quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

É PRECISO REPENSAR OS HÁBITOS

Sei que posso estar colocando o dedo em grande ferida mas meu senso crítico me empurra.

Semana passada assisti na TV reportagem sobre um Mosteiro no Nordeste, um verdadeiro castelo mantido pela Igreja Católica, com dinheiro público, claro. No local existem 130 apartamentos bem decorados e mobiliados e, destes, apenas 30 estavam sendo ocupados por Monges.

Como se sabe, aquilo é mantido por dinheiro público e também, como se sabe, os Monges e seus superiores não trabalham e nada produzem para a sociedade. Seriam, na prática, parasitas do sistema.

Em uma região onde centenas de crianças vivem abandonadas nas ruas, seria mais lógico se transformassem aquele castelo e toda sua estrutura em um belo orfanato. Cada apartamento poderia receber tranquilamente 4 crianças e nos 100 que estão desocupados caberiam 400 crianças.

Os monges e seus superiores poderiam ser úteis cuidando destas crianças. As verbas consumidas por eles com alimentos e bebidas poderiam alimentar estas pobres crianças.
E poderiam ainda educar e ensinar estas crianças para transformá-las em futuros cidadãos e não deixá-las se transformarem em futuros marginais.

São quadros como este, mostrado pela TV que acabam com a Igreja Católica. Claro que nossos Patrimônios Históricos devem ser protegidos, como este Mosteiro, mas isto pode ser feito com utilidade e não com futilidades.

Estes Monges vivem na sobra e água fresca, sem trabalhar, comendo e bebendo do bom e do melhor, sem precisarem sair de casa logo cedo para ganhar seu sustento, enfiar-se em ônibus e trens apertados, trabalhando muitas vezes mais de 12 horas por dia para voltarem às suas casas tarde da noite carregando alguns míseros reais nos bolsos, mas ganhos com o suor de seu trabalho. Enquanto isto os Monges...

Nenhum comentário: