terça-feira, 5 de julho de 2011

GENTE DE FORA

É comum se ouvir um Extremense nato se referir à chegada de pessoas de outras cidades
que vem para trabalhar em Extrema como " gente de fora". E isto não é novidade, nem para nós nem para o Brasil todo.

Como o Brasil vem recebendo nos últimos anos investimentos de bilhões de dólares em novas Industrias é normal também que estas industrias tragam mão-de-obra especializada de suas matrizes. No primeiro trimestre deste ano foram concedidos
13 mil vistos de temporários a estrangeiros. No ano passado todo foram 52 mil vistos.

Só da Coreia foram 214 em 2009 e 898 em 2010, ou seja, cresceu 319 %. Desde o ano passado, 13 novas grandes empresas coreanas anunciaram projetos de fábricas no Brasil.

Na medida que o Brasil internacionaliza sua economia maior será o afluxo de "gente de fora". Assim será também em Extrema. Na medida que novas e grandes empresas iniciam operação na cidade mais "gente de fora" vai chegar. Imaginem que a Petrobrás está importando funcionários de diversos países. O Brasil já pensa em trazer médicos de Cuba. Grandes países da Europa ( Italia, Portugal, Irlanda, Espanha ) estão exportando profissionais por causa do desemprego. Se alguém imaginava que
para o Brasil viria só uma montanha de dólares está enganado. Quantos brasileiros, no passado, foram para os USA, Japão e Europa atarás de bons empregos e bons salários ? Pois é, agora o Brasil é a bola da vez. Além da "gente de fora" tem muito
brasileiro voltando para trabalhar por aqui.

E todos tem suas opiniões sobre as conseqüências positivas ou negativas. Para o comércio é ótimo, pois aumentam as vendas.
Para os Bancos, então, nem falar. Basta observar que Extrema, com menos de 30 mil habitantes, tem filial dos 5 maiores bancos do país; Brasil, Santander, Bradesco, Itau e Caixa.

Aumentando o poder aquisitivo aumenta também o nível de exigência e assim teremos melhores produtos, melhores serviços.

Aumenta a arrecadação de impostos Estadual e Federal e com isto aumenta o orçamento da cidade. Isto refletirá em melhor qualidade de vida para todos os habitantes pois todo o orçamento é investido na cidade, em melhorias.

Mais empregos farão com que "a gente de casa" procure se esforçar, aprender, estudar para poderem aproveitar as oportunidades de melhores salários e crescimento profissional, sem ficar esperando que um bom emprego com um bom salário lhe caia no colo. Os empregos estão aí. Quem tem capacidade pode escolher. Quem não tem pode aprender.

E você, o que acha disto tudo ? Extrema seria diferente do Brasil ?

Nenhum comentário: