quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

Tá chegando !

Olha aí gente. Não quero fazer terrorismo, mas a crise já está batendo em nossas portas.

A Cia. Vale do Rio Doce anuncia 1.300 demissões e coloca de férias outros 5.500 funcionários. A notícia ainda diz que a maior parte das demissões ocorrerão em Minas Gerais. Tudo isto é conseqüência da crise mundial e da redução de compra de minério da China.

A conseqüência será menos arrecadação do Estado, menor distribuição aos municípios.

Aqui no Reino Encantado já tem empresa fazendo demissões. Uma só já demitiu 50 pessoas.

Felizmente Extrema tem bastante industrias e mais algumas chegando, mas tem cidades que dependem diretamente de uma só empresa.

Portanto, vamos ficar com os pés-atrás. Até a prefeitura poderá ter seu orçamento prejudicado
em função da queda de arrecadação da cidade e do Estado.

Oxalá o Obama assuma logo e consiga reverter estas excpectativas ruins. Afinal, o mundo é o mesmo, a população mundial é a mesma, as economias são as mesmas, o consumo continua a ser uma necessidade. O que aconteceu para dar neste baita nó ? As moedas são as mesmas. Aliás, tem até muito mais. Só os USA "jogaram" no mercado 800 bilhões de dólares. Até o nosso Brasilzinho do Lula já botou no mercado mais de 100 bilhões de reais.

Se estamos tendo menor consumo e este tantão de dinheiro foi injetado no mercado alguma coisa deverá acontecer. E de bom. Vamos ser otimistas, fazer um bom natal, mesmo que humilde, e abrir um chapagne ou uma cidra desejando-nos um novo ano com muito trabalho e dinheiro no bolso.

Nenhum comentário: