quinta-feira, 7 de abril de 2011

QUEM QUER DINHEIRO ?

O saldo de entrada de dólares já passou de 35 bilhões no trimestre. Está no Estadão, caderno de Economia. E daí ? Daí que está sobrando dólares. Entra muito mais do que sai. Legal né ?
Vai sobrar dinheiro para todos e para todos os gostos. Vai Uns dólares aí ? Tá servido ?
Brincadeiras a parte, a coisa é bem mais séria. Mais dinheiro significa mais crédito e mais crédito significa mais consumo. Logo, mais consumo significa mais inflação, preços em alta e poder aquisitivo em baixa. Já assistimos este filme ? Claro, lá pelos idos de 1.986.
O Banco Central tenta dar um nó e vai comprando os dólares que vão entrando e vai aumentando as Reservas Cambiais Brasileiras. Legal ! O País agora é um país rico. Mas a que custo ? Para comprar os dólares é preciso reais. Simplesmente fabricar moeda seria o suicídio financeiro. Então, vende-se Papéis da Dívida Brasileira para se pegar os reais necessários para se comprar os tais dólares.

Só que para vender estes papéis o Governo Brasileiro precisa oferecer algumas vantagens, como juros interessantes a longo prazo. Ah, aí mora o perigo. O Brasil pega dinheiro pagando juros de 12 % a.a., compra dólares e aplica-os em Papéis do Tesouro Americano a menos de 1 % a.a. Já dá para entender a perda, né mesmo ?
Mas o Brasil é a bola da vez, porto seguro para o capital, que não tem bandeira, seja ele para produzir ou para investir e vai continuar recebendo esta enxurrada de dólares. Logo as reservas cambiais ultrapassam a barreira dos 300 bilhões de dólares. O Brasil já é o quarto maior credor do EUA. Lembram quando a gente devia a eles, e muito ?
Agora já somos obrigados a sobretaxar a entrada de dólares em 6 % de IOF para tentar diminuir a enxurrada. Que Luxo. Que nada. O difícil agora será saber lidar com tanto dinheiro ?

Com tantos dólares nosso pobre real vai caindo de valor e nossas exportações vão mixando. Nossos preços vão perdendo competitividade e as importações vão inundando os mercados. Neste rolo os empregos vão se perdendo. Mais industrias para de fabricar e começam a importar e aí o bicho vai pegar. Vai faltar trabalho, vai faltar salário.

Quem quer dinheiro ?

Nenhum comentário: