segunda-feira, 8 de agosto de 2011

A BOLSA OU A VIDA



Esta frase é famosa na bandidagem a moda antiga. Você era solenemente
assaltado e alertado. Ou passava a bolsa ou morreria. Diferente da situação atual
Quando primeiro você morre e depois levam sua bolsa. Mas usei a frase foi para me referir ao pipocar das Bolsas de Valores por todo o mundo depois que a S & P “cagou” nos papéis do Tesouro Americano. Foi só uma sugeirinha. De AAA passaram para AA+, lembrando que a Classificação começa com BBB-, BBB, BBB+, A-, A, A+, depois vem AA-, AA, AA+ e finalmente a maior classificação que é AAA, onde estavam os USA. Só para ter uma idéia, o Brasil está na posição BBB-. Abaixo destas avaliações o país deixa de ter o desejado Grau de Investimento.

Mas vejam. Aquele A que tiraram dos USA botou as Bolsas do mundo inteiro em polvorosa. Em alguns países caíram mais que 5 %( No Brasil caiu 6,75 % ) e isto em Bolsa pode representar muita coisa, pois poderá ser necessário alguns meses para se recuperar estas perdas. E se a situação não se mostrar mais calma amanhã a coisa pode degringolar para perdas ainda maiores mas aí já será o caos.

Mas como Bolsa é coragem, sangue frio, quem não pode já correu para vender e quem pode agüenta. De repente tudo pode ser exagero e tem muita gente buscando apenas ganhar. Derrubam-se as Bolsas com os alarmes, os mais assustados vendem e os mais espertos compram tudo na abaixa.

Nada como mais um dia e vamos ver amanhã sem tem sol ou chuva. O dólar subiu. Bom sinal. Eu aposto na recuperação rápida das Bolsas. Se tivesse grana sobrando compraria estas ações que cairam, até porque no longo prazo acabarão se valorizando.

Ainda bem que não tenho grana, né mesmo ?


Nenhum comentário: