sábado, 10 de dezembro de 2011

INDICAÇÃO FUMAÇA

Um dos nossos vereadores, através de um jornal da cidade, informa ter feito uma indicação solicitando que a Oi-Telemar permita que outras operadoras utilizem a Torre de Telefonia do Pico do Lobo Guará para fornecer seus serviços. Alega o vereador que o monopólio é maléfico.

Pois bem, vamos aos esclarecimentos. Com certeza o vereador ou não sabe ou está mal informado e acaba por cometer um equívoco como este.

A prestação do serviço de telefonia é uma concessão e a concessionária, no caso a Oi-Telemar, deve fazer todos os investimentos possíveis para poder oferecer seu melhor serviço. Isto foi feito com a construção daquela torre.

Se você observar nas estradas e montanhas verá que em diversos locais existem mais de uma antena ou torre. Aqui mesmo, em Extrema, dentro da cidade, temos um local com mais de uma torre. Isto porque cada concessionária, ou empresa, constrói sua torre ou antena para poder oferecer seu sinal. Na cidade temos sinal da Oi, Vivo, Claro e Tim.
Até então, nenhuma delas se interessou em oferecer seu sinal na região dos Saltos, que durantes muitos anos vivei sem telefone. Agora tem até internet no celular.

Quem esteve na reunião no Salto de Cima na festa de entrega da Torre, e este vereador não esteve, ouviu o representante da Oi-Telemar responder a um questionamento de um morador, exatamente sobre este ponto. O monopólio.

Disse o representante da OI, com todas as letras. "Esta Torre é de uso exclusivo da Oi e está dimensionada para as antenas dela. Não é possível colocar mais nada lá em cima pois os ventos acima de 75 kms/hora podem afetar a segurança dos equipamentos caso haja sobrepeso. Qualquer outra empresa que queira disponibilizar seu sinal na região deverá construir sua própria torre, como é feito em todas as regiões".

Portanto, estivesse o vereador bem informado, conhecesse as regras das concessionárias, não gastaria seu tempo fazendo uma indicação que nunca será atendida e que tem como objetivo apenas jogar a população contra a administração municipal e contra a operadora.

O tal monopólio não existe a partir da portabilidade. Ninguém precisa mudar de operadora atualmente. Basta o usuário ter um chip da OI para utilizar quando estiver naquela região. É simples e barato. Já existem aparelhos que permite até mais de dois chips.

Então, amigos, quem acredita na indicação do vereador deve fazer uma consulta diretamente na OI. O resto é fumaça nos olhos do povo.

Nenhum comentário: