quinta-feira, 12 de abril de 2012

VALEU, SENHORES VEREADORES !

O Programa Bolsa Estudantil já mostrou sua eficiência na formação profissional e de qualificação dos jovens de Extrema que buscam melhores salários, melhores condições de vida. Tão bom que extrapolou a dotação orçamentaria. Não sendo corrigido desde 2009, tendo ocorrido aumento das mensalidades das escolas e tendo aumentada a demanda, o orçamento não suportou. Fez-se necessária uma reunião da Comissão, um estudo e a solicitação de mais verbas. Afinal, já existem mais de 500 cadastrados.

O executivo trabalhou, editou o projeto e enviou para a Câmara analisar, votar e aprovar. Enquanto novas verbas não são votadas o Programa foi obrigado a reduzir, temporariamente, os percentuais até agora pagos para viabilizar a continuidade.

A Câmara fez a sua parte. Marcou uma reunião Extraordinária para que o Programa não sofresse solução de continuidade. Todos os vereadores foram convocados para darem o quórum necessário e apreciarem o projeto.

A importância dele, e o que ele representa para os jovens estudantes, mobilizou até vereadores da oposição. É sabido que o vereador não tem obrigação legal de comparecer à reunião extraordinária, mas a responsabilidade é maior que o capricho.

Teve vereador que deixou reunião de negócios para vir votar ( Marcelo Fuji). Outro apareceu ainda vestindo uniforme de médico. Deixou seu Plantão Médico em outra cidade para vir votar (Dr. Roberto). Os da base de apoio se fizeram presentes ( Zé Maria, João Calixto e Cezar Bonifácio). Todos envolvidos pelo desejo de ajudar os jovens.

Mas.... Sempre tem um mas. 4 vereadores deixaram de vir prestigiar nossos estudantes. Ignoraram a importância de seu voto em um momento que os jovens estão de olhos abertos. Não posso entrar no mérito das justificativas pelas ausências. Mas entro no mérito das responsabilidades como edil. No respeito ao voto que lhes foi dado quando eleitos foram. A ausência é a maior falta de respeito ao cidadão.

Vereadores ausentes: Carlinhos, Euizer, Ditinha e Leandro Marinho.

Ainda hoje a Comissão já se reuniu e avaliou todos os cadastros pendentes e aprovou todos os que cumpriam as normas e exigências. Os porcentuais já foram atualizados.

Os vereadores votaram e aprovaram uma dotação anual de R$ 1.560.000,00. Parabéns, estudantes. Valeu, senhores vereadores que cumpriram sua obrigação. Àqueles que deixaram de honrar seu compromisso com o cidadão, fica o protesto.

2 comentários:

Medina disse...

Só não entendi o por quê teve que ser convocada reunião extraordinária pra isso. Por amor aos estudantes ou ao dinheiro extra?

Odair Picciolli disse...

Desde 2.006 não se paga nada a mais por reuniões extraordinárias. Creio que os vereadores que compareceram estavam realmente cientes da responsabilidade e da importância do projeto para os jovens estudantes.