quarta-feira, 9 de julho de 2008

PORQUE NO TE CALAS ?

Quem não lembra quando o Rei da Espanha disse isto a Hugo Chavez ? E porquê ?
Porque estava falando coisas sem nexo, sem conhecimento de causa. Pois começo este meu comentário com esta frase para me referir à pessoas com quem tenho conversado sobre política e nossa cidade e que tratam de assunto sem nenhum conhecimento e apenas porque ouviu falar.
Não me entenda mal. Não estou dizendo para você se calar, mas para que fale, e muito. Mas procure se informar antes.

Indústrias.

Ah, vão chegar mais de 50 novas indústrias e nossa cidade vai virar uma bagunça.

Na verdade, cerca 22 novas empresas que irão, ou já estão se instalando, estão
em obras e deverão funcionar até final de 2009. Existe também um compromisso político de que agora será feita uma reorganização destas indústrias e só depois é que se farão estudos para saber se podemos receber outras. Eu particularmente, me desculpe os que são contra, creio que Extrema deverá chegar a 50.000 habitantes para ter auto-suficiência. Então, cabe mais investimentos sim.

Ah, a Medabil vai trazer 5.000 novos empregos. A Kopenhagen outros 2.000.
Onde colocar tanta gente ?


Na verdade, a Medabil deverá oferecer cerca de 500 vagas entre todos os cargos, administrativos e de produção e a Kopenhagem uns 700.
Mas devemos levar em consideração as empresas satélites que estas indústrias trarão. São as que prestam serviços.

Ah, o salário que estas empresas pagam é uma merreca. Só salário mínimo.

É preciso entender que estas empresas estão vindo para Extrema não pela mão de obra barata.
Também não é porque a prefeitura está dando tudo. O terreno elas compram. O investimento é enorme. O interesse está em outros pontos, como por exemplo:

- ICMS diferenciado ( isto é Estadual).
- Situação geográfica privilegiada para a distribuição física da produção.
- Estabilidade social.
- Distanciamento das grandes metrópoles, com qualidade de vida para seus funcionários.
- Áreas maiores, com preços menores, para poderem ampliar a indústria.

Agora, quem não tem nenhuma especialidade profissional não pode querer ganhar de uma hora para outra um salário de 1,5 mil reais. Podem estar certos de que nestas empresas tem gente ganhando altos salários, porque são técnicos, profissionais. Gente preparada. Mas se o cara for esforçado, trabalhador e dedicado logo vai melhorar.

Mas, melhor um salário baixo, carteira assinada, cesta básica, plano de saúde,vale transporte, salário família, etc, do que nada.

Moradia.

Ah, estes conjuntos habitacionais são uma porcaria. A Prefeitura constrói para dar para pessoas que vem de fora. As casas são um lixo, etc.

Bem. Primeiro, que não é a prefeitura que dá. É o Estado, através da Cohab que constrói. A prefeitura entra com uma pequena parcela, que é a estrutura e não é dado de graça. As pessoas pagam prestações mensais para que tenham a dignidade de poder dizer: Esta é minha casa !

Segundo. Eu fui ver. São lotes de 200mt2 ( Na cidade o padrão é 200 a 250 mt2). As casas tem um tamanho familiar. Dois quartos, sala, cozinha e banheiro. E são bem constrúidas. Cabe ao proprietário ir melhorando conforme suas posses. Observei que as ruas são todas asfaltadas, coisa que muitos bairros ainda não tem, tem iluminaçaão pública, que muitos bairros não tem, água, luz, esgoto. Ou seja. Tem uma estrutura urbana montada.

Os aluguéis em Extrema estão pela hora da morte. Qualquer casinha simples custa 400 reais ou mais. Com um salário de 500 reais como o cidadão pode morar ? É muito confortável para quem tem sua casa própria criticar mas devemos pensar nas pessoas mais humildes. Todos tem direito a um teto. Ou vamos conviver logo, logo com favelas. E para começar uma favela basta: Um terreno abandonado, uma cidadão desempregado e uma administração relapsa.

Por isto tenho sugerido às novas empresas que construam Vilas Operárias para seus novos contratados. A Dello já está fazendo isto. Não se pode esperar que a prefeitura vá dar casa para todo mundo. Não existe dinheiro para isto. E temos que pensar que o dinheiro é de todo cidadão e portanto deve ser aplicado pelo bem de todos e não só de alguns.

Enquanto alguns criticam sem conhecimento, tem gente ficando rica por conta de moradias. Basta dar uma volta pela cidade e ver quantas novas construções existem. Hoje em Extrema o grande negócio é construir para alugar. É a Lei da oferta e da procura.

A Cidade vai crescer, naturalmente, muitas novas casas serão construídas. Prédios de apartamentos surgirão. Não temos espaço para crescer a não ser em uma direção: Norte,
porque estamos na divisa e por alí resta pouco espaço. Para lá da Fernão Dias é área rural
e protegida. Então a cidade vai crescer em torno do eixo da rodovia, em direção a BH.

Saúde.

Tenho ouvido de muita gente elogios as Postos de Saúde. Usei recentemente é posso afirmar que o atendimento é bom, de qualidade. O problema está na disponibilização do serviço necessário após a consulta. Muito demorado. Falta para a cidade um Hospital Público equipado para todo tipo de atendimento. Qualquer problema mais grave e se corre pra Bragança ou Campinas ou São Paulo. Por isto tenho um projeto de buscar verbas federais e estaduais para um Hospital Regional em Extrema. Se somos o 2º PIB e a 8ª economia do Estado porque não podemos sonhar com isto ? Que nossos vereadores formem uma comissão de trabalho sobre o tema e corram atrás. Busquem aqueles deputados que passam por aqui em tempos de eleição. Verbas existem e até sobram nos Ministérios. É preciso saber buscar.

Exemplo : Pode-se fazer através do PSF e do SUS um exame de próstata. Mas o PSA, exame complementar e definitivo não pode ser feito pelo SUS no Hospital que temos. Tem que pagar
e mesmo assim demora muito tempo. Se você precisar de um Oftalmologista, terá que pagar.
Exames computadorizados ? Tem que pagar.

Então, quem reclama deve compreender que para um bom serviço de saúde é preciso muito dinheiro. E dinheiro não dá em árvore. Vem de arrecadação, de impostos das empresas.

Dinheiro.

Ah, mas a cidade é rica. Tão roubando o dinheiro da prefeitura.

Realmente, nossa arrecadação é muito boa. O que será que é feito com nosso dinheiro ?
Quem fala bobagens precisa saber que o dinheiro não fica na gaveta do prefeito para ele gastar quando quer e como quiser. Existe uma estrutura administrativa. O que é preciso é uma transparência maior, a publicação do que se faz, como se faz, quanto custa.
Ninguém pode chegar lá, pegar dinheiro e botar no bolso. Tudo tem controle e quem fizer isto terá que fazer com mais pessoas e aí já é quadrilha. Isto acaba vazando para o povo.
Cabe a nossa Câmara Municipal exigir isto. Cabe a nós escolher melhor nossos vereadores.
É através deles que podermos cobrar nosso prefeito.

Ano que vem a arrecadação será maior ainda e tende a crescer a cada ano. É por isto que devemos ter pessoas experientes, profissionais, na administração. Extrema não é mais uma birosca que possa ser tocada por meia-dúzia de bem intencionados.

Ah, mas e os impostos que a cidade arrecada ? Cadê o dinheiro ? Afinal, eu pago meus impostos.

Certo. Todos pagam. É a Lei e a cidadania. Mas você deve entender que para se fazer um bolo delicioso usa-se vários produtos. Uns mais outros menos, e alguns apenas uma pitada.
Nenhuma cidade pode sobreviver apenas do seu IPTU, do ISS e de taxas. Mas estes são os "menos" no bolo. São os repasses federais ( I.R. , IPI, etc e estaduais ( ICMS, principalmente)
que formam os "mais" do bolo.

O ICMS é a alma do negócio. E são as empresas que geram esta arrecadação. Logo, bem-vinda sejam as empresas. É nossa obrigação saber dosar este remédio para que não nos falte e não nos envenene.

Então, meu amigo, quando você se interessar por alguma coisa de nossa cidade ou de nossa política, procure se informar. Converse com os vereadores, com o prefeito, com o vice. Busque informação com quem tenha. Se esclareça. Aí sim, fale, grite, esperneie. Defenda seu direito. Você estará sendo um cidadão de verdade. Mas, por favor, não saia por aí repetindo coisas que ouviu como se fossem as maiores verdades. Alguém bem informado vai rir de você.

Ah, não me entenda mal. Não pedí para você se calar. Estou pedindo para você falar, e muito.
Mas fale com conhecimento

Nenhum comentário: