É comum dizer que um homem de sucesso é aquele que tem visão futura, aquele que vê longe, identifica oportunidades, planeja suas ações e projeta suas idéias.
Seja no setor privado ou na política este conceito também se faz presente e na política é mais que uma qualidade. É uma necessidade. Um mandato, salvo de senador, é de 4 anos, tempo bastante curto para planejar e executar tudo que se deseja. Daí a necessidade de se ter uma visão de futuro bastante ampla.
Pois bem, feito o quadro e colocada a moldura, vamos à pintura. Vamos falar aqui do nosso Reino Encantado de Extrema que é o que nos interessa.
Se eu falar mal do atual prefeito dirão que sou traidor. Se eu falar bem, dirão que sou puxa-saco, pois trabalho com ele. Mas na verdade sou, e serei sempre, um observador e um crítico, porém construtivo, como sempre fui. E para falar daquela tal visão futura vamos deixar de lado a traição e o puxa-saquismo. Vamos à realidade.
Cheguei por aqui em 1990 e vi Extrema passar por grandes mudanças, e sempre positivas. As oportunidades estavam disponíveis à todas as cidades e Extrema cresceu, trouxe muitas indústrias e com elas muitos empregos, que geraram arrecadação para um orçamento cada vez maior, que geraram maior renda per capta, que melhorou o comercio, que fez a cidade crescer.
Tudo isto tem um nome : Continuidade Administrativa. Toda cidade onde as disputas políticas-partidarias fizeram a alternância política e levaram ao poder políticos com ideais diferentes, ficaram paradas no tempo ou até mesmo recuaram, perderam renda e orçamento, perderam população, enfim, “patinaram” e não saíram do lugar. Quem chega quer destruir o que o outro estava fazendo. Quem sai não quer deixar nada que possa facilitar a vida de seu sucessor. Exemplos não faltam ao nosso redor.
É em uma administração continuada que o político que enxerga longe, que tem a tal visão futura, pode realmente trabalhar e realizar. Isto porque ele não tem os olhos ali, no 3º ou 4º ano do mandato, mas sim, no futuro, não importando se ele será o administrador ou um seu colega. Tudo é feito pensando-se no futuro da cidade, no bem estar da população. Existem planos de longo prazo. Existe confiança nas ações.
Nenhum empresário investe em uma cidade que não oferece segurança política.
Basta olhar para a estrutura que a cidade ganhou nestes últimos anos. Escolas, as melhores. Entre elas a maior escola rural do Estado. Creches de qualidade impar, não encontrada nem mesmo lá na Capital BH. Extrema é a única cidade do Estado, e quiçá do Brasil, onde não faltam vagas nas creches para as mães que precisam trabalhar. E continua a se construir mais. PSF´s, um sistema federal que em Extrema foi levado a sério e tem em todos os bairros, urbanos e rurais.
Em cada bairro tem uma quadra esportiva, um campo de futebol. Quem quiser pode praticar esportes. Centro poliesportivo, Parque de Eventos, Cine Teatro mais moderno do Sul de Minas. Em Extrema só não estuda e não pratica esportes quem não quer. Cinema gratuito todos os finais de semana. Festas que não acabam mais, e praticamente tudo de graça. Somente em alguns eventos artísticos no Parque de Eventos é que se cobram ingressos porque tem artistas convidados.
No Bairro da Roseira se construiu 2 Conjuntos Habitacionais e lá foram viver mais de 200 famílias. Mas lá também foi colocada uma escola para 600 alunos, 1 creche para 200 crianças e lá se implantou uma indústria que oferece 700 empregos e outras estão sendo construídas. Agora se termina a construção de um novo PSF, moderno, para atender esta população. Hoje o Bairro da Roseira é quase uma pequena cidade, dentro de outra maior. Moradia, Escola, Creche, Emprego, Saúde.Tudo no mesmo lugar. A isto se dá o nome de estrutura municipal planejada.
No Bairro dos Tenentes se construiu um Conjunto Habitacional para 100 famílias e lá foi colocado também um PSF para o necessário atendimento médico.
Agora se constrói o Tenentes II e o Tenentes III. Serão mais de 200 novas casas e mais de 200 famílias irão morar ali. Aí entra a tal visão de futuro. Foram instaladas no bairro algumas indústrias e outras já existiam para gerar mais de 800 empregos e uma grande área foi adquirida para em breve se construir um novo e grandioso complexo escolar e cultural. Uma nova escola de 1º e 2º grau, uma nova creche para atender a demanda local, um centro de exposições e convenções e muito provavelmente uma Fatec. A receita se repete porque as experiências são positivas.
No Bairro da Vila Rica se constrói dois grandes conjuntos de apartamentos. Serão 144 novas moradias. Para atender esta demanda e a que já existia no bairro se construiu o PSF do Lavapés, um dos maiores e mais modernos da cidade. Alí perto, no Bairro do Agenor já se construiu uma creche com 250 vagas e também nas proximidades, no Bairro Bela Vista está se construindo um novo Pronto Atendimento e o Hospital Municipal. Tudo isto para atender bairros que por estarem muito próximo ao centro tem sua população cada vez maior.
Nesta administração se inaugurou o novo prédio da Prefeitura, uma obra que é um orgulho para a cidade e para o extremense em geral. Na Praça dos 3 Poderes está não só a Prefeitura, mas também a Câmara Municipal, em instalações também modernas e está disponibilizado um mesmo espaço para o futuro Fórum. Nenhuma cidade do extremo sul de minas tem um conjunto arquitetônico-administrativo como Extrema. Nas proximidades, no Parque de Eventos, se encontra o mais moderno Cine-Teatro do Sul de Minas. Não existe uma cidade do nosso porte, com menos de 30 mil habitantes, que tenha um espaço cultural como este. Palavras de Deputados que nos visitaram no evento da Copa.
Para fechar o círculo, falemos da nova Avenida Nicolau Cezarino. Aquilo que era a Rodovia Fernão Dias de uma só pista, que rasgava a cidade ao meio e impediria no futuro o crescimento da cidade, passou a ser o corredor principal. Passou a unir todos os bairros ao centro, com características modernas, uma obra bonita, que só valoriza a cidade. Vejam o que fizeram as demais cidades que eram cortadas pela rodovia. Nada ! Dezenas de empresas se instalaram em Extrema nos últimos anos e, juntas, oferecem mais de 10.000 empregos, número maior do que o de trabalhadores residentes na cidade. Enquanto o desemprego graça pelo mundo todo, Extrema é uma das poucas cidades que vive a pleno emprego. E com tudo isto ainda está preservando a qualidade de vida e ganhando prêmios por isto. O Conservador das Águas é o maior exemplo.
Tudo isto jamais poderia ser feito em apenas 4 anos, por um único prefeito. Houvesse ocorrido uma alternância de poder e fatalmente nada disto teria acontecido. Claro que alguma coisa teria sido feita, mas jamais se chegaria a esta grandeza de ações. Somente um longo período, de muito trabalho e visão futura, permitiria fazer de nossa cidade um exemplo, seja no Estado ou até mesmo no país. E isto foi e está sendo feito. É um exemplo para outros políticos. Recentemente Extrema recebeu o Prêmio Destaque Político de 2010 - Medalha Ullisses Guimarães, pela sua excelente administração.
Finalizo com este comentário: Qual cidade, no país, com uma população menor que 30 mil habitantes, tem agencias dos 5 maiores bancos do país ? Brasil, Bradesco, Itau, Santander e Caixa estão presentes em Extrema. Com certeza, eles também tem visão de futuro e quem prefere Extrema, também !
terça-feira, 4 de outubro de 2011
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário