quinta-feira, 4 de agosto de 2011

250 OPORTUNIDADES

Sexta-feira , dia 12 de agosto, Extrema estará inaugurando o CEIM – Centro de Educação Infantil Municipal Prof. Cacilda dos Santos Ribeiro Branco, com capacidade para receber 250 crianças, que em breve serão 250 estudantes e mais tarde 250 novos cidadãos trabalhadores.

O que em algumas cidades seria considerado o máximo em termos de realização municipal, em Extrema isto tem acontecido até com certa freqüência e a população acaba se acostumando. Apenas na atual administração foram entregues para a população a Creche da Vila Esperança, A creche do Agenor, a Creche da Roseira e agora a Creche do Centro. E já se inicia a construção de uma outra, do mesmo porte, no Mantiqueira.

São cerca de 1.000 vagas para atender crianças de 6 meses a 6 anos, com profissionais especializados e uma atenção comparável às melhores creches particulares.

Em São Paulo, minha filha paga para meu neto R$ 1.000,00 + transporte para uma creche
com as mesmas características das nossas, que são gratuitas e oferece transporte.

Lembro de uma curiosidade citada por um médico aqui da cidade em uma reunião: Dizia ele que em Extrema nasce uma sala de aula por mês, fazendo referencia a cerca de 30 ou mais nascimentos todos os meses no hospital da cidade.

Imaginem, então, que em 1 ano Extrema tem mais de 300 novas crianças. Ou se constrói no mínimo uma destas grandes creches por ano ou no final de 4 anos teremos 1.200 crianças sem vagas e 1.200 mães impossibilitadas de trabalhar.

E nesta esteira virão a necessidade de mais escolas de 1º grau, outras de 2º grau e depois, já adolescentes, irão cursar faculdades, Senai, Senac e outros
cursos profissionalizantes com a ajuda do Bolsa Estudantil. Em Extrema só não estuda quem não quer. Se não houver um planejamento com olhos sempre no futuro a cidade poderia virar um caos.

As 250 novas vagas representam também a oportunidade de trabalho para 250 mamães que poderão ajudar na formação da renda familiar. Serão 250 famílias que terão uma grande melhoria em sua qualidade de vida. As crianças serão bem cuidadas e bem alimentadas enquanto as mamães trabalham. Na prática isto representa também economia no orçamento doméstico, seja na alimentação como também na saúde das crianças, pois criança bem cuidada e bem alimentada tem menos probabilidade de adoecer.

Os benefícios de uma Creche se ampliam e se multiplicam sem que a população possa perceber. Quando uma mãe deixa sua criança na creche para trabalhar ela passa a ser um reforço na mão-de-obra para o mercado de trabalho. Apenas com esta creche que estará sendo inaugurada mais 250 pessoas entrarão no mercado de trabalho. São pessoas que irão receber salários, e consumir no comercio da cidade, gerando mais empregos. Serão no mínimo R$ 150 mil reais todos os meses, quase 2 milhões de reais por ano. Com maior renda na casa o casal pode adquirir bens de conforto, como geladeira, TV, micro-ondas, fogão, máquina de lavar, etc, e até pode chegar ao financiamento de uma casa própria ou até de um carro. A isto também se dá o nome de qualidade de vida.

Vejam como a simples inauguração de uma creche pode influir na cidade.

Extrema tem hoje os 5 maiores bancos do país: Banco do Brasil, Banco Itau, Bradesco, Santander e Caixa. Não existe cidade do porte de Extrema em todo o Brasil que ostenta esta força econômica.

O Programa Bolsa Estudantil ajuda os jovens que queiram se formar em um profissão para se credenciarem aos melhores empregos e melhores salários. E este jovem, formado e já trabalhando, vai casar, ter filhos que irão para a creche e a roda volta a girar. Oxalá continue girando como agora.

Sem querer fazer nenhuma apologia, Extrema é considerada exemplo no Estado de Minas e no Brasil por ser uma cidade de menos que 30 mil habitantes e apresentar índices de desenvolvimento muito maior que grandes metrópoles.

Isto é conseqüência de administrações continuadas. Infelizmente, no Brasil, de modo geral, quando um prefeito vence a eleição e assume seu mandato, destrói ou paralisa tudo que seu adversário vinha realizando e tenta começar do zero. Quatro anos depois a historia pode se repetir e por isto temos tantas cidades paradas no tempo, atrasadas, subdesenvolvidas. Felizmente em Extrema a coisa tem sido diferente e nossa gente tem tido juízo e sabem escolher seus governantes.

O resultado está aí e ninguém pode negar. Viver em Extrema é um privilégio. Viver em Extrema é realmente uma rara oportunidade.

Nenhum comentário: