá e esta contratando somente profissionais, ou seja técnicos, engenheiros, ela não esta contratando o que chamamos de "pião", ajudante, auxiliares, somente profissionais, dai se esclareceu o "disse me disse". Mas tem muitos funcionários que simplesmente estão saindo das empresas, achando que a tal empresa "nova" é o "supra sumo" do momento e outros insistindo com RH´s que querem aumento porque a empresa "tal" vai pagar tanto, mas não é bem assim.

Uma outra observação é em relação a duas empresas já instaladas que estão prometendo mundos e fundos e tirando funcionários de outras empresas, contrata por 3 meses e coloca o cara na rua de novo. Acho q é tb uma questão de discernimento destas empresas, mas é só a minha opinião. Tem uma outra contrata por 11 dias (fechamento) e o pião se achando o máximo. As empresas que não fazem rodízios, tem quadros estáveis, vem sofrendo conseqüências por causa deste "ilusório mercado de trabalho tentador", porque esse entra na empresa "A" vai para empresa "B", na empresa "A" pode ter certeza que não entra mais, ai vem a ladainha que não consegue emprego, que esta desempregado, que Extrema não da oportunidades, que as empresas pagam misérias....é muito mais fácil acusar os empregadores.

Muitos Extremenses não querem estudar, não querem se qualificar, querem emprego, não querem serviços, trabalhos.

Já vi candidato a vaga não aceitar o emprego pq a empresa não tem cozinha propria , e estar pedindo "pelo amor de Deus" para conseguir a vaga.
Cada coisa q a gente vê, que leva a crer que as pessoas estão acomodadas, querem emprego com uma lista quilométrica de benefícios, mas não querem trabalhar.

A maioria da empresas oferecem: Transporte, Cesta Básica ou similar, convênios medico e odontológico extensivo a familiares, confraternizações e comemorações no decurso do ano, brindes, sorteios, bônus, prêmios de produção e assiduidade, prêmios de férias para assiduidade, PLR, ajuda de custo em alguns casos..... custeio de parte ou integralidade para estudantes técnicos ou acadêmicos.... e mesmo assim é difícil.
Não só as industrias estão passando por isso o comércio também esta encontrando muita dificuldade em manter seu quadro de funcionários.
Mas o caminho da Justiça Trabalhista sabe, não arruma outro emprego vai no JT e pedi o que nunca teve, até dias que não trabalhou comprovado em pontos, recebeu tudo na rescisão, mas o dinheiro acaba e não arruma nada, vamos correr atrás de advogado e tirar mais uma grana da empresa. Empregado e ex empregado não precisa provar nada, o empregador que tem que provar e mesmo assim alguma coisa o ex-funcionário leva, pois todos os advogados sabem que não existe Lei que proteja o Empregador, a CLT é toda do empregado juntamente com CF, Sumulas do TST e TRT.

Como podem ver, existem verdades e "verdades". Convido outros profissionais a se manifestarem.

Uma coisa posso afirmar. Em meus contatos com empresários a conversa é mais ou menos a mesma. Ninguém quer trabalhar. Querem salários bons, benefícios, não querem fazer horas extras, não querem trabalhar aos sábados e por aí vai. Preparar-se ou querer aprender uma profissão ninguém quer. Assim fica fácil acusar a prefeitura.


quarta-feira, 13 de agosto de 2008

Que mancada !

Artigo nosso publicado no Estadão de hoje ( 13 de agosto), no Fórum dos Leitores.

A Rússia nunca aceitou a separação da Geórgia e sua aceitação pela Comunidade Européia.
O Presidente da Geórgia, em uma demonstração de menor apreço pela sua população, decidiu invadir
a Ossetia do Sul confiando em algum apoio europeu. Deu no que deu. Era a oportunidade que a Rússia
estava esperando. Invadiu a Geórgia e não se sabe onde isto vai acabar.
Milhares de inocentes mortos pela estupidez de um Presidente que pensa exclusivamente em seu poder.
E de outro, que carrega nas veias o ódio de um antigo sistema que nunca morreu. Apenas cochilava.
E agora, mundo ? O que fazer para acabar com esta desgraça ?
Quem vai tirar a Rússia da Geórgia ? Qual será a condição ?
Os USA terão coragem de disparar um só tiro contra os russos ?
Que bela mancada deu aquele presidente georgiano.
Odair Picciolli
Extrema-MG

Empregos, salários....

Empregos, salários ...

Lí no Orkut a um tempo atrás que houve uma reunião entre empresários da cidade para combinarem pagar salários baixos. Achei um absurdo e fui procurar mais informação. Pelo que ouví, isto não aconteceu. Só posso ver isto como "maldades" de campanha política.

Ainda esta semana tratei deste assunto aqui no blog.

Quem não conhece a Lei da oferta e da procura ? Pois bem. Com mais empresas, virão mais vagas e precisarão de mais gente. Logo, não havendo tanta gente para ocupar tantas vagas, os salários irão crescer. Toda empresa busca produtividade, qualidade e para isto precisa de mão de obra cada vez mais especializada, que não temos. Mas as empresas, com certeza, irão treinar o pessoal e formar sua mão de obra.

Me disseram que tem empresa tentanto"roubar" funcionários de outra oferecendo salários maiores. Que ótimo ! Isto só confirma o que tenho dito. Cante esta bola e vai acontecer mesmo. A cidade não tem tanta gente pronta para produzir, principalmente na área técnica. Quem quiser "segurar" seus melhores empregados terá que, não só pagar bons salários, mas também oferecer outros benefícios e melhores condições de trabalho.

Quando trabalhei em Diadema, nos anos 70 e 80 era comum ter na porta da fábrica, as 17,00 horas, hora de saída do pessoal, peruas kombis com agentes oferecendo empregos. Perguntavam: O que você faz aí ? Quanto ganha ? E faziam suas propostas.
Se isto acontecer aqui em Extrema não se pode reclamar, ninguém. Pois será bom para todos.
Empresas e empregados. Pelo menos aprendi isto nos bancos da universidade.
Em resumo: Quem paga bem pode exigir. Quem ganha bem deve produzir.

Eu não acredito que nosso prefeito tenha feito aquilo, afinal, um dos objetivos da administração é aumentar a renda familiar trazendo empresas que ofereçam vagas às mulheres, caso da Bauducco e da Koppenhagen. Então, porque incentivar salários baixos ?

Com renda maior, o povo vai ao consumo, melhora o comércio, melhora a arrecadação municipal. Incentivar salários menores seria atirar no próprio peito.

Com certeza, as pessoas envolvidas com RH sabem o que fazer e buscarão a melhor mão de obra disponível e saberão pagar por ela. Apenas é preciso ter em conta que nosso trabalhador, ainda não preparado, deverá ter humildade e paciência para aprender, crescer, profissionalmente e prosperar. Não duvido que as empresas não façam um plano de carreira para seus novos empregados. Gostariam de ter comentarios de gente de RH, sinceros, objetivos e construtivos.

Se você quer comentar este artigo, clique aí embaixo em "comentários" e deixe o teu.

segunda-feira, 11 de agosto de 2008

EMPREGOS. O PROBLEMA DE AMANHÃ.

Uma pergunta em entrevista de um jornal da região a um candidato a prefeito:

Em sua opinião, qual o maior desafio que o prefeito irá encontrar na próxima legislatura ?

Resposta: É a qualidade de vida dos cidadãos por meio da geração de empregos e renda para atrair mais indústrias com oferecimento de mão de obra especializada. Há necessidades de investimento arrojado na infra-estrutura para o turismo, melhoria da educação e saúde preventiva, a redução do déficit habitacional ( conjuntos habitacionais) Reurbanização das vias públicas, dos distritos e dos bairros rurais.

A mesma pergunta a outro candidato.

Resposta : A geração de emprego é o principal desafio.

Observa-se que a preocupação dos candidatos a prefeito tem sido sempre a geração de empregos. Toda cidade busca atrair algumas indústrias que venham a oferecer trabalho e renda
para seus habitantes e, claro, arrecadação para a cidade.

É uma lógica indiscutível. As cidades estão crescendo, a população vai aumentando e precisando
trabalhar para se sustentar. Ou gera-se empregos ou logo a cidade vira uma miséria, começam a surgir favelas, depois vem o tráfico de drogas, o crime e adeus qualidade de vida.

Neste ponto Extrema tem sido um exemplo de competência. As diversas indústrias que já se instalaram na cidade oferecem empregos a praticamente toda nossa população. Quem quiser trabalhar, tem emprego. Ah! , mas os salários são muito baixos. De fato, nossa mão de obra ainda é primária, não especializada e só pode ser aproveitada em funções cujos salários são menores. Mas também é muito claro que muita gente da cidade ganha ótimos salários. Estavam profissionalmente preparados para isto.

Grandes indústrias estão para começar a funcionar; Kopenhagen, Medabil, Multilaser, etc e muitos empregos serão gerados. Extrema não dará conta de atender a todas empresas e muita gente virá de fora. Estes, sim, já treinados e preparados e irão receber melhores salários. O comércio agradecerá.

Este é o nó a ser desatado. O primeiro passo foi dado. A geração de empregos em quantidade suficiente para nossa população. O segundo passo, e este é muito importante, será melhorar a qualidade de nossa mão de obra, formar parcerias com as empresas para que contratem nossos jovens e os ensinem a trabalhar.

As empresas quando iniciam atividades precisam produzir, e muito. Para tal precisam de gente treinada e altamente produtivas. Claro que interessa ter na região a mão de obra necessária e, com certeza, farão esforços neste sentido. Nosso povo tem que dar sua parcela de colaboração: Ter humildade e paciência para aprender.

Em qualquer empresa vence aquele que tem vontade, disposição e quer crescer.

E todos devem levar em conta uma antiga lei: A Lei da oferta e da procura.

Quando tivermos muitas empresas precisando de empregados os salários serão melhores.
Enquanto temos muita gente buscando emprego e poucas indústrias, os salários serão menores.

Então, porque combater a chegada de mais empresas ? Só pensa assim quem tem seu emprego ou seu cargo público, concursado, garantido. Ou quem pensa pequeno.

Precisamos sempre de mais empresas. Apenas devemos escolher aquelas com maior índice tecnológico, menos poluente, ou que não poluam nada, que produzam coisas de maior valor agregado. Estas sim, pagarão melhores salários.

Não se pode colocar o ódio político, o radicalismo ou nossas preferências e comodismos à frente dos interesses maiores dos cidadãos. Devemos buscar sempre o bem estar do maior número possível de pessoas. Ao pai de familia que precisa dar um teto para sua família, alimentar e educar seus filhos e oferecer-lhes conforto, não interessa saber o que é oposição ou situação.

É isto que esperamos de nossos Luizes. Compromisso com o povo

Nós não temos nada a ver com as picuinhas, por favor.




QUANDO O BARATO SAI CARO.

Ví alí pelos lados das Furnas e São Braz muitos outdoors de candidatos a vereador
totalmente "desbotados" pela chuva. Só ficaram a tábua de compensado e algumas
letras perdidas. O resto a água da chuva levou.

Isto é o que dá o amadorismo, a falta de assessoria e a pressa.

Agora terão que retirar tudo, levar para a oficina , refazer e recolocar. E olhem que ainda faltam
praticamente 60 dias para a eleição. Neste rítmo, se a chuva continuar caindo de vez em quando

ENTÃO ESTAMOS COMBINADOS ?

Os “experts” da política na cidade fazem e refazem suas contas para chegar às possibilidades de eleição de vereadores. Uns dizem que a oposição, com apenas duas coligações, poderá eleger até cinco vereadores. Parte de uma suposição, de que na hipótese de 16 mil votos válidos, sendo 50 % destes para a oposição, teriam 8.000 votos.

Estes 8.000 votos divididos por 2 daria 4.000 votos para cada coligação. Com um coeficiente
de 1.800 votos. Teriam 4 eleitos e ainda sobrariam votos talvez para se eleger mais um na “sobra”. Outros pensam da mesma forma em relação à situação, com 4 coligações, onde se pode imaginar que a coligação PSDB-PV, chamada de coligação da morte por ter fortes candidatos, obtenha, digamos 3.800 votos. Elege 2 candidatos.

Outra coligação forte é que o PP-PHS-PMN que poderia também obter 1.800 votos e eleger 1
candidato, e uma terceira coligação também eleger 1 candidato. Aparentemente as contas nos levam a crer que cada lado elegerá, com certeza, 4 candidatos E que as pequenas diferenças de votos determinarão o candidato número 9.

Tudo muito certinho, não ? Mas uma perguntinha só: Já combinaram isto com o eleitor ?

FATO E FOTO

Vejo no jornal Diálogo desta semana, página 7, a matéria sob o título “Imagem da Semana”. Ali está a foto de um cidadão dormindo no chão, sobre trapos, ao lado de um banco da praça.

Pode até parecer uma falha da administração pública mas devemos mirar muito bem a foto e o fato e refletir:

O que leva um homem até este ponto de decadência ?

Uma grande decepção, uma doença, o desemprego, o abandono familiar ?

Uma coisa é certa. Ninguém nasce assim, nem cresce assim. Por mais pobre que sejamos, teremos sempre nossa dignidade e é ela quem nos dá forças para enfrentar as dificuldades da vida. Mas é o espírito que nos dirige. Uma pessoa de personalidade mais fraca tem mais dificuldades para enfrentar os problemas. Daí vem o desânimo, o alcoolismo, o abandono.

Uma vez na sarjeta, a recuperação é muito difícil. Ninguém lhe dará trabalho, e ele também não terá mais forças nem disposição para tal. Ninguém lhe dará apoio. E ele entrega-se ao destino.

Engana-se quem acha que a prefeitura possa resolver todos os problemas. Isto seria uma maravilha. Com certeza, não se trata de um cidadão extremense, pois nossa cidade tem emprego para quem quer trabalhar. Talvez seja uma destas pessoas que saem pelo mundo, sem destino, em busca de qualquer coisa que nem ele mesmo saberá explicar. São as coisas do ser humano que nem a razão explica.

Então, esta deve ser a grande preocupação de todos nós. Não devemos nos perder nem permitir que os nossos se percam. É preciso proteger e ajudar os mais próximos de nós. Imaginem um círculo como tua possibilidade de ajudar e dentro dele você sua esposa e seus filhos. Depois, em outro círculo um pouco maior, seus pais, seus avós, seus irmãos. Em um outro maior ainda, seus primos, cunhados, demais parentes. Em mais um anel deste círculo, seus amigos e assim, de acordo com tuas possibilidades, você vai ampliando os anéis deste círculo.

Se todos agirem assim, estes círculos, uns pequenos, outros grandes, acabarão por se encontrar e pouca gente ficará fora deles. Da mesma forma deve ser o poder público. Vários círculos devem ser montados para atender a população, e sempre haverá as ações preferenciais, que serão destinadas aos nossos cidadãos, primeiramente. Depois àqueles que chegam a nossa cidade à procura de uma oportunidade, de uma ajuda ou até mesmo abandonados pela sorte, como parece ser o caso do homem da foto.

Este homem que está aí na foto pouco pode esperar da administração pública a não ser o atendimento social, um exame médico, uma medicação, uma alimentação emergencial. Talvez até um atendimento psicológico. Mas nada mais que isto. Não é problema da prefeitura. É um problema mundial.

O ser humano ainda é algo a ser explicado.

Nenhuma cidade quer ver pessoas nesta situação jogadas pelas praças. Ninguém quer isto, mas infelizmente o problema existe. Em vez de criticar, acusar, tentar jogar a responsabilidade sobre alguém, vamos pensar no que fazer. Como ajudar ?

Deixo minha sugestão: Recolher o cidadão, levá-lo a um banho, corte de cabelo, fazer a barba,
dar-lhe roupas limpas. Fazer um exame médico e se necessário medíca-lo. Verificar sua origem,
para onde quer ir ou voltar, ajuda-lo com uma passagem de ônibus.

Só não devemos permitir que pessoas desocupadas, sejam elas doentes ou não, abandonadas,
perdidas ou desanimadas permaneçam em nossas ruas e praças. Serviço Social é para isto.

E tenho ainda uma lógica: Não se deve dar dinheiro a pedintes, pois às vezes isto se torna hábito. Dê um alimento, uma roupa usada e encaminhe-o à assistência social. Mas não façamos de nossa cidade uma casa de caridade porque isto é utopia.

Nós, cidadãos, devemos cuidar de nossa cidade como cuidamos de nossa casa.

FATO E FOTO

Vejo no jornal Diálogo desta semana, página 7, a matéria sob o título “Imagem da Semana”. Ali está a foto de um cidadão dormindo no chão, sobre trapos, ao lado de um banco da praça.

Pode até parecer uma falha da administração pública mas devemos mirar muito bem a foto e o fato e refletir:

O que leva um homem até este ponto de decadência ?

Uma grande decepção, uma doença, o desemprego, o abandono familiar ?

Uma coisa é certa. Ninguém nasce assim, nem cresce assim. Por mais pobre que sejamos, teremos sempre nossa dignidade e é ela quem nos dá forças para enfrentar as dificuldades da vida. Mas é o espírito que nos dirige. Uma pessoa de personalidade mais fraca tem mais dificuldades para enfrentar os problemas. Daí vem o desânimo, o alcoolismo, o abandono.

Uma vez na sarjeta, a recuperação é muito difícil. Ninguém lhe dará trabalho, e ele também não terá mais forças nem disposição para tal. Ninguém lhe dará apoio. E ele entrega-se ao destino.

Engana-se quem acha que a prefeitura possa resolver todos os problemas. Isto seria uma maravilha. Com certeza, não se trata de um cidadão extremense, pois nossa cidade tem emprego para quem quer trabalhar. Talvez seja uma destas pessoas que saem pelo mundo, sem destino, em busca de qualquer coisa que nem ele mesmo saberá explicar. São as coisas do ser humano que nem a razão explica.

Então, esta deve ser a grande preocupação de todos nós. Não devemos nos perder nem permitir que os nossos se percam. É preciso proteger e ajudar os mais próximos de nós. Imaginem um círculo como tua possibilidade de ajudar e dentro dele você sua esposa e seus filhos. Depois, em outro círculo um pouco maior, seus pais, seus avós, seus irmãos. Em um outro maior ainda, seus primos, cunhados, demais parentes. Em mais um anel deste círculo, seus amigos e assim, de acordo com tuas possibilidades, você vai ampliando os anéis deste círculo.

Se todos agirem assim, estes círculos, uns pequenos, outros grandes, acabarão por se encontrar e pouca

gente ficará fora deles. Da mesma forma deve ser o poder público. Vários círculos devem ser montados

para atender a população, e sempre haverá as ações preferenciais, que serão destinadas aos nossos cidadãos, primeiramente. Depois àqueles que chegam a nossa cidade à procura de uma oportunidade, de uma ajuda ou até mesmo abandonados pela sorte, como parece ser o caso do homem da foto.

Este homem que está aí na foto pouco pode esperar da administração pública a não ser o atendimento

social, um exame médico, uma medicação, uma alimentação emergencial. Talvez até um atendimento

psicológico. Mas nada mais que isto. Não é problema da prefeitura. É um problema mundial.

O ser humano ainda é algo a ser explicado.

Nenhuma cidade quer ver pessoas nesta situação jogadas pelas praças. Ninguém quer isto, mas infelizmente o problema existe. Em vez de criticar, acusar, tentar jogar a responsabilidade sobre alguém, vamos pensar no que fazer. Como ajudar ?

Deixo minha sugestão: Recolher o cidadão, levá-lo a um banho, corte de cabelo, fazer a barba,

dar-lhe roupas limpas. Fazer um exame médico e se necessário medíca-lo. Verificar sua origem,

para onde quer ir ou voltar, ajuda-lo com uma passagem de ônibus.

Só não devemos permitir que pessoas desocupadas, sejam elas doentes ou não, abandonadas,

perdidas ou desanimadas permaneçam em nossas ruas e praças. Serviço Social é para isto.

E tenho ainda uma lógica: Não se deve dar dinheiro a pedintes, pois às vezes isto se torna hábito.

Dê um alimento, uma roupa usada e encaminhe-o à assistência social.

Nós, cidadãos, devemos cuidar de nossa cidade como cuidamos de nossa casa.

sexta-feira, 8 de agosto de 2008

O BICHO JA PEGA. PEGOU !

Os políticos, todos eles, estavam mal acostumados e em suas campanhas faziam e aconteciam. Quem tinha dinheiro e poder barbarizava. Quem tinha poder e influência tinha mais espaço na mídia. Mas a coisa mudou. A atual Lei Eleitoral está aí para quem quiser provar seu sabor.

O Jornal Diálogo abriu espaço para alguns políticos em suas páginas para, a título de entrevista,
comentarem o caso Copasa. Com isto tentaram denegrir a imagem do prefeito e aproveitaram para fazer campanha eleitoral antes da época legal.( opinião do juíz) O resultado não tardou.

Nosso digníssimo juiz, Dr. Marco Ligabó, recebeu representação do PMN contra alguns políticos da cidade por fazerem propaganda eleitoral antes da época legal.
A representação atingia o jornal O Diálogo, os vereadores Carlinhos, Maurici, Oswaldo e o candidato a prefeito Luizinho e seu vice João de Barro.

Pelo que entendi da decisão de nosso juiz, com exceção do Diálogo, todos foram condenados com uma multa de 20 mil Ufir´s, que dá um valor de R$ 21.282,00 . Como em todo processo judicial,
este também deve caber recurso mas serve de alerta aos candidatos.

Que isto sirva de aviso a todos os candidatos. Façam a coisa certa, legal. Respeitem seus adversários. Todos à luta, mas na moral.

Aqui em Extrema a Justiça está de olho !

Mas também não posso deixar de destacar que o nosso Representante do Ministério Público
manifestou-se contra a representação. Questão de interpretação da Lei Eleitoral.

Todos os envolvidos são meus amigos e espero que a coisa fique apenas no susto e que um Recurso possa eliminar a multa. Mas se tiverem que pagar, vai doer.

quinta-feira, 7 de agosto de 2008

CONSELHOS POLÍTICOS

Diz o ditado que se conselho fosse bom a gente vendia. Mas para os amigos a gente dá de graça e com muito prazer. Como tenho vários amigos candidatos, permito-me estes conselhos que são, na verdade, mais ou menos o que pensa o eleitor.

Se você quer ser um vereador para ser feliz, desista.

Mas se você quer ser um vereador para fazer os outros felizes, avante !

Nunca pense no que a cidade pode fazer por você, candidato.

Mas, no que você pode fazer pela cidade.

Não seja candidato pensando nos bens da cidade, mas sim, pensando no bem da cidade.

Pense que o salário do vereador é justo, porque ele trabalha.

Mas pense que deva fazer jus àquele salário.

Não faça promessas que não poderá cumprir, pois poderá enganar alguns

agora, mas não conseguirá enganar todos depois.

Não faça comentários nem avaliações sobre aquilo que você não entende.

Seja humilde o suficiente para dizer: “ Não sei, mas vou procurar saber”.

Não tente desmerecer seu adversário político, mas tente valorizar

sua pessoa.Ao eleitor interessa saber de você e não do “outro”.

Confie em seu partido e em seus colegas. Seja fiel. Afinal, se você

entrou nesta “batalha” deve ir até o fim de mãos dadas com os companheiros.

E, o mais importante. Confie em você e em suas qualidades. Faça disto o

melhor de seus argumentos. Se não confiamos em nós mesmos, quem irá confiar ?


terça-feira, 5 de agosto de 2008

RECEITA LÓGICA.


Não é suficiente que uma sociedade possua apenas algumas pessoas muito capacitadas. Toda a sociedade tem de ter a possibilidade de uma formação durante toda a vida. Não basta que uma criança pobre receba alguma formação quando pequena. Ela tem de poder estudar o quanto quiser.

Os dois principais problemas do Brasil são: Corrupção e Educação. Por isto é necessário investimento maciço na Educação , transparência do governo e fidelidade partidária.

Um povo educado elegerá dirigentes honestos e competentes. Estes escolherão os melhores assessores.

Um povo educado sabe muito bem diferenciar um discurso sério de uma falação demagógica.
Um povo ignorante desperdiça seus recursos e empobrece. Um povo ignorante vive de se iludir.

Um povo educado prospera, mesmo que as condições lhes sejam adversas.

Só precisamos de políticos que queiram fazer isto. Existe dus formas de um político fazer história: Sendo corrupto ou sendo um grande administradoir

ÉPOCA DE EXUMAÇÃO - 2

Interessante quando olocamos aqui um artigo e pessoas nos procuram para esclarecer, prestar informações, enfim, colaborar. Foi o que ocorreu sobre este post.

Falamos aqui de uma verba de 80 mil reais para trocar um telhado da escolinha lá das furnas, pos foi assim que a informação chegou. Mas veio a correção, o esclarecimento, que colocamos abaixo.

Esta verba, administrada que será pela prefeitura, visa não só a troca do telhado, mas uma reforma completa no prédio, aumento da área útil, novos pisos e, principalmente, a construção de um Consultório Dental ( equipamento fornecido por uma alma caridoso) e tamabém de um Consultório Médico. Bem, agora já para para se pensar se a verba será suficiente.

Esperamos que aprefeitura não fique apenas na reforma do prédio. Mas que coloque alí também dentista e médicos para atender a população. Se não for assim, nem precisava gastar o dinheiro com os consultórios.

Já com relação à verba do campo de futebol, quem tiver mais informações que nos mande. Por enquanto fica a impressão de que o único beneficiado é o candidato a vereador Zé Gomes, dono d área. Aliás, nem sei onde encontrarão gente suficiente para fazer um time de futebol por alí.

Feita a correção, pedimos desculpas ao pessoal lá da Aamatef

segunda-feira, 4 de agosto de 2008

VAMOS CHORAR ?

Para os leitores aproveitarem bem a semana, vou mandar alguns números da nossa vizinha Argentina (que estÁ numa m... só). Falamos muito sobre combustíveis, e por lá os números são os seguintes:
Gasolina comum (igual a nossa mas sem álcool ) 1,99 pesos = R$ 1,00
Gasolina Super 2,30 pesos = R$ 1,15
Gasolina Fangio de alta octanagem 2,89 pesos = R$ 1,45
Como sabemos que nossa gloriosa Petrobrás exporta para a Argentina gasolina a R$ 0,65 , podemos ver como estamos sendo ROUBADOS pelo governo. O contrabando de gasolina na fronteira com o Rio Grande do Sul foi motivo de uma reportagem na RBS TV. (acho que foi encomendada ) Nela um Professor de uma Universidade de Porto Alegre foi alertar para os 'perigos' de se a gasolina bastecer os carros brasileiros com a da Argentina. Segundo ele, o motor pifa pra já. Só ficou faltando a explicação para os carros produzidos em larga escala aqui e exportados para lá. Serão um modelo especial? Para mim o que pode acontecer é nossos carros se engasgarem ao entrar em contato com gasolina de verdade, pois estão acostumados com estas garapas mixurucas que nos vendem a R$ 2,89.
No setor veículos não é diferente. Veículos NOVOS.
Gol 3 portas Power - 27.600 pesos (R$ 14.800,00)
Ford F250 - 108.500 pesos (R$ 54.300,00)
Vectra CD - 82.600 pesos (R$ 41.300,00 )

Ford Eco Export DIESEL 4X4 - R$ 35.000,00
Nissan Frontier 4x4 em uma agência em Oberá, 22.000 dólares ou R$ 44.000,00.

E por aí vão as diferenças, ressaltando que praticamente todos os carros de todas as marcas, tem a opção de virem com motor diesel.
Eu estava esquecendo. As estradas pedagiadas, com terceira trocha (terceira pista), mantidas em muito boas condições, custa para 300 quilômetros 3,40 pesos ou R$ 1,70 . Para nós percorrermos a mesma distância o preço é de R$ 28,00 .
Existe uma explicação lógica para uma diferença tão brutal?
Claro que existem, e muitas:
Cartões corporativos, Senadores a 600 mil por mês, Deputados a 200 mil por mês, mensalões, venda da Varig, Lullinha e o resto vocês conhecem.
Tem de sair dinheiro de algum lugar para manter isto.
Somos uns trouxas. (*)
(*) Trouxas, não. Somos realmente é covardes, pusilânimes, pois num povo com dignidade essa m... já teria mudado há muito tempo!