Localizada no pé da Serra da Mantiqueira, com clima agradável que nos leva a conceber nossos Alpes Mineiros, Extrema atraí não só turistas, mas também grandes investimentos industriais. Temperaturas amenas e logística invejável, dada a sua proximidade com os grandes centros consumidores, portos e aeroportos importantes, trouxeram para Extrema duas grandes indústrias de chocolates: Barry Callebaut, maior fabricante de chocolate industrial do mundo e o Grupo CRM ( Kopenhagen – Brasil Cacau ), além da Bauducco, uma das maiores no setor alimentício.
Estas três empresas, mais as paisagens de nossas montanhas e o clima mais frio, dão um tom meio que Suíço a esta pequena grande cidade do Sul do Estado de Minas Gerais. Hoje considerada a cereja do bolo.
Mas a cidade não é só chocolate. Tem também tradição no setor de fundidos, transformação mecânica, informática, papelaria, roupas e, ainda neste ano, eletrodomésticos da linha branca,além de outros produtos e tudo isto gera mais de 10 mil empregos na cidade, fato que coloca Extrema na privilegiada posição de pleno emprego, tendo que importar mão de obra de cidades vizinhas, tanto do Estado mineiro como também do Estado de São Paulo.
O Índice Mineiro de Responsabilidade Social, ranking da Fundação João Pinheiro, avalia os 853 municípios do Estado Mineiro. Além da capital, Belo Horizonte, Extrema é a única que figura no grupo das 10 melhores que não tem a mineração como atividade principal.
Este índice avalia nove áreas da administração pública: saúde, educação, segurança pública, assistência social, meio ambiente e saneamento, cultura, esporte e turismo, renda e emprego e finanças municipais. Alguns dados deste índice realmente dão uma idéia da grandeza desta cidade que não para de crescer.
- PIB – Produto Interno Bruto em 2.008 : 1,413 bilhões de reais.
- Composição deste PIB : 39,3 % indústria e 60,1 % serviços.
- Composição do Valor Adicionado Fiscal ( VAF ): 50 % comércio atacadista e 41 % Indústria de transformação.
Algumas posições mais importantes conquistadas por Extrema no Índice Mineiro de Responsabilidade Social, lembrando que são avaliados 853 municípios em todo o Estado de Minas Gerais.
Saúde > 32º
Meio Ambiente e Habitação > 29 º
Educação > 28 º
Cultura > 14 º
Finanças Municipais > 6º
Renda e Emprego > 5 º
Geral > 2º
Outro dado interessante que demonstra o aumento da renda per capta. Em 10 anos a frota extremense cresceu 160 %, de 4,6 mil carros em 2001 para 12 mil carros em 2011, conforme dados do Denatran.
Enquanto a geração de empregos beneficiar a cidade, a coisa será rosa com bolinhas azuis. Resta saber ser a cidade continuará preparada para continuar crescendo.
segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário