sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

EXTREMA, NOSSA PÁTRIA !

Rui Barbosa era reconhecido como grande orador cívico. Em 1903, em discurso aos formandos do Liceu do Colégio Anchieta, em Friburgo/RJ, fez um discurso sobre a Pátria, que todo mundo conhece.

Como estamos encerrando o ano de 2011 e já iremos entrar no ano de 2012, ano de eleições municipais e nossa cidade vai ferver, dado às paixões políticas, permito-me este sacrilégio: Fazer uma adaptação do discurso de Rui Barbosa sobre a Pátria trazendo aquela ideia para nossa "pátria", Extrema, afim de que todos os políticos, e aqueles que os apoiam, possam refletir sobre suas futuras ações.

Extrema não é ninguém: São todos; e cada um, seja o mais antigo ou ou recém chegado, tem o mesmo direito à ideia, à palavra, à associação, à crítica ou a opinião. Extrema não é um sistema, nem uma seita, nem um monopólio, nem uma forma de governo: é o céu, o solo, o povo, a tradição, a consciência, o lar, o berço dos filhos e o túmulo dos antepassados, a comunhão da lei, de nosso jeito de falar e das liberdades.

Os que servem a Extrema são aqueles que não invejam, os que não infamam, os que não conspiram, os que não sublevam, os que não desalentam, os que não emudecem, os que não se acovardam. Os que servem e amam Extrema são aqueles que a discutem, os que criticam com sabedoria, os que ensinam, os que se esforçam, os que pacificam, os que praticam a justiça, o voluntarismo e a bondade. São aqueles que se entusiasmam pela cidade e sempre a admiram.

Porque todos estes sentimentos grandes serão sempre benignos, e residem sempre nos corações de quem ama. Na própria cidadania está a mais difícil da vocação: A cidadania. A dignidade do cidadão não está no "matar" pela sua cidade, mas no "morrer" por ela. Uma sociedade, na acepção máxima da palavra, só será construída
com amor, altruísmo, respeito e dignidade a todos.

A "guerra" política, legitimamente, não pode ser o extermínio, nem a ambição: é simplesmente a defesa de opiniões, de ideias, da filosofia de cada um. Além desses limites, seria uma flagelo bárbaro, que a cidadania repudia.

Que 2012 seja um ano de mais realizações e desenvolvimento para nossa cidade.
Votos para que continuemos crescendo, sem limites quaisquer pois o futuro se faz hoje.

Feliz Ano Novo a todos nós !

Nenhum comentário: