terça-feira, 31 de julho de 2012

QUALIFICAÇÃO E MEDALHAS DE OURO


Muito se tem falado sobre a qualificação profissional como caminho para se obter sucesso na vida. 

Nas Olimpíadas que começaram a pouco em Londres já começam a surgir os “milagres” da tal qualificação. São atletas que se aplicam aos treinamentos e aprendizado tendo como objetivo a conquista de uma medalha de ouro.

Surgiu uma chinesinha, Ye Shiwen, de apenas 16 anos e 1,70 de altura, que vem quebrando recordes atrás de recordes. Conseguiu o absurdo de quebrar o recorde masculino nos 400 mts.
Como atletas chineses estão conseguindo, desde a Olimpíada anterior, obter estes resultados ? A explicação vem da qualificação. O Governo chinês enviou, e continua enviando, levas de jovens chineses para a Austrália, onde professores especializados treinam e preparam estes jovens para a natação competitiva. Ao retornaram ao seu país, estes jovens iniciam uma série de competições, mais treinamentos, alimentação diferenciada, acompanhamento médico, enfim, tudo que um atleta precisa.

O resultado aparece agora. Medalhas de ouro em diversas competições.
Então, este é um tipo de exemplo que pode ser útil aos jovens extremenses. Estudar e capacitar-se. 

A Prefeitura disponibiliza o programa Bolsa Estudantil e com ele os jovens podem participar de cursos no SENAI e no SENAC, qualificando-se profissionalmente tanto para a indústria como para o comércio e o turismo.

Podem também cursar faculdades, ou universidades em outras cidades, buscando, preferencialmente, os cursos profissionalizantes e técnicos, de onde já saem em condições de disputar um bom emprego no mercado de trabalho.

Se aquela chinesinha não tivesse sido levada a aprender e treinar, poderia estar até agora colhendo arroz ou trabalhando como ajudante geral em alguma das milhares de fabricas chinesas.

Da mesma forma, se os jovens extremenses não buscarem aprender e se formarem profissionalmente, passarão seu tempo como ajudantes gerais, sem jamais conquistar a sua “medalha de ouro”.

A administração municipal faz a parte dela, dentro do que é possível. Oferece escola em todos os níveis e depois ajuda no pagamento da formação profissional. Centenas de jovens já participam deste movimento,  que busca levar todo jovem a conquistar sua medalha, representada pela sua formação profissional. Mas é preciso que, como a chinesinha, o jovem esteja disposto a isto. 
Certo ?

Nenhum comentário: