domingo, 13 de maio de 2012

ÉTICA E ÓTICA



Uma das definições para a palavra ÉTICA é : parte prática da filosofia social, que indica as normas a que devem ajustar-se as relações entre os diversos membros da sociedade.

Uma das definições para a palavra ÓTICA está relacionada a política : Refere-se à capacidade do indivíduo enxergar determinado fato, ou situação, levando em consideração suas próprias razões ou interesses.

Na política a ética é determinante, existindo até Conselhos de Ética na administração e nos partidos. Ela é estabelecida literalmente, como se fora uma lei, a qual todos tem a obrigação de respeitar, podendo, inclusive, serem punidos quando assim não procederem.

Porém, tanto para quem está sujeito a ética, como àqueles que a cobram, a ótica é bem diferente. Não existe uma regra, uma lei, um comportamento pré-estabelecido para a ótica. Enquanto aquela é literal, esta é pessoal, individual.

Cada um terá sempre sua própria visão dos fatos e das coisas. E assim fará seu julgamento, sua avaliação. O que para um pode ser ético, para outro não será. Muitos confundem ética com legalidade, que nem sempre andam de mãos dadas. O limite da legalidade é a ilegalidade. O limite da ética é a imoralidade.

O julgamento do que é legal ou não é feito pela Justiça. O julgamento do que é moral ou imoral, ético ou anti-ético, é feito pela consciência de cada um. Daí a grande diferença. Convencer alguém sobre o que seria ético, usando a própria ótica, seria como convencer-lo da existência de Papai Noel porque é Dia de Natal.

Antes de falarmos de ética, melhor apurar nossa ótica, pois com certeza ela sempre nos levará a diversas éticas, de acordo com nossos interesses.

Nenhum comentário: