terça-feira, 20 de março de 2012

UM SITE. O COMITÊ VIRTUAL.

Aos políticos e novos políticos que estão planejando suas candidaturas vai aí um pequeno conselho.

Ou você acompanha a revolução da comunicação ou vai ser atropelado por ela. Falo da internet. Quem ficar alheio será considerado obsoleto e antiquado. Vai estar “por fora”, desplugado, isolado, sem lado, muito antes de perceber sua falha.

Duas coisas que o futuro candidato deve ter: Um endereço de e-mail, que funciona como se fosse sua casa, onde você antigamente recebia cartas pelo correio. Agora você recebe cartas pela internet. E manda também. Já é comum as pessoas não perguntarem mais qual o seu telefone, mas sim, qual o seu e-mail. Ele oferece a vantagem de ser instantâneo, gratuito e universal.

A segunda coisa que o candidato deve providenciar é um site. Não é mais preciso, nem financeiramente recomendável, a instalação de um comitê, salvo para candidaturas em esferas superiores. É no comitê que aparece aquele eleitor que vem lhe pedir favores. Geralmente favores que você está impossibilitado de fazer e que o eleitor não irá compreender.Um site passa a funcionar como se fosse o escritório do candidato. É um comitê virtual.

O Eleitor, para manter contato com o futuro candidato, não precisa sair de casa e ir até o comitê. Até porque, pode ser que o candidato não esteja lá naquele momento. Mas um site bem elaborado permite ao eleitor conhecer o candidato, suas propostas, sua plataforma de governo. Tem espaço para deixar um comentário, uma sugestão e até um pedido.

Um site para ser bem aceito tem que ser descomplicado. Nem sempre aquilo que fica bonito aos seus olhos pode ser prático e bonito quando na tela do computador do eleitor. Lembre-se que as pessoas quase não tempo, nem paciência para ficar esperando um site abrir. Portanto, evite exigir que o eleitor tenha que se cadastrar, evite páginas muito “carregadas” com cores e informações desnecessárias. Aquele marcador que indica que o site está carregando é o convite para seu eleitor sair da página.

Construa um site “limpo”, leve, fácil de ser navegado e com as informações que mais interessam ao eleitor. Para isto contrate um profissional da área.

Durante a campanha você deverá ter um site padrão, do tipo : www.nomedocandidatonúmero.can.br Consulte seu partido para fazer a coisa corretamente e de acordo com a legislação eleitoral. Fora do período eleitoral você pode também ter seu site pessoal, mas não poderá fazer propaganda nele de seu site de campanha, nem possuir conteúdo eleitoral. Os conteúdos de um e de outro deverão ser diferentes. Um de atuação política, eleito ou não, e outro específico para a eleição.

Faça da visita do eleitor ao seu site algo agradável. Uma “página de rosto” bonita e limpa, sem poluição visual. Lembre-se que o eleitor visita seu site em busca de informações. Nada de animações, filminhos, que só incomodam quem acessa. Coloque o básico e um menu de navegação que direciona o eleitor rapidamente para aquilo que lhe interessa. Claro que o site deverá conter páginas bem diagramadas, com suas propostas, plataforma política, suas fotos, um pequeno histórico de sua atuação na comunidade e um “Fale Conosco” para que ele possa interagir com você. Um bom profissional de mídia poderá te ajudar, mas procure ser prático, simples e objetivo.

Não deixe de pedir em seu site. Você pode pedir contribuição financeira para a campanha, apoio e, lógico, o voto. Peça também para que o eleitor coloque seu site em “Favoritos” e que repasse o “link” para seus amigos. Crie um espaço para uma galeria de fotos enviadas por seus eleitores. Pode ser de um comício, de uma visita que você tenha feito ao bairro ou uma festa onde tenha participado. Atualize diariamente o site e procure responder rapidamente as mensagens. Analise as questões e busque a colaboração de uma assessoria antes de qualquer resposta.

Evite “bater boca” com um eleitor. Provocadores poderão também acessar e te questionar. Não tenha dúvida que a próxima eleição será bem diferente da última. A comunicação e a informação viajam na velocidade da luz e tudo que você disser ou fizer estará na boca do povo muito mais rápido do que imagina.

Então, vamos lá. Muita ação e boa sorte para todos.

Nenhum comentário: