sexta-feira, 9 de março de 2012

AS ANDORINHAS VOLTARAM...

Nem bem chegou a primavera política e as aves já estão agitadas. Muitas saindo do ninho onde hibernavam havia mais de 3 anos. Algumas com novos cantos, outras com penas novas, com outras cores. Tem também aquelas que sempre foram urubus, mas que se julgam narcisos e urubus seriam sempre os outros.

As Comunidades na internet estão “bombando”. Todo mundo querendo ter mais razão, cada um com sua opinião, seus candidatos e seu partido são os melhores, o resto é tudo ladrão, corruptos. Para uma banda, quem está no poder é competente, sabe o que faz, faz bem e deve continuar. Para outra banda, quem está no poder é ditador, já passou da hora de sair. É hora de mudanças e por aí vão os gritos.

O Prefeito foi cassado ! bradam alguns. O Prefeito vai ser cassado, dizem outros. O Tribunal de Contas já condenou o prefeito. A Polícia Federal está investigando o prefeito. O Ex-prefeito não teve suas contas aprovadas, o vice-prefeito matou um paciente. A safra de boatos começou cedo. Está parecendo o agricultor que semeou e está tão ansioso para a colheita de seus frutos que os está colhendo ainda verdes.

Esquece que comendo-os verdes poderá estar sujeito a fortes cólicas e indigestões. Isto se não morrer envenenado. A chamada oposição não perdeu tempo. Copiou os termos de uma ação da Promotoria e enviou para toda a mídia como se fora fato consumado. Uma estratégia, porém, como diria um famoso diretor de um clube paulista, pode ser uma “faca de dois legumes”. Divulgar o fato é uma coisa. Levar boatos para a população é outra. O tiro poderá sair pela culatra. Um cidadão bem informado sabe que para as decisões da Justiça cabem recursos, seja de quem acusa ou de quem defende. Sabem também que nossa Justiça tem instâncias. 1ª instância, em nossa cidade. 2ª instância, na sede do Estado, na Capital, depois os Tribunal de Justiça e, finalmente, O Tribunal Superior de Justiça, onde se esgotarão todos os recursos. E aí, cumpra-se a decisão. Goste ou não goste. No final o ovo não sai, o filhote não nasce, e a decepção novamente se faz presente.

As formigas da situação passaram os últimos anos trabalhando, e quando chegar a hora terá gorduras para “queimar”, e mostrar. As cigarras da oposição passaram os últimos anos flertando com o tempo, vivendo ao Deus dará e quando chegar na hora “H” vai faltar comida. Quer dizer, argumentos. Como se diz na gíria do futebol, quem não faz, toma !

Mas como eu dizia no início, a eleição ainda demora, mas já tem gente agitada. Surgem candidatos por todos os lados. Uns acham que vão, outros não vão, outros mais vão sim. Alguns dizem que não vão para que se acredite que não vão, mas irão, sim. Muitos querem ser, outros nem fazem questão, mas até seria bom que fossem. No final, bingo ! Isto mesmo. Serão os mesmos de sempre. O Luiz, ganhador de sempre contra o Luiz, perdedor de sempre. Será que a história se repetirá ? Façam suas apostas, senhores.

E por falar em candidatos, já tem gente fazendo as contas para se convencerem de que a oposição , teoricamente, teve mais votos para vereador se for levado em consideração a quantidade de candidatos e o número de votos. Sabe-se que a situação teve mais de 10 mil votos para vereador, apesar de 8 mil para prefeito, enquanto a oposição teve também 8 mil para prefeito ( números redondos) e apenas 5 mil para vereador. Ou seja, muitos da oposição votaram nos vereadores da situação. Isto explica porque o PT, partido cabeça da coligação, não elegeu nenhum vereador. O único com chances reais, que teve cerca de 400 votos e estaria eleito, foi “jogado” em uma coligação nati-morta, que não conseguiria nunca atingir o coeficiente eleitoral.

Estas mesmas pessoas alegam que a situação tem muitos candidatos a vereador para dar votação ao candidato a prefeito. Ok. Descobriram a América ! Se sabem que é assim porque tiveram só cerca de 30 candidatos e elegeram dois? 3, a se considerar o PSB como oposição. Que coloquem mais candidatos na próxima. O problema é ter bons nomes. Vejam São Paulo, Capital. Na maior cidade do país o PT não consegue emplacar um nome para prefeito com chances de vencer a eleição. Teve chances. Teve Erundina, Marta Suplicy e jogaram fora por pura falta de competência.

A passarinhada está voando.Os ovos vão começar a eclodir. Os filhotes irão nascer e os ninhos se encher. O negócio é se juntar e se misturar pois uma andorinha só não faz verão.

Nenhum comentário: