terça-feira, 26 de outubro de 2010

A MINHOCA ESTÁ MORRENDO

Quem leu deve lembrar daquele “causo” que escrevi sob o título “ O Vereador Minhoca”, onde eu narrava o folclore de nossa política. Pois tenho que voltar ao “causo” para dar continuidade a saga de nossa gloriosa minhoca.

Notícias que me chegam lá de Minhoqueiro do Sul dão conta de que a minhoca está morrendo. Dizem que o dono da horta se zangou de vez com a minhoca e determinou. Ou vai trabalhar com os outras minhocas, ou vai cair fora do minhoqueiro. Até uma pesquisa para saber quem era a melhor minhoca indicou o vereador minhoca em último lugar.

Mas a minhoca é tinhosa e não queria mesmo era trabalhar com aquelas que lhe indicavam. Queria mesmo era estar com as minhocas de outro minhoqueiro e insistia nisto. Mas veio a ordem final. Ou fica e trabalha ou sai. Aí o bicho pegou. Ou pegaram no bicho, sei lá ! Mas a verdade é que a principio a minhoca aceitou as condições, mas como foi contra sua vontade todo mundo está percebendo. A minhoca está morrendo, está definhando e não vai suportar a pressão. Vai pedir para sair.

Coitada! Já não tem muitos amigos. No minhoqueiro já nem é mais aceita, apesar da ordem do dono da horta: Vai trabalhar minhoca. E junto com as colegas.
E as notícias que chegam de Minhoqueiro do Sul não são boas. Dizem que a minhoca vai insistir com suas idéias radicais e o dono da horta diz também que não tem perdão. Ou trabalhar ou sair. A minhoca é que vai escolher. Por enquanto, com medo de perder sua cota de ração, a minhoca vai levando, trabalhando um pouco. Mas dizem as más línguas que é por pouco tempo. Ela vai preferir morrer . Será ?

Não percam os próximos “causos” da saga do Vereador Minhoca. Assim que chegar notícias de Minhoqueiro do Sul eu conto.

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

IPTU-R. Talvez você não saiba !

Talvez você não saiba, mas Extrema tem aproximadamente 700 kms de estradas rurais e todas elas são cuidadas periodicamente. Passa-se a patrol, faz-se saídas de água , coloca-se cascalho e poda-se o mato da beira da estrada. Quem vive na zona rural sabe como este trabalho é importante, principalmente quando chegam as chuvas.

Alguns trechos, como as subidas mais íngremes, ou locais onde temos os PSF´s, Igrejas, comércios, associações de bairros, etc. recebem asfalto para maior segurança do tráfego de veículos e também para conforto da população.

Talvez você também não saiba, mas Extrema tem mais de 6.000 propriedades rurais que são atendidas por estas estradas e que geram toneladas de lixo semanalmente. Este lixo é recolhido em caçambas que são transportadas por veículo especialmente adaptado para isto e levadas ao aterro sanitário da cidade. Aliás, talvez você não saiba, mas Extrema é um dos 29 municípios mineiros, em 853 cidades, que tem seu aterro sanitário. Apesar de ser considerada uma cidade muito pequena.

Pois bem. Na área urbana a prefeitura presta este tipo de serviço asfaltando ruas, fazendo a coleta de lixo, limpeza, etc. e recupera parte destes custos na cobrança do IPTU. E na zona rural, quem paga por este serviço ? Talvez você não saiba, mas ninguém paga porque ainda não se tem como cobrar.

A propriedade rural paga ITR, que é um imposto federal, de valor tão baixo que o próprio governo não tem mecanismos de cobrança. Talvez você não saiba, mas o governo federal até queria deixar o município cobrar o ITR , mas ficou provado que pelo valor não haveria viabilidade da cobrança. Fica mais caro cobrar do que o valor a ser cobrado.

Aí tive esta idéia, que até já sugeri à prefeitura. Criar um imposto rural, algo parecido com o IPTU, porém com um cálculo diferenciado, considerando o tamanho das propriedades. Um IPTU-R. Tenho certeza que os proprietários concordariam em pagar algo como R$10,00 ou 15,00 por mês e ter sua estrada bem cuidada, lixo recolhido, mato da beira de estrada cortado, etc. Seria um imposto mais que justo. Digo isto porque moro na área rural.

Se todos pagarem a prefeitura terá melhores condições na prestação de um serviço que já é feito a fundo perdido. Oxalá isto aconteça. Bom para todos.

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

SEU NOME E E-MAIL, POR FAVOR

Por favor, ao enviar um comentário deixe seu nome e e-mail. Só assim posso
responder e publicar seu comentário. Anônimos aqui não tem vez.

Seu nome e e-mail, por favor.

Olá pessoal que nos honra com a leitura do blog.
Ao fazer um comentário, caso queira resposta, deixe também, com o comentario, seu e-mail. Senão não dá para responder.

Recebí um comentario do Sr. José Eduardo e gostaria de responder, mas.....

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Contra, a favor ou tico-tico no fubá.

Lí no papel sujo de tinta da cidade a matéria do Vereador Euizer que protestava pelo fato de seu partido, o PSDB, ter fechado questão sobre alguns projetos e determinado que seus representantes na câmara Municipal votassem em bloco e a favor.

Este vereador tem se destacado dos demais por ser o famoso vereador abstêmio. Foi eleito para votar projetos mas sempre se abstém. Uma situação bizarra pois se votar a favor estará ajudando o prefeito, coisa que não quer fazer porque está de birra com o prefeito e com o PSDB. Mas se votar contra corre o risco de perder seu mandato por
infidelidade partidária. Aí, se abstém.

O município e o povo paga mais de 250 mil reais por mandato para este vereador e seu assessor simplesmente não trabalharem. Comparece uma vez por semana, à noite, para enganar durante alguns minutos. Mais de R$ 3.500,00 mensais ganhos na maior moleza.

Diz o vereador, na matéria, que levará o caso à Justiça pois isto é uma ditadura partidária. Creio que o partido não está fazendo nada fora da lei. Se assim agiu é porque é legal. Se o vereador tiver razão, que o partido seja punido. Mas se não tiver razão só tem um jeito. Pedir para sair !

Se não pedir para sair vai ter que ajoelhar e rezar. Cada vez que tiver projeto de interesse do partido este fechará questão e o vereador vai ter que votar e aprovar.

E aí vale a velha afirmativa. Os incomodados que se mudem.

Ou será que o salário vale mais que a personalidade ?

A abstenção pode ser até prova de personalidade forte e de rebeldia
mas votar a favor por medo de perder o mandato é covardia política.

Matraquear no papel sujo de tinta não convence ninguém. Pode-se enganar alguns, por algum tempo mas nunca se conseguirá enganar a todos o tempo todo. A máscara cai antes.

E AGORA LUIZ ?

Em Extrema a oposição entrou totalmente rachada nas eleições de 03 de outubro. Cada partido apoiando um candidato ou mais de um. Teve até o PMDB que além de sair rachado da oposição, rachou-se entre eles mesmos, com duas vertentes de apoio e de candidatos.

Enquanto um Luiz centrava forças em candidatos de seu PSDB e lograva sucesso, pois todos foram os mais votados na cidade, o outro Luiz ficou em cima do muro e deixou seus antigos pares se virarem como quisessem. O resultado foi uma votação pulverizada, onde candidatos de bom potencial receberam votação de vereador em cidade pequena.

Mas algumas novidades poderão acontecer lá em 2.012 quando das eleições municipais. O jovem ex-vereador Maurici Zaias fez sozinho pelo seu candidato Adelmo Leão um belo trabalho e o PT poderá vir a ter candidatura própria em 2012.

Se Dilma ganhar, aí é que não restará dúvidas. O PT não vai querer dividir espaço com ninguém e já tenho ouvido de algumas pessoas que a candidatura de Maurici é simpática e o rapaz leva jeito. Ou quem sabe o próprio Adelmo Leão não apareça por aqui como candidato.

Pelo lado do Luiz prefeito a coisa também terá que se esclarecer. Seu vice decidiu-se por carreira solo e foi apoiar outros candidatos a deputado. Parece que quebrou a cara. E agora ? Ajoelha e reza ou será mais um futuro candidato a prefeito ?

Se o atual prefeito tiver apetite para mais uma eleição já podemos imaginar 4 candidatos. O Luiz ganhador de sempre, o Luiz perdedor de sempre, Maurici e Dr. Manuel e lá do minhoqueiro, ops ! da Câmara Municipal, poderá sair mais um ou dois.
Ah, o PMDB jura que também terá seu próprio candidato.

Fala sério, com tudo isto realidade seria uma farra.Cabo eleitoral ia ganhar uma grana pois seria disputado a unha. Teríamos que agendar carreatas ou haveria um enrosco de carros na cidade. O chamado nó-cego de carros, e a Extrema Fogos terá que aumentar seu estoque. As farmácias venderiam muitos protetores de ouvidos. Comícios todos os dias.

O tricô começa em janeiro. Vai ser divertido.

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

QUANTO VALE MEU TRABALHO ?

Muitas vezes já ouvi alguém dizer que o crescimento econômico da Extrema ainda não chegou ao bolso do cidadão comum e que os salários na cidade são muito baixos. Mas para quem procura estar bem informado e tomar conhecimento da realidade, nua e crua, as coisas parecem um pouco diferente.
Um passeio pelos supermercados da cidade, e uma boa observação aos carrinhos de compras, mostrará detalhes interessante. A quantidade e a diversidade de produtos que estão sendo compradas é bem diferente de algum tempo atrás.
Andando pela cidade e prestando atenção veremos quantas pessoas utilizam celular, algo inimaginável até poucos anos. Alguém já me disse que as vendas de motos financiadas na cidade cresceram muito e por isto já temos 3 lojas. Sem falar na quantidade de carros novos que rodam com placas de Extrema. Será que todos foram comprados a vista ?
As escolas particulares estão lotadas de alunos. Cursos especiais de inglês, informática e outros também não reclamam da falta de interessados. A Faex ( Faculdade de Extrema) tem centenas de alunos nos mais diversos cursos, e o Senai também não tem vagas.
Fica, então, uma questão: Qual seria a média salarial em Extrema? Como esta gente consegue pagar por tudo isto ? São perguntas muito interessantes e que poderiam ser respondida indicando diversos valores diferentes, pois tudo dependeria do ponto de vista de cada um e de quanto cada um ganha.
Antes era só papai que ganhava dinheiro trabalhando. Agora mamãe também ganha e às vezes o filho também. Aí a renda familiar quase que triplica. Só reclama quem não está no “rolo”.
Muitos reclamam que as empresas que chegaram em Extrema pagam só salário mínimo e que por isto o crescimento econômico não chegou ao bolso do povo. Será que estas empresas pagam apenas um salário mínimo para seus diretores, gerentes, chefes de produção, encarregados de manutenção, assistentes administrativos e mais dezenas de cargos que exigem formação profissional, experiência e qualificação ? Claro que não. Os menores salários são pagos para o funcionário sem qualificação inicial, que irá aprender e se desenvolver profissionalmente dentro da empresa. O que não se pode esperar é que a empresa vá pagar um alto salário a quem não está profissionalmente pronto para recebê-lo.
Outros dizem que a empresa veio para Extrema para pagar pouco e que em São Paulo ou na cidade onde a empresa estava pagava-se muito mais. Depende. Se falarmos da mão de obra não qualificada, em São Paulo ou em qualquer lugar do Brasil, paga-se salários mais baixos.
Se falarmos de profissionais qualificados, alguns vieram para Extrema para ganhar até menos do que ganhavam em sua origem. Talvez porque ganhar um pouco menos aqui pode representar vantagem. Aluguel mais barato, possibilidade de aquisição de propriedades com menos dinheiro, menor custo de transporte e, principalmente, qualidade de vida.
Em sua cidade de origem ele teria que pagar uma boa escola, transporte para seu filho. Isto custaria pelo menos 1/3 de seu salário. Aqui em Extrema tem escola boa e de graça e com transporte municipal. Se tiver criança pequena, em sua cidade uma escolinha custaria uns 20% de seu salário. Em Extrema tem excelentes creches, de graça, e com transporte gratuito.
Em sua cidade de origem quando precisava ir ao dentista tinha que pagar, e caro. Aqui em Extrema tem a alternativa do Serviço Odontológico Municipal, de excelente qualidade e gratuito. Em São Paulo o cara paga para sair de casa. Não existe lazer de graça. Aqui em Extrema temos o Cine Teatro que oferece lazer e cultura gratuitos. Cinema e teatro. Temos o Parque de Eventos com todas as possibilidades de práticas esportivas, gratuitas. O Poliesportivo, com quadras e piscinas para uso de todos, gratuitamente. As cachoeiras, o rio para rafting, trilhas para passeios, a área rural, cheia de atrativos. E tudo de graça e pertinho.
Sem contar que é difícil um fim de semana sem alguma festa oferecida pela prefeitura. Festa do Peão, Festa de Santa Rita, Aniversário da Cidade, Festival de Inverno, Festival da Canção, Carnaval, Festa do Natal, Reveillon, Motocross, Festival de Rafting, Cavalhadas, Festa das Crianças, fora as festas realizadas nos bairros da zona rural. Em Extrema diverte-se gastando pouco ou nada.

São estas vantagens que quem vem de fora sabe diferenciar e quem vive na cidade não sabe reconhecer. Ao reclamar que o salário é baixo a pessoa não reflete sobre sua capacidade profissional. Aqui cabe uma auto indagação: Qual é o meu valor profissional ? O que eu sei fazer ? Quanto mereço ganhar ? Respondendo estas perguntas a pessoa já terá um nova idéia sobre salários baixos.
Não existe milagre. O indivíduo tem que estudar, aprender, adquirir experiência trabalhando e assim galgar a escada da vida. A competência geralmente é muito bem paga e o comodismo é castigado.
Vamos lá ? Quanto você merece ? Quanto Vale o que você sabe fazer ? E se você sabe fazer e não está sendo bem pago, mude de emprego. Extrema já vive a Lei da Oferta e da Procura em termos de empregos.
Boa sorte !