sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

Atitude, Sr. Presidente !

Para aqueles que admiram Lula e seu PT com sua política magro-econômica, sim, magro

Pois é pobre de realizações, vale a pena observar que:

As taxas de juros reais em todo o mundo já estão abaixo de zero. De acordo com a empresa
Uptrend Consultoria Econômica nos USA , Reino Unido e Japão a taxa real básica é negativa em 2,6 %, 2,4 % e 1,4 % respectivamente.Apenas a Alemanha, entre os desenvolvidos tem taxa positiva, mesmo assim, apenas 0,1 %. Na China o juro básico real é de 1,5 %. No México, 2,3 %. Rússia e Índia, considerados emergentes como o Brasil, taxas negativas de 0,7 % e 4,0 %. A média geral nos 40 mercados mundiais [e negativa em 0,3 %, segundo a consultoria.

Mas aqui no Brasil a coisa é diferente. O Banco Central acaba de estabelecer a taxa de 13,75 % a.a. A maior taxa de juros do mundo. Todas as expectativas econômicas levam à redução do crescimento. As previsões para 2009 são de apenas 2,5 %. Os níveis de desemprego já assustam. Milhares de demissões. Renda caindo, consumo diminuindo,

Exportações encolhendo, balança comercial pendendo contra. Ou seja, nossa economia está indo para o ralo. E o que faz nosso grande governo ? Nada. Absolutamente nada de prático.

No começo a crise era problema do Bush. Depois, não havia porque se preocupar. Era só uma marolinha. Mas agora a coisa já está parecendo um pequeno tsunami, com viés de grandeza. A culpa já não é mais do Bush. É do PSDB e DEM. Foi o FHC que deixou esta herança, etc. e tal.

Ou seja. O homem só diz bobagens e não quer assumir nunca seu governo.

A última, todo mundo ouviu e leu, ele disse com todas as letras. Sífu !

Eu não votei no Lula, mas agora ele é o presidente de todos nós e já passou de hora de exigirmos. Atitudes, Senhor Presidente. Eu não quero mífu !

Ou governar ou pedir para sair.

Pressionar o Banco Central para reduzir os juros seria tapar o sol com a peneira. Dê,

Senhor Presidente, condições para o Banco Central possa baixar os juros, começando com a redução, e grande, nas despesas.

Nenhum comentário: