quarta-feira, 14 de março de 2012

VOTO NOVO - NOVAS ESPERANÇAS

Quero dedicar esta mensagem para o jovem Extremense. Aquele jovem que vai votar pela primeira vez. Aquele jovem que em 2008, ano de nossa última eleição, tinha entre 12 e 15 anos e que agora, já com 16 a 18 anos estará exercendo pela primeira vez seu direito de votar.

Eu poderia me dirigir a vocês chamando-os carinhosamente de meu filho, ou meu neto, pois já passei dos 60, mas prefiro chamá-los como amigos, pois à filhos, netos ou amigos sempre desejamos o melhor possível, e é isto que quero desejar a vocês todos, independente do candidato ou do partido que escolherem.

Nesta idade, vocês estão também se preparando para entrar em uma Faculdade ou Universidade. Alguns até já passaram no vestibular e estão comemorando ainda. Extrema é uma das poucas cidades que tem um Programa como o Bolsa Estudantil, de cujo Conselho faço parte, para incentivar e ajudar o jovem a se qualificar profissionalmente, e buscarem melhores condições de vida. Faça uso do Programa.

Todo jovem tenta conseguir entrar nas melhores escolas, pois quer ter um curriculum escolar que o credencie melhor quando entrar no mercado de trabalho . Uma das características das boas escolas é o seu grupo docente, ou quadro de professores. Quanto melhor forem os professores, melhor será o curso e melhor será a formação do jovem. Como dizia meu avô : do couro sai a correia.

Mas vamos voltar à conversa sobre o voto. É chegado aquele momento tão esperado; Votar pela primeira vez e aí mora o perigo. Muitos candidatos irão te procurar, fazer promessas, argumentar, jurar sacrifícios em seu nome, etc. e tal. E você deverá estar preparado para este tipo de abordagem. Faz parte da Democracia, e você, novo eleitor, já terá que ir aprendendo a conviver com isto a cada dois anos.

Agora, em 2012, teremos eleições para Vereador e Prefeito. Em 2014, para Governador,Deputado e para Presidente. O processo democrático é uma constante.

E da mesma forma que você escolhe a melhor escola, deveria escolher o melhor candidato. Não se deixe levar por aventureiros, oportunistas ou os “artistas” da política. Valorize seu voto.Esqueça esta historia de que o jovem é contra tudo e contra todos. Ninguém vai pagar suas contas. Pense em seu futuro e no de sua família. Se você ainda não é casado, e não tem filhos, saiba que em breve viverá esta situação e todo mundo quer o melhor para sua família. Boas escolas, boas creches para as crianças, bons empregos para você, e para sua esposa, atendimento médico e dentário para todos. Lembre-se que um plano de saúde custa caro e nem todas as empresas oferecem este benefício.

Extrema é uma cidade pequena, com menos de 30 mil habitantes, e por isto é considerada a 2ª melhor cidade do Estado em termos de qualidade de vida. Mas também tem um excelente orçamento, fruto do desenvolvimento dos últimos anos com a chegada de tantas indústrias. A administração positiva deste orçamento é que faz a cidade ir crescendo e melhorando. Logo, o amigo deverá escolher os melhores políticos para administrar um orçamento que deverá estar por volta de 120 milhões de reais em 2013 e uma máquina administrativa com mais de 1.300 funcionários. É como administrar uma grande industria. Veja como sua responsabilidade já é grande.

Imagine se você fosse sócio desta grande indústria. Como escolheria o diretor e os gerentes dela? Pela amizade ou pela competência ?

Importante que você, jovem Extremense, saiba que na próxima eleição deveremos ter mais de 2.000 eleitores de primeiro voto, como você. Vocês podem decidir uma eleição municipal e determinar quem será nosso prefeito nos próximos 4 anos. Que baita responsabilidade, não é mesmo ? Estará em tuas mãos o futuro bem estar de seus pais, de sua família toda, e, principalmente, o seu futuro pessoal.

Reflita. Pense nisto. É a sua primeira grande oportunidade de cidadania. Não desperdice-a. Faça-se presente, demonstre que você ama sua cidade e quer o bem dela. Ignore o ódio político que graça desde muitos anos, pois isto nada mais é do que diferenças pessoais. Não permita que te façam de instrumento ou arma política, pois o importante neste momento é você, e não o político.

Procure conhecer cada candidato, seu passado, o que ele já fez pela cidade, o que poderá fazer. Nem sempre um grande amigo, um bom vizinho ou um colega legal poderá ser um bom político, um bom administrador. Será a hora de usar a cabeça e não o coração. Boa sorte meu jovem amigo. Nós todos dependemos e contamos com você.

Nenhum comentário: