O sucesso de qualquer empresa ou de uma instituição pública está intimamente ligado ao envolvimento real dos funcionários com os objetivos traçados. Não existem realizações individuais. Tudo é fruto da participação das pessoas.
Vamos falar de nossa Prefeitura Municipal e de seus objetivos e suas dificuldades.
Claro que todo Prefeito quer realizar o máximo durante sua gestão. Construir novas estruturas, reformar as existentes, ampliar e modernizar, além de prestar o melhor serviço para a população, principalmente nos setores básicos de Saúde e Educação.
Mas uma cidade como Extrema, que nos últimos 10 anos cresceu e se desenvolveu 10 vezes mais que qualquer outra cidade de seu porte, exige muito mais. É uma cidade turística também, com mais de 700 kms de estradas rurais e mais de 6.000 propriedades rurais, a maioria delas de veraneio. Também é uma cidade festeira, e em suas principais festas traz para a cidade milhares de turistas, caso da Festa do Peão, Carnaval e Festa de Santa Rita.
Este movimento todo de gente pelas estradas exige manutenções constantes, principalmente em épocas de chuvas. E aí entra toda uma estrutura departamental de obras, máquinas e equipamentos.
A Educação atende mais de 5.000 alunos, que são transportados de todas as partes por veículos da municipalidade. Ônibus, Vans, Kombis precisam de estradas em condições o ano todo. Ambulâncias precisam atender em qualquer ponto onde se fizer necessária, como também veículos da Polícia Militar, da Bragantina e outros.
A cidade está crescendo, os bairros vão se ampliando e novas construções brotam com incrível rapidez. Logo surgem novas ruas, novas comunidades e o asfalto precisa ser levado até lá. E vai também rede de esgotos, rede de água, iluminação pública, transporte.
Muito bem. Por traz de todo este barulho está o funcionário municipal. Muitas vezes esquecido pela população, outras até maltratado, estigmatizado como alguém que pouco faz.
Mas não fosse o funcionalismo municipal Extrema jamais estaria onde está agora. Considerada a 2ª melhor cidade para se viver no Estado de Minas Gerais, uma cidade onde não falta emprego, não falta escola e creche, PSF´s em todos os bairros, 1º lugar em atendimento bucal.
Falhas podem existir, mas como conseqüência de tentativas para acertar, e é nesta direção que a administração trabalha. Acertar o máximo possível, sem perder o foco que é o cidadão.
Bem, aqui entramos com aquele conceito que abre o nosso artigo; Endomarketing.
Simplificando, é o marketing feito para dentro da administração. É a valorização do funcionário público. Na iniciativa privada o marketing é feito sobre um produto para um provável cliente e para gerar lucro.
Na Administração Pública o produto é o serviço a ser prestado e o cliente é o cidadão. Não seria preciso convencer o cidadão a consumir o serviço, porque isto é uma necessidade, mas convencer o funcionário a prestar um bom serviço , que é uma obrigação e, geralmente insatisfatório. É importante empregar sempre a atenção, o respeito e a cortesia no tratamento dispensado ao usuário dos serviços, e algumas prioridades precisam ser observadas, como por exemplo, tempo de espera para ser atendido, prazos para cumprimentos dos serviços oferecidos, a boa comunicação com os usuários, os procedimentos para atender as reclamações através de uma Ouvidoria Pública, as formas de identificação dos servidores ( é importante você saber com quem está falando), e as condições de limpeza e conforto de todas as dependências públicas.
A agilidade e a dignidade no atendimento ao cidadão é que demonstra a eficácia da gestão pública. E tudo isto depende exclusivamente do funcionalismo.
É partir daí que se passa a considerar o trabalhador municipal como parte integrante de um grupo, e não mais como indivíduo isolado. Não se considera mais apenas suas necessidades materiais e financeiras, mas também as necessidades psicológicas e de estima de cada indivíduo e de cada grupo. Parte-se da premissa que um ambiente de trabalho amistoso e integrado reflete diretamente na comunicação interna e na imagem da organização, sendo um dos elementos principais para o alcance de bons resultados, e que as ações do endomarketing devem fazer parte do planejamento estratégico organizacional.
Enquanto na iniciativa privada o marketing está direcionado para o lucro através do atendimento das expectativas do consumidor do produto, na Administração Pública o endomarketing está direcionado para qualificar o funcionário e motivá-lo, para através de seu trabalho atender a expectativa do cliente cidadão.
A motivação, a integração e o reconhecimento passam a ser ferramentas importantes na administração. Acrescente-se o envolvimento de todos com os objetivos da administração e se terá a receita certa para o sucesso.
Como é popular dizer, a fila anda. E na Gestão Pública não poderia ser diferente. Os tempos mudaram e novas técnicas administrativas se fazem necessárias. Os funcionários serão os mesmos, mas os resultados é que farão a diferença.
terça-feira, 29 de março de 2011
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