terça-feira, 15 de maio de 2012

CRIMES VIRTUAIS - COMO SE DEFENDER


Você foi ofendido, atacado, injuriado ? Mantenha a calma. Não responda, não conteste. Não se deixe provocar. Não pratique o mesmo crime. Um erro não justifica outro.

Quais as medidas a tomar no caso em que você seja alvo de calúnia, difamação ou falsa acusação ?

- Procure uma delegacia e registre a queixa. Não é necessário que ela seja feita em uma delegacia especializada em crimes digitais.

- Identifique de qual servidor veio o e-mail ou a mensagem. Para isso, geralmente basta clicar em “exibir” e “opções” que chega-se ao cabeçalho da mensagem, onde há dados que indicam o número do servidor. É o primeiro passo para chegar ao autor.

Imprima e guarde. Mas lembre-se: uma calúnia ou difamação só ocorre quando a mensagem é enviada a várias pessoas, o que a torna pública;

- Procure imediatamente um cartório no caso de calúnia ou difamação constar em um site público, como um blog, Orkut ou Facebook. Isso porque elas podem ser apagadas a qualquer momento. O tabelião irá acessar a página, (leve o endereço, link) verificar que ela realmente está na web e emitir um registro, detalhando seu conteúdo. Esse documento pode ser usado como prova na Justiça.

MAIS DICAS

Como proceder em caso de difamação virtual:

- Imprimir as páginas com “print screen”;

- Salvar os links;

- Procurar uma delegacia, faça um B.O. ( Boletim de Ocorrência) contra a pessoa, mas para a indenização você precisará de um advogado que irá entrar com um processo ( danos, preconceito, calunia, difamação).

- Caso não tenha condições financeiras, procure um advogado gratuito na Defensoria Pública ou peça orientação na OAB mais próxima.

Em caso de dúvidas acesse : HTTP://www.delegaciavirtual.rj.gov.br/home.htm

Nenhum comentário: