segunda-feira, 10 de outubro de 2011

CONTINUIDADE. FAÇA A TUA !

Se tua vida está atrapalhada, você está cheio de dívidas, não está conseguindo ter expectativas positivas, lembre-se que o mundo dá voltas e que o amanhã poderá ser muito melhor que o ontem e o hoje. Faço esta referencia para entrar em um mérito muito discutível, porém, muito real.

Na década de 90 ainda, o Brasil era devedor, sua dívida era considerada impagável. Éramos escravos do FMI. Não podíamos dar um pum sem antes pedir a opinião e a autorização deles. Várias vezes ao ano lá vinham os representantes daquele órgão dizer o que podíamos e como podíamos fazer. Mas a fila anda, o mundo roda e as coisas mudam, sim.

Passados 20 anos o Brasil já pagou sua dívida e livrou-se das garras do FMI. Hoje o país tem reservas cambiais maiores do que tem o próprio FMI e dele não depende nem para dar aquele pum. O Brasil ocupa espaço na economia mundial. Suas reservas estão entre a 4ª e a 5ª maior do mundo. Enquanto países da Europa e o próprio EUA vivem uma crise de desemprego, nosso país vive situação de normalidade, sendo que algumas cidades, como nossa Extrema, vivem a pleno emprego.

Antes, vinham ao Brasil nos ensinar o que fazer e como fazer com nossa economia. Hoje nossa Presidente Dilma vai à Europa dizer a eles como fazer para consertar suas economias. As agências econômicas estão rebaixando os ratings da Itália, da Espanha e de bancos europeus. Enquanto isto o risco país do Brasil vai caindo, nossas bolsas vão se recuperando, o dólar vai se acomodando e os investimentos internacionais são dirigidos para cá.

Porque ? Porque o Capital não gosta de risco, gosta de lucro e por enquanto o Brasil é um dos países que oferecem esta condição: Lucro com baixo risco.

E tudo isto tem nome : Administração, ou governo, continuado. O país está sob comando do mesmo partido já no terceiro mandato. Aí está a prova de que a continuidade, quando bem aplicada, é extremamente positiva. FHC colocou o trem no trilho, Lula deu continuidade às políticas econômicas, criou novos mecanismos, soube aproveitar a oportunidade que a economia global oferecia. Dilma recebeu um país equilibrado, sem problemas econômicos ou políticos. Era só administrar e isto ela está sabendo fazer.
Do jeito que está, fica ! Lembram desta brincadeira ? Pois então, se não se mexer e deixar como está, o PT faz o futuro Presidente e a tal continuidade vai seguir.
O Brasil conseguiu dar a volta por cima. Você também pode. Vê o que você pode fazer de bom, elimine o que está fazendo de ruim, acabe com o pessimismo e dê continuidade ao otimismo. Você pode. Nós podemos.

Nenhum comentário: