terça-feira, 15 de maio de 2012

CRIMES VIRTUAIS E NOSSA POLÍTICA


As recentes notícias sobre violação de computador e publicação na internet de fotos de uma artista famosa mostraram que aquilo que pode ser tão útil a todos nós, a internet, pode também ser muito prejudicial quando nas mãos de pessoas irresponsáveis, bandidos e com caráter duvidoso. Mas a Polícia agiu rápida e já descobriu quem foi e como agiram. Agora é aguardar a punição exemplar.

Fatos como este servem para que todos reflitam sobre a forma como utilizam a internet. Muitos julgam que o anonimato aparente possa ser um vidro a prova de bala e acabam por praticar atos que à luz da Justiça poderão ser caracterizados como crimes.

Aqui em nossa cidade, Extrema, tem pessoas que acreditam estar impunes por estarem em um mundo virtual e escrevem aquilo que lhes vem à mente. Cuidado ! As responsabilidades existem. Logo viveremos o período da campanha eleitoral, quando a internet será muito usada. Para quem se julgar ofendido, ameaçado ou atacado, existe local onde reclamar.

Fazer acusações sem provas, praticar ofensas com palavras, manifestar fobias, calunias, injúrias, entre outras, são ações passíveis de punições graves. E a Polícia tem condições de investigar e descobrir de onde vieram as postagens.

Haquear ou clonar perfis para usá-los contra outras pessoas é crime. Basta denunciar.

DELEGACIAS ESPECIALIZADAS EM CRIMES VIRTUAIS

Você sabia que nos maiores centros do país já existem delegacias especializadas em combater os crimes virtuais?

A maioria dos crimes ocorridos na Internet são de meio, ou seja, a rede é um meio para a prática do delito. Caso a conduta configure um tipo previsto no Código Penal, os crimes virtuais podem ser punidos da mesma maneira quando ocorridos no "mundo real".

Por meio das Delegacias Especializadas é possível fazer um boletim de ocorrência de delitos ocorridos na Internet, sendo os mais comuns os crimes de calúnia, difamação, injúria, estelionato, dano e violação de direitos autorais.

Essas delegacias também têm efetuado os inquéritos relativos aos crimes de informática.

Contato Delegacias de Crimes Eletrônicos:

São Paulo

Dúvidas e notícias de crimes podem ser feitas pelo e-mail: 4dp.dig.deic@policiacivil.sp.gov.br

Atende pelo telefone 11 2221-7030 .

Pessoalmente no endereço Av. Zaki Narchi, 152 - Carandiru - São Paulo/SP.

Belo Horizonte

DERCIFE - Delegacia Especializada de Repressão a Crimes contra Informática e Fraudes Eletrônicas

Endereço: Av. Antônio Carlos, 901, Lagoinha - Belo Horizonte (MG)

Fone: (31) 3201-5892

Brasília

Divisão de crimes de Alta tecnologia - DICAT, Brasília (DF)

Endereço: Setor Áreas Isoladas Sudoeste, Bloco D - Brasília (DF).

Fone: (61) 3462-9531

Importante é saber usar a internet por tudo de bom que ela nos oferece, e entender, que ali também, o direito de um termina onde começa o direito do outro, e cuidar com o que se diz e se escreve, pois um simples processo de indenização por danos morais e materiais poderá dar muita dor de cabeça e prejuízo financeiro.



Nenhum comentário: