sexta-feira, 27 de abril de 2012

MESMA ARMA, MESMA DERROTA.


Já ouvi muita gente dizer que a oposição em Extrema é burra e que por isto nunca ganhou, e nem ganhará uma eleição. Eu prefiro separar o joio do trigo. O eleitor que vota com a oposição exerce seu sagrado direito ao voto e deve escolher o candidato que lhe agrada. Este não seria um eleitor burro. Ela faz sua escolha. Muitas vezes sem saber em quem está confiando seu voto.

Mas quando tenho que falar dos líderes, caciques, "donos" de partidos da oposição, aí sim, tenho que reconhecer que inteligência não seria uma de suas qualidades. A cada eleição, as estratégias e as técnicas são sempre as conhecidas "ferramentas" petistas: Dossiês falsos, Cartas Apócrifas, Infâmias, Falsas acusações e tudo que a Escola Petista ensina.

Parecem tão convencidos da impossibilidade de convencer o eleitor e ganhar a eleição no voto, que passam a adotar a simples estratégia de tentar destruir o candidato adversário. E para a eleição que se aproxima já vejo que tudo se repetirá, inclusive nova derrota.

Que este blog é de apoio à situação, nem se discute. A Oposição também poderia ter um blog de apoio, para falar das coisas deles. Mas a falta de criatividade, a "malandragem" burra, o hábito, que faz o monge, o cachimbo, que deixa a boca torta, a calúnia, a desinformação e, principalmente, o julgamento de que o eleitor é trouxa, nos mostram bobagens como esta que denuncio.

Criaram uma página no Facebook com o nome deste blog, Extrema Sem Censura (http://pt-br.facebook.com/pages/Extrema-Sem-Censura/283090485060746) e lá colocaram assuntos que atacam o atual prefeito, com o objetivo claro de tentarem caracterizar um ataque meu contra a atual administração. Tentarem dizer ao eleitor que estamos contra a administração.

É a isto que chamo de burrice. Quem quer ganhar uma eleição agindo desta forma não pode ser gente confiável. Se para ganhar fazem estas coisas, o que farão depois para se manter no poder ? Seria os Mensalões, os milhões na cueca, os Ministros Corruptos, os Cachoeiras da vida ? Os Mal Feitos ? Depois irão ouvir: Bem Feito !

Cada vez mais me convenço que fiz a opção política correta. Deste lado vejo trabalho, dedicação, justiça e honestidade. Do outro lado vejo esta estupidez. Vejo meia duzia de pseudos-políticos, que acreditam ainda ser possível convencer o eleitor com mentiras a gastarem seu tempo com ações que nem mesmo um bom oposicionista concordaria.

Acabo de ver na internet um convite do PT ao jovem de 16 anos, de primeiro voto. Mas seriam estes exemplos de caráter torto e sujo que farão estes jovens novos eleitores optarem por lhes darem o voto ?

Se alguém me convida para roubar um banco é porque ele imagina que sou ladrão de banco.
Se alguém me convida para roubar galinhas, é porque me imagina um bom ladrão de galinhas.
E pelo que vejo estariam convidando os jovens aos "mal feitos" políticos.

Mas quando alguém me convida para um ato de cidadania é porque sente que sou um bom cidadão.

Usem a cabeça senhores políticos de oposição. Façam uma campanha limpa, com projetos e ideias, convençam seu eleitorado com argumentos honestos e objetivos. Pensem que o eleitor da oposição é inteligente e não aceita estas grosserias. Os tempos mudaram e eles querem ver ação, trabalho, resultados. Malandro é aquele que trabalha, que estuda, que ganha dinheiro. O trouxa está pelas ruas, pelas esquinas, pedindo uma cachaça, um cigarro, usando drogas.

Será isto que os senhores desejam ? Transformar nossos jovens em "malandros" como os que fizeram isto ?

quinta-feira, 26 de abril de 2012

CALENDÁRIO ELEITORAL

Está se aproximando o importante período eleitoral e para que nossos leitores interessados na política estejam informados sugerimos a leitura deste texto

O calendário eleitoral apresenta datas e prazos para que os Partidos e os Candidatos possam estar de acordo com as exigências do TSE-Tribunal Superior Eleitoral e o TER-Tribunal Estadual Eleitoral, aí, inclusos, os compromissos dos municípios.

A partir do primeiro dia de 2012, os institutos de pesquisas ficaram obrigados a registrar oficialmente seus levantamentos. Também a partir deste dia, governantes ficaram proibidos de distribuir bens, valores ou benefícios gratuitamente.

PARA OS CANDIDATOS.

As convenções para escolha dos candidatos deverão ocorrer entre os dias 10 e 30 de junho. Nesse período, rádios e tv´s estão proibidas de transmitir programas apresentados por candidatos escolhidos em convenção.

Após isso, partidos e coligações terão até o dia 5 de julho para registrar seus candidatos. No dia seguinte fica liberada a realização de propaganda eleitoral, como comícios e propaganda na internet ( desde que não paga ).

No dia 06 de agosto os candidatos devem apresentar à Justiça Eleitoral, para divulgação na internet, a primeira prestação de contas parcial dos recursos recebidos para financiamento de campanha. A segunda prestação de contas parcial deve ser apresentada por candidatos e partidos políticos até o dia 06 de setembro.

A propaganda eleitoral gratuita no rádio e na TV começa no dia 21 de agosto, uma terça-feira, e termina em 4 de outubro, três dias antes da eleição. Nos municípios onde houver o segundo turno, a propaganda fica permitida até o dia 8. Em rádio e TV, já pode começar no dia 13 de outubro e se estender até o dia 26.

PARA O ELEITOR

Em 09 de maio de 22012 termina o prazo para o eleitor requerer inscrição eleitoral ou transferência de domicílio do título. O eleitor que não votar no primeiro turno tem até o dia 06 de dezembro para justificar sua ausência. No segundo turno o prazo é até 27 de dezembro.

terça-feira, 24 de abril de 2012

COM A PALAVRA, OS EMPRESÁRIOS.

Esta semana participei de uma reunião de Associação de bairro com a Polícia Militar.

Falavam de Segurança Pública, problemas com drogas, roubos, furtos e, principalmente, da juventude que fica nas ruas até altas horas, praticando todo tipo de vandalismos e causando insegurança.

Ouvi de um experiente Militar comentários sobre a necessidade de se dar ocupação a estes jovens, durante o dia e à noite, para que, cansados, se recolham a seus lares pois no dia seguinte teriam compromissos.

Dizia o Militar que hoje o jovem, viciado em crack, acorda as 10,00 horas da manhã e se põe na rua em busca da droga. Praticam algum furto ou roubo, compram e utilizam a droga. Ao voltarem para suas casas praticam mais uma vez algum furto ou violência. Isto diariamente.

Ao tempo em que ouvia isto tudo lembrava daqueles jovens que fazem cursos técnicos no SENAI, daqueles que freqüentam a FAEX à noite e de todos que trabalham nas industrias da cidade. Esta é a população jovem saudável. O que, e como, fazer com aqueles que se desviaram do comportamento ideal ?

Estes jovens não tiveram acesso à educação, não tiveram estrutura familiar, não tiveram formação cidadã. Podem ser recuperados ? Podem sim, mas dependem de ações que envolvam a sociedade e não só a administração municipal.

As empresas se instalaram na cidade, gozaram de benefícios, utilizam a população em sua produção, fazem lucros e crescem. Justo seria que devolvessem à cidade uma parte de seus ganhos através de ações sociais.

Se tomarmos 20 empresas e cada uma “adotar” 10 jovens, contratando-os como aprendizes, colocando-os para trabalharem ½ período nas fabricas e levando-os a ½ período em cursos de especialização. SENAI, SENAC, FAEX ou outras escolas, mas fazendo dos cursos um compromisso, uma obrigação, teríamos 200 jovens fora das “ruas”. Seriam 200 jovens longe dos traficantes, longe das drogas e perto da oportunidade de se tornarem cidadãos exemplares. O que para a empresa pode representar pouco, para a cidade, como um todo, representaria muito.

Com uma renda de 1 salário mínimo, ajudariam a renda familiar, passariam a ter acesso ao consumo de bens de seu interesse, estariam se desenvolvendo profissionalmente formando a tão desejada mão de obra qualificada, e aliviando o trabalho da Polícia Militar, da Saúde e da sociedade.

A Panassonic irá contratar 35 jovens nestas condições. Já é um exemplo. Que venham as outras grandes empresas. Bauducco, Rexam, Barry, Kopenhagen e outras. Se unirmos esforços conseguiremos banir de nossa cidade as drogas e o banditismo. Claro que jamais conseguiríamos eliminar todo o mal, mas conseguiríamos diminuir muito.

Com a palavra os empresários.

quarta-feira, 18 de abril de 2012

NINGUÉM QUER PERDER O TREM, SÔ !

Pode parecer até que estou fissurado neste assunto, mas as coisas vão acontecendo e nós vamos comentando. E hoje tenho que exagerar no texto.

Semana passada falei da votação do Projeto de Lei que aumentava a dotação orçamentária do Programa Bolsa Estudantil, dos vereadores que votaram e aprovaram o importante projeto, e dos vereadores que deram uma banana aos estudantes não comparecendo para a votação.

Esta semana coloquei aqui um artigo, novamente falando deste Programa, que independente do fato de eu fazer parte da Comissão que avalia os cadastros, é, de fato, um dos Programas de Benefícios mais importantes em todo o Estado, e poucas cidades do porte de Extrema teriam condições de investir mais de 1,5 milhões por ano na formação profissional de sua juventude. Tão importante e representativo que os políticos da chamada oposição já querem pegar uma “carona”.

Agora leio no Facebook o artigo que reproduzo abaixo e depois comento.

bro aspas “ MEUS AMIGOS DO FACE, BENEFICIÁRIOS DO AUXÍLIO ESTUDANTIL DE EXTREMA/MG, GOSTARIA DE CONVIDÁ-LOS PARA UM DIÁLOGO NO INTUITO DE CORRIGIR AS DIFICULDADES QUE OCORREM NO ACESSO A ESTA POLÍTICA PÚBLICA. Durante o mandato de vereador (2005/2008) participei da comissão estudantil que analisava alguns dos pedidos dos interessados, desta forma conheço o quanto é importante este benefício para a inclusão social e o acesso aos cursos de nível superior para nossos jovens cidadãos de Extrema.

Entendendo como funcionam as políticas públicas:

1) É preciso compreender corretamente: - Quando o poder público cria uma lei para atender uma demanda pública, os beneficiários desta lei, NÃO RECEBEM UM FAVOR DO PODER PÚBLICO (NESTE CASO, DA PREFEITURA), MAS PASSAM A POSSUIR UM DIREITO DE SEREM BEM ATENDIDOS, portanto, se houver QUALQUER descumprimento por parte do poder público, não se perde um favor, mas sim um direito, o qual pode e deve ser cobrado, inclusive judicialmente.

2) Políticas públicas que foram idealizadas para a inclusão social do cidadão, como todas as outras, mas em especial as que visam o direito a educação, devem sofrer um planejamento eficaz, pois, não se deve TENTAR INCLUIR mediante aquela política pública, mas sim REALIZAR A INCLUSÃO a todo o custo. O objetivo central é cumprir com o objetivo do projeto social e não, aplicar apenas um paliativo que busque minimizar sofrimentos, mas sim acabar definitivamente com o problema social.

Sabemos das dificuldades do acesso ao nível superior por todo cidadão, geralmente os jovens, que estão iniciando numa carreira profissional sem experiência, portanto com baixos salários, ou ainda, nem mesmo possui recurso financeiro próprio, dependendo da renda de seus pais e familiares.
O que ocorre é que esta política pública municipal, ainda sofre por falta de planejamento e padronização, ou seja, problemas simples de serem resolvidos bastando apenas vontade política, direcionamento e técnica objetiva.
Quando vereador (2005/2008), após a criação do auxílio, os atrasos no pagamento ultrapassavam 70 dias, por diversas vezes me mobilizei para acabar com este atraso, mas percebo que embora o prazo de pagamento tenha diminuído, o problema ainda não se resolveu, já que o pagamento tem ocorrido com 30 dias de atraso e as vezes até um pouco mais.
Este atraso provoca constrangimento, pois o estudante fica inadimplente, paga juros e cria uma bola de neve contra si próprio. Sem contar com as diversas visitas até o departamento de ação social, para questionar se seu benefício será ou não depositado. Recentemente, obrigou-se a abertura de conta corrente na Caixa Econômica Federal para agilizar o processo, no entanto até agora, isso não representou uma melhora no atendimento, já que o depósito continua sendo feito em atraso.
Outra dificuldade alegada pelo “aluno bolsista”, assim como é chamado, é a mudança aleatória da porcentagem do valor oferecido como auxílio, as vezes, até sem que exista alteração na sua renda mensal.
Por fim, uma outra reclamação existente refere-se a contrapartida do beneficiário através de serviços voluntários, que geralmente ocorrem com a presença em eventos institucionais da Prefeitura, contribuição em ações que visam recolher doações para instituições filantrópicas, participação em passeatas de cunho social e político e outras.

SUGESTÕES:

1) Aumentar o número de funcionários públicos responsáveis pelo processo de análise, aprovação e pagamento do auxilio estudantil, capacitando-os, evitando assim o atraso no pagamento do benefício;

2) Modificar a maneira de comprovação do pagamento, ou seja, o benefício (valor) deverá ser liberado mediante a apresentação do COMPROVANTE DE PAGAMENTO DO MÊS ANTERIOR, desta maneira, o estudante recebe a quantia que faz jus para pagar sua mensalidade do mês corrente e não o inverso, desta forma, evita-se a ocorrência de juros ou de inadimplência perante a instituição educacional, evitando também os diversos constrangimentos aos quais os "bolsistas" estão sujeitos em virtude do atraso do pagamento;

3) Modificar a política do serviço voluntário, ou seja, o espírito da lei que criou o benefício, do qual tive a honra de participar quando vereador, que não é de cobrança, pelo contrário, é de colaboração, porém, isso deve ocorrer em duplo sentido, ou seja, o estudante participa com seu tempo vago para ajudar no serviço público, e o poder público (prefeitura) participa dando condições de colaborar na profissionalização de seu aluno "bolsista", sendo assim, cada estudante necessita ser reconhecido como “estagiário”, realizando seu tempo de estágio na área em que realiza seu curso de nível superior/profissionalizante. Enfim, o/a estudante de psicologia, junto a psicólogos da prefeitura, o estagiário de direito, cumprindo seu estágio no interior do departamento jurídico municipal, o/a estudante do curso de enfermagem no posto de saúde e assim sucessivamente. Quanto aos cursos nos quais não haja possibilidade de estagiar no serviço público, podem ser analisados individualmente.

PERGUNTA:

COMO REALIZAR ESTAS MUDANÇAS?

“Os alunos “bolsistas” precisam se mobilizar, e apresentar estas propostas através de um projeto de lei contendo um abaixo assinado, para a Comissão de Participação Popular da Câmara Municipal, para que através de alteração da lei (projeto de lei), se fixem estas ou outras mudanças que se julgue pertinentes e necessárias na lei municipal que regulamenta o benefício, pois assim, o poder público será obrigado a planejar melhor e cumprir com sua obrigação de não atrasar o pagamento do benefício.”

Como Bacharel em Direito e ex-vereador que participou da criação da Lei do Auxílio Estudantil, me coloco voluntariamente à disposição dos beneficiários do auxílio estudantil para montar a proposta de projeto de lei, se todos esses estudantes colaborarem, no próximo semestre os problemas aqui citados poderão não mais existir.


Vamos aos comentários.

Nem é preciso dizer que o comentário vem da oposição. Aliás, de uma pessoa que foi vereador, participou da Comissão do Programa, e no seu tempo nada fez no sentido de corrigir algo que julgasse errado ou melhorar alguma coisa que pudesse ser melhorada no programa. Nos últimos 4 anos esta pessoa esteve ausente da política municipal, pois dedicava-se à assessoria parlamentar de um Deputado Estadual. E estando próximo de um deputado jamais se interessou em ajudar algum jovem estudante. Mas o próprio reconhece a importância do Programa Bolsa Estudantil e dele quer tomar posse.

Já chega incitando os jovens a um movimento de rebeldia para procurarem a justiça caso seus direitos não sejam respeitados. Sem que algo neste sentido tenha ocorrido.

Fala ele em mudança aleatória nos percentuais do dito benefício. Ele sabe, mas se faz de distraído, ou não freqüentou as reuniões quando era membro da Comissão, que os percentuais variam sim, de semestre para semestre, mas não aleatoriamente e sim, pelo fato de a família do bolsista ter melhorado sua renda familiar, conseqüência de melhores empregos e melhores salários, ou algum membro da família que tenha entrado no mercado de trabalho. Existem casos de bolsistas que deixam o programa pela felicidade de um grande aumento na renda familiar e outros que tem seu percentual aumentado em virtude de um desemprego de um familiar. Tudo dentro da Lei. Tudo transparente. Busca-se ser justos. Dar mais a quem mais precisa.

E isto está na Lei que criou o benefício e o bolsista toma conhecimento quando faz seu cadastramento. Até que me provem o contrário, uma ajuda da prefeitura, ou um benefício temporal, como é o caso da Bolsa Estudantil, não seria Direito Adquirido.

Direito Adquirido é Constitucional, uma ajuda, um beneficio temporário é Municipal.

Pode ser concedido, ou extinto, conforme as possibilidades da cidade.
A regra é clara. O Bolsista deve apresentar o comprovante do pagamento da sua mensalidade, que varia de curso para curso, de faculdade para faculdade e sobre este valor é que se faz o cálculo do benefício. Como se poderia fazer liberação de um pagamento se não se sabe exato valor da mensalidade paga ? Se o bolsista está cursando, freqüentando as aulas ? Agilizando este processo também terá agilizado a liberação de seu benefício. E ele sabe disto.

Da mesma forma sabe que deverá apresentar, no recadastramento, declaração da Faculdade de que não existe pendências ( DP´s), sem a qual não terá seu pagamento liberado. Quando esta declaração não é entregue a tempo, o pagamento sofre descontinuidade, ou atraso, para alguns.

Também está na Lei que o Bolsista deverá retribuir o benefício com a prestação de serviços voluntários e isto é feito de acordo com as possibilidades de horários de cada um. O tal ex-vereador que não se reelegeu porque o eleitorado assim decidiu, argumenta que o bolsista deveria cumprir esta obrigação fazendo estágios nas áreas em que está se formando. Seria ótimo, se possível fosse. Tanto para o Bolsista como para a Administração.

Mas a realidade é outra. O jovem Bolsista geralmente trabalha de dia e estuda à noite. Diariamente cerca de 8 a 10 ônibus deixam a cidade levando estudantes para outras cidades. Dos cerca de 500 atuais Bolsistas, talvez menos de 50 podem dar-se ao luxo de só estudar, salvo aqueles que cursam especialidades em período integral.

Então, como exigir do jovem estudante que venha periodicamente estagiar no Departamento Jurídico, na Contabilidade, na Saúde ou na Educação nos dias úteis e no horário das 08,00 Às 17,00 horas ? E seus empregos ? Como ficariam ? A solução do trabalho social veio atender à Lei e à possibilidade e disponibilidade do estudante.

No momento em que se fez necessário o aporte de mais recursos para atender o aumento da demanda, pois de 300 bolsistas o Programa viu-se diante de mais de 500 pretendentes, a administração e o programa elaboraram um Projeto de Lei e enviaram para a Câmara, para que fosse votado em sessão extraordinária e os pagamentos não sofressem solução de continuidade.

O que aconteceu ? Dois vereadores da oposição, apoiados pelo partido deste ex-vereador, que se diz também presidente do partido, simplesmente não compareceram, demonstrando o quanto estariam interessados no futuro dos Bolsistas.

Depois de abandonar os jovens estudantes por mais de quatro anos, tendo em vista a próxima eleição, eis que surge agora com protestos para agitar àqueles que estão muito mais interessados em seus cursos, em sua formação, na obtenção de um bom emprego. A vida caminha tranqüila, seus cursos em pleno andamento, uma carreira sendo preparada. Estão conseguindo trabalhar, estudar e pagar pelo estudo. Para que precisariam ser tangidos como boiada, e por gente que desde muito tempo deixou de se preocupar com o que faziam ou deixavam de fazer ?

O Programa Bolsa Estudantil é transparente, todo Bolsista que se julgar prejudicado pode se manifestar diretamente ao Depto. de Assistência Social e, se desejar, marcar uma entrevista com o Prefeito, como já tive a oportunidade de presenciar. Se eles julgarem que alguma coisa precisa e pode ser mudada, bastaria formarem uma comissão, ou mesmo individualmente, e ir conversar com o Prefeito. Nossa cidade é pequena, o acesso é fácil. Nossos bolsistas não podem ser usados com massa de manobras políticas, principalmente por políticos oportunistas. São jovens inteligentes, que sabem tudo o que querem, e o que podem.

Sendo Bacharel em Direito, apesar de recém formado, sabe que uma Administração cria um benefício, altera, para mais ou para menos, e até pode extingui-lo, de acordo com a capacidade financeira do município e do orçamento. Por isto foi feito este Projeto de Lei aumentando de R$ 1 milhão de reais/ano para R$ 1,56 milhões/ano. Havia orçamento, havia condições. Fosse o contrário, por exemplo, uma grande queda na arrecadação, hipótese pouco provável em Extrema, e se faria uma redução. Isto é Matemático, Economia pura. E Direito, principalmente.

Não sei se esta se oferecendo como advogado, pois ainda não tem a carteira da OAB, não podendo advogar, ou se está se oferecendo como político, pois não tem um mandato. Então entendo que estaria se oferecendo como futuro candidato/ . Fala em não repetição no próximo semestre dos problemas que estão ocorrendo agora. Pergunto:

Quais problemas ? O que houve foi um excesso de demanda, somado aos aumentos dos valores das mensalidades. Se um pai que tinha um filho na faculdade de repente passa a ter dois e a mensalidade de ambos aumenta, ocorre naturalmente um descontrole e uma demanda por mais dinheiro.

No Programa não poderia ser diferente. Mas seria injusto manter um valor só para alguns e deixar uma grande quantidade sem nada. A opção foi pagar todos com uma pequena redução que lhes serão creditadas em seguida, retroagidas, no próximo pagamento. E isto em apenas um mês. Desta forma todos continuaram beneficiados. Felizmente, inclusive com o apoio de dois vereadores de outros partidos de oposição, o Projeto foi aprovado e tudo está normalizado. Todos seguirão recebendo os mesmos percentuais, e sem atrasos, que só ocorrem por força da burocracia que o sistema exige.

Que nossos jovens bolsistas não se deixem levar por estes vendedores de ilusões. Quem quer faz, não manda. Em nome da Comissão do Programa Bolsa Estudantil tomo a liberdade de nos colocarmos a disposição para quaisquer esclarecimentos, reclamações, denuncias ou solicitações, como sempre estivemos.

500 Bolsistas representam nada menos que uma média de 2.000 eleitores, considerando seus familiares. E é nisto que estão interessados estes oportunistas, mas quando é para se votar alguma coisa que traga benefício à população, se escafedem, fogem, desaparecem.

segunda-feira, 16 de abril de 2012

FAIR PLAY, POR FAVOR.

Nosso blog é um espaço aberto para todos. Aqui podemos dar opinião, discutir qualquer assunto e exercer nosso sagrado direito Constitucional à livre expressão, claro que, respeitando o Direito de cada um.

Nas Comunidades da Internet a coisa é diferente. Entre o bom senso,educação e gentileza e a grosseria, a falta de educação e de respeito a distância é bem curta. Basta que sua opinião não seja igual a do outro, e pronto! O caldo entorna. Logo vem ofensas e até ameaças. Esquecem, aqueles que frequentam Comunidades, que existe crime virtual e não imaginam o quanto dá trabalho, e custos, um processo por ofensa pessoal.

Aqui no Blog a coisa não seria diferente. Tem muita gente que manda comentários grosseiros, ofensivos e aí exercemos nosso controle e não publicamos. Seja para proteger quem esteja sendo atacado, como para proteger quem esteja atacando, que muitas vezes, por desconhecimento, falta de elegância e de educação, não sabe o risco que corre. Não se trata de censura, mas de cuidados. Afinal, a responsabilidade é do blog e não podemos permitir que pessoas sejam ofendidas e destratadas, simplesmente porque acreditam que a virtualidade é um vidro a prova de bala.

Portanto meus amigos, e inimigos, não percam tempo enviando comentários chulos,palavrões ofensivos ou ataques puramente pessoais. Não serão publicados.

Nós ainda somos do tempo em que se mandavam flores.

domingo, 15 de abril de 2012

UM COMENTÁRIO PARA SER LIDO E DISCUTIDO

Esta semana recebemos o comentário abaixo que se refere ao artigo Cidade dos Milagres.



Suas observações a respeito do movimento da cidade e do achismo de quanto cada um gasta no supermercado não podem ser usados como argumentos para dizer que Extrema não oferece trabalho de baixo salário. O Brasil inteiro mudou, aumentou a renda e as pessoas estão consumindo mais. Isso não é privilégio exclusivo de Extrema e nem novidade. A questão é: o modelo econômico adotado por Extrema é ultrapassado, como no filme tempos modernos, onde os trabalhadores fazem tarefas repetitivas e manuais. Quantas empresas de biotecnologia, nanoteclogia, tecnologia da informação, (desenvolvimento de sistemas), laboratórios de pesquisa e desenvolvimento estão instalada em Extrema? Quantas patentes registramos em Extrema? Quantos idiomas são falados em Extrema? Quantos empregos são oferecidos? Qual o salário oferecido? Responda com dados de fontes confiáveis de não com observação empírica. Roberto robertogravatar@gmail.com



Percebo que o leitor entendeu que falávamos que a cidade faz milagres. Mas o que queremos dizer é que se todo mundo ganhasse só salário mínimo estaria ocorrendo milagres. Basta observar o nível de consumo. Não seria possível a cidade ter 12.000 carros se todo mundo ganhasse salário mínimo. Este seria o tal milagre.



De cara leio que diz que eu disse que Extrema não oferece trabalho de baixo salário. Basta reler o artigo Cidade dos Milagres e observar que não está escrito isto. Cada um lê como entende. Digo que o consumo indica que existe renda na cidade. Não seria possível este movimento comercial apenas com salário mínimo.



Quando o leitor diz que o modelo econômico adotado por Extrema é ultrapassado, fico a imaginar. Como poderia estar ultrapassado se a cidade é uma das que mais cresceram e se desenvolveram no Estado ? O Tipo de empresa, ou modelo de negócios que o leitor se refere independe da vontade da cidade. Depende do interesse das empresas. Este tipo de atividade que envolve estudos, pesquisas e investimentos, exigem, acima de tudo, profissionais especializados, técnicos, doutores, cientistas. E isto Extrema ainda não tem. Primeiro há que se investir na qualificação profissional, e está sendo feito. A cidade tem uma Faculdade. Em breve terá uma Fatec. Tem o Senai. Tudo poderá vir a seu devido tempo. Gostaria que ele me mostrasse uma cidade de 30 mil habitantes com aquele tal modelo econômico que faz referencia.



Diz também, o leitor, que a cidade não fala outro idioma. Isto é algo que cada jovem, cada estudante deve buscar. Não é problema da cidade, em sí, mas do interesse individual. E não seria o fato de o jovem falar um outro idioma que estaria apto a receber um bom salário. Fosse assim, professores de inglês estariam ricos. É preciso formação profissional. Um outro idioma é acessório.



Perguntava o leitor: Quantos empregos são oferecidos? Qual o salário oferecido? Responda com dados de fontes confiáveis .



A FIEMG ( fonte confiável) informava recentemente que Extrema já oferece 12.000 empregos, sendo que destes, mais de 2.000 são ocupados por gente de outras cidades, exatamente pela falta de pessoas qualificadas profissionalmente na cidade. Salários ? Todo mundo sabe. Vai de R$ 700,00 a mais de R$ 7.000,00.Consulte as empresas de RH da cidade. São fontes confiáveis. Cada um ganha aquilo que merece pelo que sabe fazer. Não tem mistério. Ninguém compra um carro zero ganhando salário mínimo. A política salarial e algo que depende exclusivamente dos Sindicatos Profissionais, Sindicatos Patronais e do próprio trabalhador.



Quem vive a reclamar que os salários são baixo é porque conversa só com quem ganha pouco, e reclama muito. Procure conversar com quem ganha bem. O leitor acredita que um Gerente, Um Diretor, Um Técnico de Produção, Um Chefe de RH, ganham salário mínimo ? Claro que a maioria ganha menos, mas isto é realidade em todo o país. Não seria privilégio de Extrema. E também é escolha do trabalhador. Enquanto uma industria paga R$ 700,00 para um ajudante geral, que terá que pagar aluguel caro,um sitiante paga R$ 1.200,00 para um caseiro, com moradia gratuita. Mas a grande maioria quer morar na cidade, ninguém mais quer viver na zona rural. Aí entra a opção de cada um.



A industria é o caminho para o crescimento profissional. Só é preciso estudar, aprender, ter paciência e disciplina. Extrema tem hoje mais de 500 jovens no Programa Bolsa Estudantil, que fazem cursos diversos; Medicina, Odontologia, Engenharias,Técnicos, Pós Graduações, etc. Logo serão 500 novos profissionais e atrás deles virão outros 500. Se forem dedicados e pacientes, e permanecerem na cidade, dia chegará em que teremos aquele tal "modelo econômico". Emprego tem. Basta ler os jornais ou consultar as empresas de RH. Salário bom ? Vai depender de cada um. Se uma empresa oferecer salário mínimo para contratar um técnico, vai esperar sentada. Mas se oferecer salário de um técnico para quem está começando a trabalhar, vai ter fila na porta.

quinta-feira, 12 de abril de 2012

VALEU, SENHORES VEREADORES !

O Programa Bolsa Estudantil já mostrou sua eficiência na formação profissional e de qualificação dos jovens de Extrema que buscam melhores salários, melhores condições de vida. Tão bom que extrapolou a dotação orçamentaria. Não sendo corrigido desde 2009, tendo ocorrido aumento das mensalidades das escolas e tendo aumentada a demanda, o orçamento não suportou. Fez-se necessária uma reunião da Comissão, um estudo e a solicitação de mais verbas. Afinal, já existem mais de 500 cadastrados.

O executivo trabalhou, editou o projeto e enviou para a Câmara analisar, votar e aprovar. Enquanto novas verbas não são votadas o Programa foi obrigado a reduzir, temporariamente, os percentuais até agora pagos para viabilizar a continuidade.

A Câmara fez a sua parte. Marcou uma reunião Extraordinária para que o Programa não sofresse solução de continuidade. Todos os vereadores foram convocados para darem o quórum necessário e apreciarem o projeto.

A importância dele, e o que ele representa para os jovens estudantes, mobilizou até vereadores da oposição. É sabido que o vereador não tem obrigação legal de comparecer à reunião extraordinária, mas a responsabilidade é maior que o capricho.

Teve vereador que deixou reunião de negócios para vir votar ( Marcelo Fuji). Outro apareceu ainda vestindo uniforme de médico. Deixou seu Plantão Médico em outra cidade para vir votar (Dr. Roberto). Os da base de apoio se fizeram presentes ( Zé Maria, João Calixto e Cezar Bonifácio). Todos envolvidos pelo desejo de ajudar os jovens.

Mas.... Sempre tem um mas. 4 vereadores deixaram de vir prestigiar nossos estudantes. Ignoraram a importância de seu voto em um momento que os jovens estão de olhos abertos. Não posso entrar no mérito das justificativas pelas ausências. Mas entro no mérito das responsabilidades como edil. No respeito ao voto que lhes foi dado quando eleitos foram. A ausência é a maior falta de respeito ao cidadão.

Vereadores ausentes: Carlinhos, Euizer, Ditinha e Leandro Marinho.

Ainda hoje a Comissão já se reuniu e avaliou todos os cadastros pendentes e aprovou todos os que cumpriam as normas e exigências. Os porcentuais já foram atualizados.

Os vereadores votaram e aprovaram uma dotação anual de R$ 1.560.000,00. Parabéns, estudantes. Valeu, senhores vereadores que cumpriram sua obrigação. Àqueles que deixaram de honrar seu compromisso com o cidadão, fica o protesto.

terça-feira, 10 de abril de 2012

CIDADE DOS MILAGRES

Sou meio agnóstico mas de vez em quando penso acreditar mesmo em milagres. Conheço pessoas que passam o tempo, e tomam o tempo de outras, reclamando que Extrema só tem empregos para Ajudante Geral, que as empresas só pagam salário mínimo, que a cidade não oferece oportunidades e outros xororôs.

Mas sou observador. A Ciretran, em seu último informe, mostrou que Extrema tem 12.000 carros registrados. Como temos cerca de 29.000 habitantes, oficiais, temos a incrível média de quase 1 carro para cada duas pessoas. Coisa que só acontece na Europa ou no EUA. Como criança não dirige, acho que a média seria 1 por 1.

Na quinta-feira passada fui ao Tetra as 17,30 horas. Garagem lotada, de carros novos. A loja, cheia. Carrinhos, cheios. Observo; Variedade,qualidade e quantidade nos carrinhos. Muitos deles passariam dos 300 reais. Como é que ajudante geral pode gastar tanto ?

Sai e fui na nova loja da Brasil Cacau para comprar um ovo de páscoa. Surpresa ! A fila estava na calçada. Tinha mais gente comprando chocolate do que jogando na Mega acumulada. Fui pra casa sem o chocolate.

à noite fui ao 50 Bar tomar uma cerveja. Lotado. Resolvi ir comer uma pizza. Nápoles, lotada. Tenda Bar e Pizzaria, lotada. Fiquei alí esperando e pensando. Como é que ajudante geral arruma dinheiro para gastar tanto.

Na sexta-feira fui a um pesque-pague atrás de umas tilápias. Acertaram ! Lotado. Estava faltando tilápia tal era a quantidade de gente pescando. Estacionamento lotado. Será que eram só ajudantes gerais ?

No domingo resolvi dar um rolê pela cidade para conferir o tal "crescimento". Tem construção nova pra tudo que é lado. Lá pelos lados da prefeitura tem um loteamento onde contei mais de 50 novas casas sendo construídas. Dá para entender porque uma cidade de apenas 29 mil habitantes tem 6 ou 7 grandes lojas de materiais de construção, fora a freqüência com que vejo caminhões de outras cidades trazendo materiais, principalmente de acabamento.

E mais uma vez me pergunto: Como é que ajudante geral pode ganhar e gastar tanto. Acho que tem ajudante geral sonegando Imposto de Renda. Eu, particularmente, estou procurando um casal de caseiros a mais de 6 meses. Pago 1,3 mil, por mês dou casa, água e luz. Não gasta com condução, pois acorda no trabalho. Tem horta, galinheiro, frutas e segurança. Mas os que aparecem não tem qualificação, não querem trabalhar no sábado, não sabem nem trocar uma tomada. Querem trazer os amigos para um churrasquinho na piscina e correm quando ficam sabendo que moro no local.

Reclamam que o aluguel em Extrema está muito caro. Culpa da grande demanda. Mas faltam casas para locação, ou seja, tem gente podendo pagar.

A Prefeitura vai entregar este mês as 103 novas casas do Conjunto Residencial Tenentes II e tenho tido contato com os felizes contemplados. Aliás, merecedores, pois trabalham firmes, tem família constituída, nomes limpos e se encaixaram no perfil exigido pela CAIXA. Nas conversas com este pessoal percebo não só a alegria, mas o orgulho. Todos já falam em construir muros, garagem e até mais um quarto.

A renda média destas famílias não passa de 1,8 mil reais, limite da CAIXA. Geralmente trabalham o marido e a esposa. As crianças ficam na creche. A luta é árdua, mas são pessoas honestas, batalhadoras, que com certeza terão um belo futuro.

Mas, como milagres não existem mesmo, vamos às verdades. Tem muita gente que reclama sem razão. Tem gente "encostada" nos pais, "sugando" os pobres velhos que ainda trabalham ou até mesmo suas aposentadorias, mas não querem trabalhar como iniciantes na vida profissional e, claro, ganharem baixos salários. Tem pressa, querem ter carro, moto, roupas de grife, celular, Ipad, Computador, etc., coisas que exigem muito dinheiro. Mas esquecem que para isto é preciso se qualificar e estar pronto, profissionalmente, fazer carreira em uma empresa, conquistar espaço e cargos, e é preciso dar tempo ao tempo. Então, o que fazem ? Reclamar, protestar. Como se isto fosse trazer a sonhada solução imediata.

Aos reclamões de plantão fica uma mensagem: Ao trabalho, Ao estudo, À qualificação. Construam um belo Curriculum e não uma Ficha Corrida. Construam uma carreira profissional em uma empresa e não um trampolim amador para ficar pulando de um lugar para outro. Lembrem do velho ditado: Macaco que muito pula, quer chumbo.

É preciso entender que tudo não passa de uma pirâmide, em cuja base estão os trabalhadores de menor renda, aqueles que estão se profissionalizando, aprendendo, iniciando carreira. Enquanto que no cume estão os salários mais altos. No meio, os diversos pisos salariais, característicos do sistema econômico. Ou seja, ganha mais quem está mais qualificado.

Não tem milagre, tem esforço, dedicação e, muita, paciência.

quinta-feira, 5 de abril de 2012

OLHA QUEM ESTÁ FALANDO !

Um aliado do PT de Extrema fez uma denuncia, e gente do PT de Extrema acusa o atual prefeito de ter feito uma desapropriação de uma área e ter favorecido um vereador indiretamente. Dizem que o projeto de Lei que previa verba para aquisição de áreas destinadas à proteção ambiental estava pré-direcionado a favorecer aquele vereador. O assunto está sob justiça.

Pois bem, quem usa acusa. Vejamos o atual, e último, escândalo do PT nacional: O Ministério da Pesca. Este Ministério, nas mãos do PT, licitou a compra de 32 lanchas para fiscalizar a pesca em todo o país. Destas, 19 ainda nem foram usadas, estando na marina do fabricante, e o resto foi abandonado em outras marinas e lá estão se deteriorando, sem uso e sem previsão de uso. Aí vem a historia da licitação.

Houve a licitação e uma outra empresa, que não está envolvida no escândalo, venceu mas não vendeu. Deram um jeito de anular a licitação e abriram outra. Aí deram um jeito de desclassificar aquela que antes havia vencido e entregaram a aquisição para esta, que fabricou as lanchas e recebeu mais de 30 milhões de reais. Houve ou não houve direcionamento , favorecimento ? As provas indicam que sim. Veremos como a Justiça do PT vai avaliar.

Feito o “mal feito”, veio a fatura; O PT catarinense pediu, e a empresa deu, R$ 150 mil reais para a campanha para governador do Estado. E quem era o candidato do PT ? Ideli Salvati, que teve mais de 80% de sua campanha paga por este dinheiro. E depois titular do Ministério da Pesca. Foi ela quem liberou mais de 5 milhões em pagamentos para a empresa fabricante das lanchas, sem se importar se haviam entregue ou não, se estavam sendo usadas ou não. Ou seja, compraram sem precisar, para viabilizar as falcatruas com o dinheiro público.

Não digo nada contra o PT de Extrema, que nunca foi governo aqui, mas que a hipótese assusta, não há dúvida, afinal, filho de peixe, peixinho é , sem querer fazer trocadilho com o Ministério da Pesca, ministério que esteve recentemente na “boca do povo” quando da nomeação do Senador Marcelo Crivella para sua direção. Vejam a pérola que ele disse na posse ao ser indagado sobre sua experiência no setor: “ Não sei nem colocar uma minhoca no anzol”. É assim que o PT preenche cargos. Com amigos, com Partidos, com Verbas, com mensalões. Imagine de onde viriam, e quem seriam, os ocupantes de cargos de diretoria e de confiança em nossa cidade. Claro, viriam do mesmo lugar de deverá vir dinheiro para campanha.

Não tenho temor em relação à pessoas, mas à cultura do partido, que nos últimos anos foi de pura corrupção. Então, não podem sentar sobre o próprio rabo e tentar falar do rabo do vizinho.

Ideli Salvati, com certeza, será a próxima a deixar o governo Dilma, por causa de corrupções. Esta será a marca do PT nas próximas eleições. Um partido corrupto.

terça-feira, 3 de abril de 2012

OPOSIÇÃO. COMO ESTÁ A NOSSA ?

Em todo o país já se começa a falar em período eleitoral, campanhas, estratégias e, claro, situação e oposição.

Aqui no Reino Encantado de Extrema, falar de oposição e situação até as criançinhas já sabem falar. Para quem apóia a situação, o negócio é falar da oposição e eu não posso ser diferente. Todos sabem que apoiei e apoio a atual situação. Então quero falar da oposição, mas uma oposição responsável.

Um candidato de oposição fica angustiado, querendo logo partir para a “briga” e tentar convencer o maior número possível de eleitores e sob este estresse acaba por assumir publicamente compromissos difíceis de serem colocados em prática, e, na surdina, compromissos pessoais que irão lhe trazer problemas no futuro.

É aceito que cada candidato queira ser diferente do outro. O da oposição, geralmente, julga-se “mais diferente”, e aí começa a prometer que vai realizar o impossível. Mas o eleitor não é bobo. Principalmente o eleitor mais velho, que já passou por várias eleições e foi apreendendo. O eleitor novato, de primeiro voto, talvez até possa ser levado na emoção, mas não creia muito nisto. Os jovens estão cada vez mais politizados e também já não são presas fáceis.

Os eleitores mais velhos e mais experientes já sabem diferenciar o que seria uma “promessa de campanha” e o que poderia de fato ser realizado. Os mais jovens já aceitam os conselhos dos mais velhos quando se fala em política . E aí a coisa fica difícil. Quanto mais o candidato promete de impossível, menos o eleitor vai confiar nele.

Qualquer governante que uma vez eleito, deixar de cumprir o que havia prometido, será punido pelo eleitor inteligente. O político que pretende construir uma carreira política deve se ater a esta verdade. Não existem mágicas para governar. Existem orçamentos, projetos, experiência, conhecimento, idéias e muita, mas muita, honestidade. Sem isto ela mal conseguirá terminar seu mandato e os eleitores já estarão pedindo sua cabeça.

Administrar um País, um Estado ou uma Cidade é cada vez mais complexo. Resumindo o assunto à nossa cidade:

Extrema cresce a olhos vistos e cresceu mais que o dobro nos últimos anos. Nesta velocidade as demandas sociais são cada vez maiores. A prestação de mais e melhores serviços públicos são exigências constantes que extrapolam qualquer orçamento, por melhor que ele possa ser. Enquanto o governante tem que lidar com este dilema, o candidato de oposição tem apenas que prometer. Fazer mais e melhor. Fazer maior e mais rápido.

Felizmente, nosso sistema democrático foi ensinando o povo nestes anos todos de tantas eleições e acabou criando uma espécie de “antídoto”. Seria como se o povo fosse sendo vacinado contra os políticos que vendem ilusões . São aqueles que se apresentam como “ Mister Solução”. Prometem resolver o problema de emprego, de salário baixo, da saúde, da educação. Dizem que vão aumentar os salários dos funcionários públicos, vão melhorar os salários dos professores - sempre eles sendo usados como boi de piranha - , vão asfaltar tudo e por todos os lados, conceder isenções nos impostos, liberar o pagamento das prestações de casas populares, enfim, vão construir o paraíso na terra.

E é neste terreno que brotam as derrotas. Quem semeia , colhe. O eleitor tem a percepção de que aquilo que está ou estava sendo prometido não tem a mínima condição de ser colocado em prática na forma dita pelo candidato. A população sabe, bem ou mal, avaliar as limitações de sua cidade. O cidadão de bom senso passa a refletir: Se é assim tão fácil, porque o atual governante não fez ? E porque a situação não promete as mesmas coisas. Afinal, eles tem a experiência.

Mas vamos imaginar que o povo acredite nas tais promessas e eleja aquele candidato que prometeu o paraíso. Ao assumir o governo irá constatar de imediato que será impossível cumprir suas promessas. As coisas são bem diferentes do que imaginava. E então a casa começa a cair. Sua popularidade diminui rapidamente, seus aliados vão se afastando, ninguém mais quer “assumir” a companhia dele e seu governo mergulha em uma crise da qual não conseguirá mais sair.

Desconhecendo ofício, e encantado pelo orçamento fácil acabará por cometer equívocos que poderão levá-lo até a perda do mandato. Por estas e outras é que se recomenda ao candidato de oposição manter-se no “fio da navalha”, entre precisar ser diferente do adversário e os limites de sua competência, experiência e das dificuldades que com certeza encontrará ao assumir seu governo.

Existem sempre dois tipos de oposição: Aquela eficiente e responsável, e aquela ineficiente e sem responsabilidades.

Como estará a oposição de nossa cidade na sua opinião ?

SENHOR, PERDOAI-OS. ELES NÃO SABEM O QUE ESTÃO FAZENDO.

Esta é a noticia.

Lula ganha prêmio na Espanha por luta contra a pobreza
www1.folha.uol.com.br
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi escolhido nesta segunda-feira para receber o 24ª Prêmio Internacional Catalunha por suas políticas "a serviço de um crescimento econômico justo" e sua luta contra a pobreza, segundo anunciou o presidente regional catalão, Artur Mas.

Estes são os fatos.


O grande Lula dizia, quando sindicalista, odiar a corrupção, odiar a ditadura.
Dizia também que queria ajudar os “trabaidores” e os aposentados a melhorar seus salários. Quando candidato, dizia que iria acabar com a inflação, pois ela corroia os salários, que iria expulsar os políticos corruptos De Brasília. Uma vez Deputado, dizia que o Congresso tinha 300 picaretas.

O tempo passou, o “puder” chegou, e vamos ver no que deu.

Corrupção : O mundo todo reconhece que nunca o Brasil viveu uma corrupção tão ativa como a atual. Quase todos os Ministros indicados por Lula estavam, estão, ou estarão envolvidos com alguma falcatrua.
Esta do Ministério da Pesca foi o máximo. Mandar comprar 28 lanchas, direcionar a licitação, mandar pagar por lanchas que estão ainda no fabricante, sem uso e se estragando e ainda exigir do fornecedor dinheiro para o partido pagar a campanha de quem mandou pagar as lanchas.
Mensalão, Pallocci, Zé Dirceu, Agencias de Propaganda, Bancos, BNDES, Fabrica do filho, Dinheiro na cueca,Etc,etc.

Ditadura :Onde foi parar o ódio pela Ditadura ? Quem apóia , Fidel Castro,(Cuba), Chavez, (Venezuela) Ahmadinejad,(Irã) Bachad (Síria),Governos que matam milhares de pessoas por causa de seus interesses, não pode ser uma pessoa contrária a ditaduras.

Aposentados : Só melhorou a dele. Tem mais que uma e com salário integral e alto. Qual trabalhador aposentado está satisfeito com sua renda ?

Ajuda aos pobres: Lula pegou carona no programa que FHC já estava aplicando e mudou o nome para Bolsa Família. Nada mais se fez para ajudar os pobres a não ser dar esta esmola, que muitas vezes incentiva a não trabalhar mais. É sabido que em algumas regiões do país a pessoa sobrevive com 100 reais por mês. No Ceará, recentemente, empresas do ramo textil investiram no treinamento de mulheres para serem costureiras e quando prontas para trabalhar, preferiram ficar em casa e receber o Bolsa Família.

Salários : Depois de 8 anos com Lula e 2 com Dilma, tempo mais que suficiente para se fazer correções, o que temos ? 1/3 de nossos salários são para pagar impostos. 20 % das folhas de pagamento das empresas vão para o INSS, e de lá são roubados, desviados. 25 % de nosso salário vão para o Imposto de Renda, e de lá são roubados pelos políticos desonestos.

Sobre todos os produtos se paga uma cascata de impostos; IPI, ICMS, ISS, IR e mais alguns “Is” e ninguém sabe o que é feito com estes impostos.Cadê a tal desoneração prometida ?

Inflação : Lula deu sorte de pegar o país com inflação controlada pelo Plano Real. Tivesse pego com a inflação do Sarney ( 98 % AO MÊS) teria levado o país a bancarrota. Planos ? Não tinha, pois amaldiçoou o Plano Real mas vive dele até hoje. Se tinha algo melhor, porque não implantou ?
O Plano Real tirou o país daquela loucura deixada pelo PMDB de Sarney e levou o país a uma inflação de primeiro mundo. 3 % ao ano. Mas Lula e seu PT já conseguiram dobrar a inflação. Em 8anos tivemos 100 % de crescimento na inflação.Saltamos de 3 % para 6% e nesta escala, de 6 vamos a 12, de 12 a 24 e não demora se perderá o controle totalmente.

Congresso : Hoje o PT tem controle total sobre o Congresso. Senado e Câmara. E porque não acabam com os tais 300 picaretas ? pelo contrário, mais picaretas
O Lula conseguiu colocar lá, e também nos Tribunais, conforme disse Eliana Calmon. Ministros, deputados e senadores constantemente são pegos “com a mão na massa” mas ninguém é cassado, ninguém é preso, ninguém devolve dinheiro nenhum. Teria o acusador virado um picareta também ?

Governo : Dilma foi feita presidente para “guardar o lugar na fila” pois não consegue governar sem que Lula meta o nariz e dê palpites. O Brasil é o único país
que tem dois presidentes. Um que finge não ser, mas é e outro que finge que é mas sabe que não é.

E ainda premiam este político por sua luta contra a pobreza. Quem deu este premio não conhece o Norte e o Nordeste do Brasil, não conhece os Maranhãos, Piauís e outras regiões onde, quando se consegue, come-se alguma coisa uma vez por dia e Lula prometeu 5 refeições por dia. Isto só deve acontecer na casa dele.

Sua luta não é contra a pobreza. É a favor da riqueza. Basta ver o quanto ele ficou rico desde que deixou o sindicato para ser político. Só seu filho levou de presente 5 milhões para "começar" a vida. Os ex-sindicalistas que o acompanharam na política estão todos podres de rico. E você, que adorava a Lula lá em São Bernardo, ficou rico ? Alguém do PT te deu algum dinheiro ? Mas os que estão lá ajeitaram a vida.

Que crescimento econômico justo é este para o qual lhe premiaram ? Enquanto 2 % ficam milionários, 98% mal conseguem sobreviver e pagar suas dívidas ? Enquanto um trabalhador recebe menos de 700 reais por 30 dias de trabalho, Ministros indicados pelo Lula rapinam milhões de reais em tempo muito mais curto. Eu já trabalho a mais de 40 anos, preciso esperar até 65 anos para me aposentar com um salário miserável. Mas Lula já está aposentado a muito tempo e ganhando muito bem. E quero que me expliquem o milagre. Como ele ficou tão rico com salários, mesmo que elevado ?

Que pena que ainda existam pessoas que aprovam tudo isto.

segunda-feira, 2 de abril de 2012

ESTAMOS MELHORANDO

Para quem leu aquele artigo sobre os números de nossa Câmara, quero fazer alguns comentários que podem até interessar aos que gostam de política.

Por exemplo, com relação às viagens dos vereadores. Escrevi ali que atualmente o vereador recebe uma diária de R$ 500,00 para viajar à Belo Horizonte. Mas se ele ficar 2 dias, receberá R$ 1.000,00. Se, três dias, R$ 1.500,00. Mas tem um detalhe que pode passar desapercebido. O vereador em viajem a Belo Horizonte viaja com o carro da Câmara Municipal, dirigido por um motorista da Câmara. Este mesmo motorista também recebe uma diária de R$ 500,00. Nos mesmos 3 dias de viajem, R$ 1.500,00.

Ida ,e volta e algumas visitas na capital e lá se vão cerca de 1.000 quilômetros. Uma média de 120 litros de gasolina com um carro 2.0. Então mais de R$ 300,00 de combustível. Então, em uma viajem de 3 dias podemos falar em R$ 3.300,00, no mínimo.

E aí o vereador não quer dizer o que foi fazer de bom para a cidade. Se recusa a prestar contas de sua viagem. Não é justo.

Portanto, temos que aplaudir o Projeto recentemente aprovado, que exige do vereador a informação prévia dos objetivos da viajem e a prestação de contas na volta, informando os resultados.

Agora sugiro ao Presidente da Casa mais um projeto: Que determine a não autorização de viagens às segundas-feiras, dia em que a Câmara realiza suas sessões e a presença do vereador é mais importante para o cidadão do que qualquer outra coisa. Caso o vereador decida viajar, que o faça por conta própria, sem direito a diárias e tendo descontado em seu salário o valor correspondente à falta.

Outro detalhe daquele artigo. Um grande número de viagens na Legislatura pode não significar ações em prol do povo. Muitas vezes o interesse é puramente político ou pessoal e nós, contribuintes, é que pagamos. Da mesma forma, poucas viagens podem não representar inação, mas sim, objetividade. Só relatórios de viagens é que podem mostrar estas diferenças.

Da mesma forma, um grande número de atendimentos em gabinete pode não representar um grande número de soluções. Pode-se receber quatro pessoas para tratarem do mesmo assunto e se registrar quatro atendimentos. Mais Importante do que atender e fazer indicações, é buscar soluções.

Nesta semana estive lendo no jornal o artigo :”100 dias da nova administração da Câmara Municipal “. Bom, mas seria melhor se mensalmente tivéssemos a publicação dos números da Câmara, informando a população quem trabalhou, quem faltou, quem fez o quê. Já que a população não vai à Câmara, então que a Câmara vá à população. Mas estamos progredindo. Quanto mais transparência e informação, melhor para os que realmente trabalham pela população.