quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

E ASSIM VÃO SE ACABANDO COM A ' MOLEZA' DO TRABALHADOR

O Governo Federal faz o anúncio fúnebre. A Previdência Social fechou 2013 com um rombo ( déficit ) de 49,9 bilhões de reais. E olha que esperavam um equilíbrio nas contas, quando comparada com o ano de 2012, que apresentou um déficit de 42,3 bilhões.

Cabe lembrar que o INSS tem 86 bilhões a receber em atrasados das empresas. Não cobra porquê ? Daria para tapar o tal déficit com sobras.

Como se vê, já não se fala mais em superávit, algo praticamente impossível de acontecer. Já estamos acostumados a falar sempre de déficits, e cada vez mais crescentes. É como casa de pobre em dia de chuva forte. Já não se reclama mais das goteiras, mas da enchente.

O que chama a atenção é que apenas os auxílios-doenças e por Invalidez consumiram mais de 65 bilhões de reais e o Governo Federal, e seus gênios da economia, querem reduzir isto em pelo menos 7 bilhões de reais para o próximo ano.

Apenas os benefícios concedidos por invalidez  representaram 18 % de todos os benefícios, e os gênios ( novamente eles ) querem reduzir isto a pelo menos 10 %.
Pensar em “enxugar” a Previdência acabando com os cabides de empregos, com os desvios, as roubalheiras eternas ninguém faz, né mesmo ? Mas para que se preocupar com isto ? Muito mais fácil jogar o problema sobre o trabalhador , e aí vão as soluções mágicas prometidas para melhorar as contas da Previdência.

- Reabilitação Física do Profissional

Você que está , como dizem, “encostado no INSS “ gozando de um salário, ou benefício, pela sua invalidez atestada pelos peritos, pode colocar as barbas de molho. Estão planejando uma nova perícia a cada 2 anos para reabilitá-lo profissionalmente e devolvê-lo ao mercado de trabalho. Mesmo que seja para ocupar um cargo destinado a deficiente.

Caso você faça uma cirurgia que o colocaria na situação de inválido, também pode tirar o cavalo da chuva. Agora, se você não puder exercer mais a sua função a empresa deverá indicar uma outra função para que você possa continuar trabalhando. O PRONATEC vai requalificá-lo profissionalmente e botar você para trabalhar de novo.

Assim, vão se acabando o auxílio-doença e o auxílio-invalidez. Trocam por um auxílio-acidente, e o trabalhador, devolvido ao mercado de trabalho em outra função irá somar este auxilio com o salário que vier a conseguir na nova função, e continuar a contribuir, objetivo dos gênios.
Agora só falta suspenderem as aposentadorias dos idosos, que contribuíram por mais de 35 anos e se aposentaram aos 65, mas que ainda precisam trabalhar porque a aposentadoria não é suficiente para sobreviver com o mesmo conforto de antes.

Como em outros países, o aposentado que volta a trabalhar, e contribuir, deveria ter sua contribuição considerada uma Pecúnia, como era antigamente, e quando realmente deixar de trabalhar, receberia esta Pecúnia devidamente corrigida, como se fora uma Poupança. Por via de dúvidas, melhor os aposentados não trabalharem com registro e contribuindo de novo  pois estaria denunciando que ainda pode trabalhar, logo, não deveria estar aposentado.

Não vai demorar muito e a idade para se aposentar vai mudar de 65 anos para 70 anos, levando-se em conta a maior longevidade do brasileiro e o tempo de contribuição obrigatória deverá passar dos atuais 35 anos para 40 anos. Salvo, claro, as aposentadorias de Políticos e de demais autoridades, como, por exemplo, um Deputado que se aposenta com 8 anos de contribuição, ou do Presidente da República que vai acumulando aposentadorias. Tem a de metalúrgico, a de Deputado e a de Ex-Presidente.
Isto sem falar na aposentadoria dos Militares, que se aposentam antes dos 50 anos, com salários integrais e com todas as vantagens dos da ativa.

Já o pobre do trabalhador, se aposenta com um salário bem menor do que ganhava na ativa, que será corrigido apenas pelo índice de inflação ( manipulado ), e que ainda vai sendo reduzido pelas contas absurdas da Previdência Social.

Como dito ali em cima. Cortar na carne ninguém quer. Quantos milhões seriam economizados se o Governo Federal diminuísse o número de funcionários na Previdência ? Se implantassem controles para se acabar com os desvios, fraudes e roubos ?  Se cobrassem religiosamente todas as empresas e, principalmente, Clubes de Futebol ?  Você sabia que o INSS tem mais de 86 bilhões de reais para receber em atrasados e não cobra isto ? Não seria suficiente para tapar o tal déficit ? Se obrigassem igrejas ( todas elas ) a contribuírem sobre o total de suas arrecadações ? Se colocassem todos os trabalhadores, políticos, autoridades sobre um mesmo manto ? Teto máximo de aposentadoria e tempo mínimo de contribuição ? Porque o trabalhador deve trabalhar até 65 anos e contribuir por 35 anos enquanto outros se aposentam com apenas 8 anos de contribuição e outros com menos de 50 anos ?

Enquanto tivermos estas diferenças e estes privilégios, a  Previdência Social será um câncer sem previsão de cura. Enquanto tivermos políticos, e ex-trabalhadores que se transformaram em políticos, no comando jamais teremos solução.

O atual Ministro da Previdência Social, só para dar um exemplo, nunca foi operário ou trabalhador. Filho de políticos no Rio Grande do Norte, cresceu neste meio, foi deputado em vários mandatos, senador e Ministro. Nunca sentiu na pele a dificuldade de um baixo salário, a dificuldade de uma aposentadoria meia boca. Com certeza hoje deve receber mais de uma aposentadoria, além do salário de Ministro. Como este cidadão haveria de ter sensibilidade aos problemas dos trabalhadores ?

Então, este ano teremos eleições para Governador, deputados, senadores e Presidente da Republica. Oxalá nosso povo saiba escolher seus representantes para que possamos ter esperanças de um país melhor para o trabalhador, e não só para os políticos. 

Nenhum comentário: