segunda-feira, 7 de maio de 2012

ADVERSÁRIO SIM. INIMIGO, JAMAIS !

Quando a eleição municipal se aproxima começam os debates, as discussões políticas, a propaganda política, inclusive. Isto porque o objetivo seria estudar e discutir a política, enquanto ciência, razão pela qual a Conscientização da Cidadania faz com que o eleitor escolha seu candidato com mais rigor e discernimento.

Cada nova eleição nos apresenta sempre a oportunidade de confirmar o acerto de nosso voto, reelegendo aqueles a quem confiamos nosso voto ou corrigirmos erros anteriores, removendo dos cargos aqueles que não os fizeram por merecer. Deveremos saber escolher nossos futuros 11 vereadores e nosso futuro prefeito com muito critério.

Cada cidadão tem o direito, e o dever cívico, de ser informado, e se informar, sobre todos os candidatos, suas qualidades e defeitos, virtudes e deficiências, passado, presente e futuro, pois viveremos as conseqüências de seus atos e ações nos próximos 4 anos.

Não seria cidadania usar a oportunidade para discutir e atacar pessoas simplesmente porque não gostamos delas, mas aproveitar exclusivamente para se falar dos candidatos, de seus projetos e de suas promessas de campanha. Se os debates estiverem restritos aos candidatos estaremos, de fato, sendo cidadãos responsáveis e interessados no bem estar de nossas famílias.

Eu quero, e espero conseguir, falar exclusivamente DELES. Quero usar sempre o pronome ELE (S) e não o VOCÊ, TÚ, salvo se meu diálogo for diretamente com ELE (S). Não quero falar de mim, nem de você, se não for candidato. Quero discutir os projetos e idéias DELES. Quero ser convencido, e poder convencer, pelos argumentos. Não quero ofender, nem ser ofendido. Não quero provocar, nem ser provocado.

É difícil, eu sei, pois política é paixão, é ódio, mas que não nos agregam nenhum valor material, porém, muitas vezes nos deixamos contaminar pelo excesso de entusiasmo, pela esperança de dias melhores, por comentários, por informações nem sempre confiáveis. Mais uma vez estarei presente na campanha daqueles a quem apoio e saberei respeitar os adversários em suas campanhas. E espero que o respeito também exista por parte deles.

Até lá muitas águas ainda rolarão e há tempo para mudar idéias ou se mudar de idéia. Infeliz quem nunca mudou de idéia pelo menos uma vez na vida. Cada um fazendo sua parte como cidadão nossa cidade só será beneficiada. Estarei apoiando o candidato da situação, pois faço parte de uma grande equipe de colaboradores, e disto tenho orgulho, pois colaborei para a cidade chegar ao nível atual de desenvolvimento e crescimento.

Mas respeitarei aqueles que estiverem na chamada oposição, pois creio que também estejam interessados, a seu modo, do seu jeito, no bem estar de sua cidade e de suas famílias. O resultado negativo de uma eleição pode ser como suco de limão. Azedo, a princípio, mas com um pouco de água e açúcar se transforma em uma ótima limonada.

Claro que acredito em mais uma vitória da situação, pois as realizações estão à vista, nossa cidade está ótima, bem estruturada. Extrema é exemplo no Sul de Minas e em todo o Estado. Tenho certeza que todo extremense sabe reconhecer isto tudo. Independente de sua posição política. Nenhuma cidade de nossa região passou por tantas transformações. Há 20 anos, quando eu dizia para alguém que tinha um sítio em Extrema já perguntavam: Onde é isto ? Quando eu dizia que era em Minas Gerais, já vinha o comentário: Caramba, porque tão longe ?

Hoje é diferente. Quando digo que moro em Extrema só ouço comentários elogiosos. Todos já ouviram falar da cidade ou até mesmo a conhece. Muitos me perguntam sobre empregos, possibilidades de mudarem para cá. Afinal, são apenas 100 kms de São Paulo.

Extrema atingiu tal nível de crescimento e desenvolvimento que nenhum político, seja de situação ou de oposição, poderá deixar de fazer mais e melhor do que foi, e está sendo feito. Nosso futuro novo prefeito e nossos futuros 11 novos vereadores terão que mostrar a que veio e porque veio e nós, felizes extremenses, poderemos nos dar ao privilégio da certeza de que a cidade, decididamente, entrou em velocidade de cruzeiro. Só temos que saber curtir e cuidar disto.

É preciso entender que a boa política se faz com bons adversários. Com inimigos se faz guerra. Finda a eleição, conhecendo-se os eleitos, o que passa a interessar a todos são os destinos de nossa cidade. Não teremos um prefeito e onze vereadores só para a situação ou só para a oposição. Teremos um Executivo e um Legislativo para cuidar de todos os extremenses, independente de partidos.

Assim é que se vive a Democracia. Assim espero viver.

Nenhum comentário: