segunda-feira, 3 de setembro de 2012

A IRRESPONSABILIDADE DA PROMESSA

Na medida que a campanha vai chegando ao seu final os candidatos vão aumentando suas promessas. Quem sabe o que pode, ou poderia,  fazer, ainda é comedido e só promete o viável, mas quem entra em desespero passa a prometer o céu e o paraíso, se isto for necessário.

O candidato Euizer, que não se perca pelo nome, passou dos limites lógicos das promessas de campanha. Está prometendo casas de graça e isenção de impostos municipais.

Só para entender o absurdo da promessa:

As casas populares são financiadas pela Caixa, órgão federal, e quem deixar de pagar as prestações corre o risco de perder o imóvel. E isto é válido para todos, seja casa popular ou não.

Esta promessa do candidato pode levar o cidadão a deixar de pagar suas prestações, acreditando na promessa e incorrendo em falta grave, sujará seu nome e poderá perder a casinha conquistada às duras penas.

Os impostos municipais são obrigações de todos os moradores. Se deixar de pagar terá sua dívida inscrita na dívida ativa, e quando pensar em vender o imóvel terá que pagar tudo, com juros e correção monetária, e de uma só vez. Além disto, poderá ser cobrado judicialmente.

Este tipo de promessa é de imensa irresponsabilidade, pois engana o povo. Incentiva o cidadão a deixar de cumprir com suas obrigações, incorrer contra a lei.

Promete, o candidato Euizer, que no primeiro dia de seu mandato mandaria um Projeto de Lei para a Câmara para aprovarem esta lambança toda, esquecendo que para aprovar é preciso maioria absoluta de vereadores e que sua coligação talvez não consiga eleger nenhum.

Como prometer um projeto que nasceria morto ? Qual vereador, em estado normal, votaria a favor de uma bobagem como esta ?

A situação elegerá, com certeza, entre 9 e 11 vereadores e terá a maioria na Câmara. E um Prefeito para poder aprovar seus projetos precisa contar com esta maioria. Para se eleger tantos vereadores seria preciso uns 12 a 15 mil votos. Já dá para imaginar quem seria o prefeito ?

Este candidato Euizer é vereador a quase 8 anos, foi Presidente da Câmara duas vezes. Porque não apresentou estas ideias ?
Sabem quantos Projetos ele apresentou nestes 8 anos? NENHUM.

Porque não fez uma indicação a favor de toda a população para conceder um desconto no IPTU ?
Sabem quantas indicações ele fez nestes últimos 4 anos ? NENHUMA.

Porque nestes 8 anos ele não fez o que está prometendo agora ?
Sabem qual é o vereador que mais faltou nas sessões da Câmara nesta legislatura ? Exato. ELE.

Seria por causa disto que não fez nada ?

A Câmara é a Casa do Cidadão e os gabinetes dos vereadores deveria ser a sala de visita. Tem vereador que recebeu nestes 4 anos mais de 2.000 cidadãos.

Sabem quantos cidadãos o gabinete do Euizer atendeu nestes quase 4 anos. Menos de 100, uma média de 25 por ano, 2 por mês.

Seu assessor ganha mais de R$ 1.500,00 por mês para fazer o quê ?
Brincar no Facebook e se meter na vida dos outros vereadores, fazer campanha pelo seu chefe em plena hora que deveria estar trabalhando. Afinal, é dinheiro público, como diz o candidato.

Seria isto que nossa cidade mereceria. Será que nosso prefeito, e atual candidato a reeleição seria pior que esta gente ?

O Blog sempre defende o que é justo, o que é legal e o que é bom para a cidade. Mas que esta gente está abusando das promessas não temos dúvidas.

Nenhum comentário: