sexta-feira, 7 de outubro de 2011

VISÃO DE FUTURO - PARTE 2

Bom dia gente.

Ontem fui visitado por um de nossos vareadores, muito meu amigo, apesar de oposição, que me perguntava porque no artigo intitulado Visão de Futuro eu não falava da corrupção e das maracutaias dentro da administração.

Respondi que minha visão está muito mais nas coisas boas da cidade, que são visíveis e palpáveis do que em coisas que estão fora do alcance de minha visão atual, quanto mais de futuro, e das quais não tenho conhecimento e muito menos provas.

Disse-lhe que se conhece fatos, como os ditos, e tem provas, deveria buscar a justiça, disponível a qualquer cidadão, seja ele vereador ou não. A Promotoria é um órgão a disposição do cidadão e nossa atual Promotora é merecedora de toda confiança em ações que busquem a legalidade dos atos administrativos.

Porém, e disse isto a ele, quem diz que sabe de maracutaias e de corrupção e não denuncia, mente ou é conivente.

Como sabem, trabalho nesta administração, defendo o que é justo, legal e ético e se souber de alguma coisa errada serei o primeiro a denunciar Mas o que nem todos sabem, e devem saber, é que nem sempre o Prefeito sabe das coisas que acontecem na sua administração. A Prefeitura é como uma grande empresa, com mais de 1200 funcionários. Com Chefes de Departamentos, Diretores, Secretários e muita gente que tem autonomia em suas ações,e responsabilidade, claro.

Uma coisa é o prefeito ser responsável criminalmente, quando a ação partiu dele. Outra coisa é ser responsável legalmente, quando a ação parte de um funcionário.
Na primeira hipótese, se comprovado, ele pode ser até cassado. Na segunda hipótese, se provado, ele será responsabilizado, até financeiramente, com multas, e o funcionário desonesto poderá ser exonerado e até levado à justiça.

Então, se eu souber que alguma coisa errada pode estar acontecendo, comunicarei ao prefeito para que possa tomar providencias cabíveis. Assim deve ser com todos que queiram colaborar com a administração.

Quando eu souber, e ter provas, de alguma coisa errada praticada diretamente pelo prefeito, comunicarei ao Ministério Público.

Para ser um bom cidadão não precisa ser político, muito menos ter um mandato. basta ser responsável, ter bom senso crítico, ser honesto e justo, até porque aqueles que tem a oportunidade de deter um mandato nem sempre são exemplos de hombridade.

Lembrando ao amigo vereador que o edil tem plena liberdade para investigar os atos do Executivo, e do Legislativo, que nem sempre é santo. Está aí uma CPI aberta dois anos depois de a própria Câmara ter aprovado um projeto e agora querer acusar o Executivo, que agiu sobre um Projeto de Lei aprovado por ela. Por coincidência, próximo ao novo período eleitoral. Ora, porque isto não foi feito na época ? Não seria o caso de se fazer uma CPI contra a própria Câmara para que verificasse porque aprovaram o tal projeto ?

Meu amigo vereador, que me honra com sua leitura do blog, vocês estão sentando no rabo e criticando o rabo do vizinho.

Nenhum comentário: