sexta-feira, 14 de outubro de 2011

SALTO ALEGRE

Ontem, 13/10, reunião na Associação de Moradores dos Bairros do Salto para entrega oficial da Torre de Telefonia. Povo eufórico, muita alegria e muita festa. Todo mundo de celular nas mãos mostrando sinal "cheio".

Lá estavam moradores do Salto de Cima, Salto do Meio, Salto de Baixo, Forjos e Posses. Era na verdade o Salto Alegre pois aquela gente sofreu muitos anos sem comunicação, isolados e tão perto da cidade. Eu vivi esta situação lá nas Furnas por muitos anos.

Mas a reunião fazia parte também do roteiro do Governo Itinerante e o Prefeito, Dr. Luiz se fazia presente não só para a entrega oficial da torre mas também para dar continuidade ao trabalho bairro-a-bairro que vem sendo realizado. Homenagens, discursos e vamos às tão esperadas questões, que com certeza viriam. Estava presente um técnico da OI para responder e o fez com muita propriedade e conhecimento.

Foi uma obra que impressiona pois o local é de difícil acesso,disse ele, mas ideal para o posicionamento da Torre. Disse o técnico que os ventos alí chegam a 95km/h e que para manter a torre estabilizada foram consumidas 40 toneladas de concreto, mais ferro e aço. Isto tudo para dar segurança aos equipamentos colocados sobre ela. E para fazer chegar tudo isto ao Pico do Lobo Guará foi uma grande aventura.

Disse o técnico que a OI não tem, em todas as regiões em que opera, nenhum projeto como este, colocado por uma cidade pequena como Extrema. Quando a Prefeitura apresentou o projeto a primeira resposta da OI foi, NÃO ! Quando a prefeitura disse que pagaria eles responderam que nem sabiam como receber. Não tinha regras para isto.
Nenhuma cidade tão pequena tinha se atrevido a tanto.

Mas Extrema insistiu, mexeu os "pauzinhos" políticos e a coisa acabou acontecendo. A prefeitura investiu mais de 800 mil reais no projeto. E mais 100 mil só para asfaltar o acesso ao pico, sem o qual os caminhões com equipamentos não poderiam chegar e a futura manutenção seria inviabilizada em dias de chuva.

O asfaltamento do acesso se tornou uma obra tão perigosa que até uma empresa terceirizada e contratada para isto desistiu. Foram os valentes funcionários do depto. de Obras que conseguiram vencer este obstáculo. Imagine que o rolo compactador de asfalto não conseguia se firmar. Não havia freios ou câmbio que o segurava naquela descida. Foi preciso fazer uma ancoragem para poder trabalhar e bem devagar. Os riscos de acidentes eram enormes.

Mas está feito e será até um ponto turístico este Pico do Lobo Guará.

Questões

Na reunião perguntaram se outras empresas de celular iriam usar a torre.

Resposta: Não. Apesar de existir uma lei que obriga, praticamente, a cessão de espaço, nenhuma das empresas pratica isto. Basta observar na estrada a existência de antenas muito próximas uma da outra. Cada empresa quer ter sua própria antena.

Pergunta: Mas a Vivo não poderia também colocar equipamento nesta torre ?

Resposta: Não. Esta torre está dimensionada para o equipamento da OI e não comporta uma sobrecarga de peso, até por questão de segurança. Se estas empresas quiserem ter sinal na região deverão construir suas antenas.

Pergunta: Na minha casa o sinal está fraco e ainda tenho que usar a antena externa. Isto vai mudar ?

Resposta: Em uma região como esta, cheia de montanhas e com grandes áreas arborizadas pode ocorrer que em algum lugar o sinal tenha dificuldades para chegar. Mas o uso de antena externa pode ajudar muito. É praticamente impossível fazer o sinal chegar a todos os lugares.

Pergunta: Tem hora que o sinal está ótimo e tem hora que fica fraco. Porque isto ?

Resposta: Vamos passar por um período de testes e talvez se faça algum ajuste nas antenas. Tudo foi feito para atingir a maior área possível.

Pergunta: Vamos ter internet ? e 3 G ?

Resposta: Sim. Já temos internet, porém, a velocidade ainda não é tão grande. Máximo de 300 k, por enquanto. Com relação a 3 G, isto é coisa que todas as empresas ainda tem dificuldade e disponibilizam em grandes cidades, e de forma parcial. Nosso equipamento agora instalado é algo em torno de 2,5 G, que é o que se usa em São Paulo, Nova Iorque, Paris, e em toda parte. Temos uma equipamento de 1º mundo.

Pergunta; Onde poderemos comprar chips, telefones, modem e tudo que a OI pode oferecer?

Resposta: Estamos coletando, hoje, assinaturas das pessoas interessadas e conforme o volume de interessados será solicitado a OI o envio de um escritório móvel em um fim de semana para promoções e vendas de produtos.

A OI ainda não tem uma loja na cidade. A OI não instala lojas, Ela coloca
representantes. Empresários que estejam interessados devem procurar a empresa para tratar do assunto. É preciso ter capital e atender uma série de exigências mas o negócio pode ser bom. Só na região do Salto podem existir mais de 1.000 consumidores.

Para finalizar, a prefeitura contratou um profissional que faz a "ponte" entre a OI e a Prefeitura e o resultado tem sido excelente. Deu a Informação de que já está sendo estudado um novo projeto de estações repetidoras do sinal, para que outros bairros da cidade possam ser beneficiados.

Também está previsto no equipamento instalado a telefonia fixa, que será solicitada à OI que libere o sinal conforme o número de interessados. O assinante terá um número 3435...., porém, com sinal da antena, sem fio. E claro, com custo de ligação muito mais barato. Estamos iniciando um trabalho. Agora é aguardar as experiências e os resultados.

Na seqüência foi dado andamento aos trabalhos do Governo Itinerante.

Foi uma noite inesquecível pois quem não quer ter o conforto de um telefone em casa ?

Nenhum comentário: