terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

PLANEJAR E CRESCER. COMO OS BEBÊS.

Você sabia que no Hospital de Extrema nascem, todos os meses, uma sala de aula ?

Isto mesmo. Todos os meses nascem em nosso hospital cerca de 30 a 35 bebês. Isto, multiplicado por 12, dá um total entre 360 a 420 crianças, equivalente a uma escola e das grandes. Pensando que boa parte das mamães destas crianças precisarão trabalhar, surge a necessidade de uma creche para, pelo menos, 250 crianças.Todos os anos.

Esta criançada toda vai precisar de atendimento médico, vacinação, acompanhamento. Então mais PSF´s, clínicas e atendimento geral na Saúde.

Se pensarmos em 4 anos já falamos de praticamente 1.500 crianças. Já se falaria em 4 escolas grandes e 4 creches de porte. Quantos novos funcionários seriam necessários para esta demanda ? Talvez uns 400. Como a Lei de Responsabilidade limita a folha de pagamento a um certo percentual do Orçamento Municipal, ou se busca aumentar a arrecadação e o Orçamento para fazer frente às novas necessidades ou a Educação e a Saúde viram um caos. É aí que entram as indústrias, que geram impostos, geram empregos, que geram renda, que geram consumo.

Não demora e esta turma estará entrando na escola , que deverá estar pronta para recebê-los. Aumenta o número de merendas, merendeiras, nutricionistas, ajudantes, professores, diretores, coordenadores, e mais transporte escolar. 400 crianças a serem transportadas exigirão no mínimo mais 10 ônibus, mais motoristas, mecânicos, etc.

E isto aí é só para as que nascem no nosso Hospital. Ainda tem as que chegam de outras cidades para fazerem parte do crescimento e desenvolvimento da cidade.

Somente um planejamento macro, projetando muito mais que 4 anos de trabalho, poderá levar uma cidade como a nossa ao sucesso que experimenta e que a mídia nacional contempla e destaca. É aí que entra a vantagem de administrações continuadas, uma experiência que deu certo em muitas cidades do Brasil. Tanto é verdade que o atual Governo Federal, leia-se PT ) optou pela continuidade e já estão indo para o terceiro mandato, simplesmente porque um processo de desenvolvimento não pode ser bruscamente interrompido por caprichos ou sismas de políticos. E parece que o povo está percebendo isto.

É assim que uma cidade cresce se organiza e se estrutura. Com projetos de longo prazo e a participação da família. Cada um é responsável por si e pelos seus.

Ontem conversava com um ex-empregado meu que dizia: “ Puxa, já fazem 15 anos que cheguei para trabalhar contigo. Hoje tenho minha casinha, meu fusca e meu trator. Dois filhos e uma vida gostosa. Bendita hora que vim para Extrema !” Claro que ele trabalhou muito para isto, mas é uma prova de que as oportunidades existem e que o cidadão responsável pode colaborar muito com o crescimento de sua cidade.

Nenhum comentário: