quinta-feira, 13 de setembro de 2012

LIBERDADE DE EXPRESSÃO, OU LIBERTINAGEM ?


Todo mundo sabe. A Internet é o canal mais fácil, mais rápido e mais barato para se propagar idéias, para promoção, divulgação, divertimento, aprendizado, pesquisa e tudo que possa imaginar neste novo mundo virtual. Um mundo cuja ferramenta principal é a inclusão e a democratização da informação, e, principalmente, da tão falada liberdade de expressão.

Lindo, não fossem os espinhos pontiagudos desta flor. Talvez, pela minha idade,  eu possa até ser chamado de careta, conservador, ultrapassado, e coisa e tal, mas qualquer um, que prestar um pouco mais de atenção,  irá perceber que, com a máscara da ”liberdade de expressão”, banalizaram a ofensa. Com o teclado a disposição, tem gente que acredita poder escrever o que bem entender, sobre qualquer pessoa  e que ficará impune, escondida atrás de seu PC.

Já não é mais suficiente a filosofia do copo de cerveja ou da cerca do vizinho. As coisas ditas, ou mal ditas, já não ficam no pequeno círculo dos ouvintes. No mundo High tech qualquer um pode ter um blog, como eu, ou uma página no Facebook ou no falecido Orkut e falar o que bem entender, porém, não se pode esquecer que no mundo virtual qualquer coisa escrita poderá estar à vista para milhões de pessoas.

Este é o novo cenário da comunicação e ele exige muito tato, para nãi dizer, muita educação. Falo da educação de berço, aquela que nossos país nos ensinaram. Observem a quantidade enorme de blogs, fóruns, comunidades, grupos, postagens, fotos no Youtube, e mais algumas traquitanas que são usadas simplesmente com o objetivo de ofender alguém.

Algumas pessoas querem mascarar a ofensa dizendo estar desabafando, ou descontraindo, mas no fundo, o objetivo é mesmo ofender. Mesmo que de forma indireta. Já vi de tudo. Gente chamando o Presidente de bêbado, de burro e analfabeto até chegar aqui, no Reino Encantado de Extrema, onde se chama o Prefeito de ladrão, corrupto, açougueiro, sendo médico. Ou pessoas sendo atacadas gratuitamente com adjetivos impublicáveis, ofensivos. Sendo época de eleição, então, aí ninguém mais presta. Viramos todos bandidos, safados, puxa-sacos, idiotas e por aí vai.

Pessoas simples, cidadãos comuns, sendo espezinhados, porém, esquecem os bocas-locas que tudo é registrado através da impressão do post, ou printscreen.

Quando leio estas grosserias fico imaginando que tipo de educação tiveram em suas casas e que tipo de educação passam para seus filhos. Vejo Mães, Professores, Senhoras donas de casa, advogados, enfim, pessoas que deveriam estar preocupadas com a educação dos seus e dos próximos, ofendendo gratuitamente qualquer pessoa, alardeando sempre A LIBERDADE DE EXPRESSÃO para seus atos.

Claro que Políticos e pessoas mais célebres correm o risco da crítica e de ser espezinhado pelo público, mas será que se poderia fazer isto com um mínimo de bom senso, noção, ou educação ? Um pouco de inteligência, sem dizer que só está se exercendo o seu livre direito à opinião ?
Protestar, dizendo que está havendo novamente a ditadura é tentar cobrir o sol com a peneira. Vivemos em total Democracia, com direitos e obrigações, com uma Constituição Federal em pleno vigor. Ditadura seria a falta de tudo isto.

Se você é contra algo que esteja acontecendo, seja a política corrupta, a  ortografia da pessoa, as atitudes dela, exponha sua opinião! É pra isso que vivemos em uma democracia, mas pelo menos o faça de forma civilizada, inteligente e educada. Afinal, estamos sim numa democracia... mas , a liberdade de expressão não significa dizer que essa é a casa da mãe Joana. Não significa libertinagem de expressão.

Liberdade de expressão é sim um direito e pelo qual muitas pessoas morreram para conquistá-lo. Portanto, use-o com sabedoria e acima de tudo, com educação: a mesma que você prega nas relações cotidianas. Portanto: mostre que sua família não teve trabalho a toa: educação e inteligência não fazem mal a ninguém.

Porém, todos devem sempre lembrar; O Direito de um acaba onde começa o do outro.


Nenhum comentário: