terça-feira, 21 de janeiro de 2014

NÃO VAMOS TER COPA ?

Claro que teremos a Copa. A Fifa vai empurrar isto e a Copa vai acontecer. É um tipo de evento que uma vez iniciado terá seu fim. Custe o que custar.

Só não sabemos como. Ou sabemos ? 60% dos novos estádios ainda não estão prontos e isto a menos de 5 meses da abertura da Copa. Na Europa, quando as Copas foram realizadas por lá, os estádios estavam prontos 1 ano antes do evento.

Como dito, de um jeito ou de outro, com arquibancadas pré-montadas, na pura gambiarra, a Copa vai acontecer. Mas.... imaginem como ficarão nossos aeroportos, rodoviárias, o trânsito, o estacionamento de quem arriscar ir de carro. E o Metrô. Vai virar lata de sardinhas. Nada foi feito em termos de infraestrutura local em torno dos estádios, nos transportes de massa, nos aeroportos.

Imagine um turista vindo da Europa, desembarcando em Cumbica e tendo que se dirigir ao seu hotel no centro da cidade e de lá para Itaquera para assistir a abertura da Copa. O Itaquerão tem um único acesso para carros e ônibus. Uma única linha de Metrô, que também serve à população local e já é saturada.

O estacionamento de carros deverá ser nos estacionamentos de supermercados, de faculdades e nas ruas. Nós sabemos o que significa deixar o carro na rua. Flanelinhas estarão a toda e irão cobrar uns 50 reais "só para olhar", e não para riscar.

Com certeza teremos manifestações e protestos em frente aos estádios. Como estará o policiamento, como será a reação e a ação ? Nossa Policia está sendo treinada para isto ? E os famosos "rolezinhos" ? Será que isto vai acontecer em dia de jogo para ter "acesso" à ingressos ?

E na Comunicação ? Como estaremos ? Está previsto na inauguração a presença de aproximadamente 4 mil profissionais da imprensa. Teremos espaço para isto tudo ? Teremos 3 G ou 4 G ? E nossas empresas de celulares, criarão vergonha na cara e prestarão um serviço de primeiro mundo ? E se prestarem este serviço ficaria a questão: Se para a Copa pode, porque não prestam o mesmo serviço para toda a população ?

E na Hospedagem ? Quantos hotéis foram construídos para a Copa ? Já dizem que os preços no Rio mais que quadruplicaram. E as passagens de avião ? Como serão os preços ? E as reservas ? Serão respeitadas ? Os restaurantes, vão entrar na mesma dança ?

Os assaltos nas saídas dos aeroportos, os arrastões em restaurantes, os flanelinhas, os ingressos falsos vendidos na porta do estádios, a venda de todo tipo de bugigangas e comidas nas portas dos estádios ? Haverá policiamento suficiente para isto ? Que ótimo ! Então poderíamos ter este policiamento sempre e nunca tivemos ? Porque será ?

Vamos tirar o leite da pedra. Quem sabe esta Copa vá nos mostrar que podíamos fazer muita coisa e não fazíamos por pura vagabundagem, né mesmo ?

O Brasil já passa vergonha perante todos os países que já organizaram uma Copa e esta será a Copa da Vergonha. O mundo todo irá comentar a porcaria que fizemos, e olha que o investimento não foi pequeno. Bilhões de reais foram "sugados" por esta Copa enquanto a população morre nas filas de Hospitais e prontos-socorros.

Oxalá tenhamos uma Copa tranquila e, pelo menos, com alguma organização. Afinal, somos o país do futebol. E assim sendo, só faltava fazermos a pior organização e ainda perder a Copa. Deus nos livre destas maldades.

Nenhum comentário: