quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Pausa para o cafézinho


Quantas vezes ouvimos dizer que muito café faz mal ? Ataca o estômago, tira o sono, aumenta a pressão, etc.? Mas estudos recentes mostram que, estavam enganados quem faziam estas afirmações. Tais estudos demonstraram que quem toma café tem menos risco de sofrer de Diabetes Tipo 2, pedras na vesícula, doença de Parkinson, cirrose e alguns tipos de câncer – de fígado, mama e cólon.

Melhor que suco de frutas ?

Parece que centenas de compostos, vários deles antioxidantes, são responsáveis pelos muitos efeitos benéficos e protetores do café. Num estudo recente da Universidade de Harvard, quem tomava café tinha menos risco de morrer por causa de doenças cardiovasculares do que quem não tomava. Provavelmente o café preto é melhor para a saúde do que as bebidas muito calóricas. Um estudo norueguês constatou que a porção típica do café preto é mais rica em antioxidantes que uma porção de mirtilos, framboesas, abacaxis ou de muitos sucos de frutas.

Bônus cerebral.

O café pode ajudar tanto a cabeça quanto o corpo. Um estudo verificou que camundongos privados de sono ficavam muito mais calmos depois de inalar grãos de café torrados.

Dicas ao beber.

Muitos nutricionistas acreditam que o melhor ainda é a moderação e recomendam tomar apenas uma ou duas xícaras de café por dia, sem leite, creme, nem açúcar ( que engorda). também deveriam li Se a dose for muito maior do que essa, a cafeína pode desidratar ou elevar a pressão. As grávidas também deveriam limitar o consumo, porque o café pode aumentar o risco de aborto.

Quem se preocupa com o colesterol deve preferir o café coado instantâneo. O café não filtrado, como o café feito na cafeteira de êmbolo, por exemplo, contém maior teor de uma substância chamada cafestol, que faz subir o colesterol.

Então, que tal um cafézinho ?

Nenhum comentário: