sexta-feira, 22 de outubro de 2010

IPTU-R. Talvez você não saiba !

Talvez você não saiba, mas Extrema tem aproximadamente 700 kms de estradas rurais e todas elas são cuidadas periodicamente. Passa-se a patrol, faz-se saídas de água , coloca-se cascalho e poda-se o mato da beira da estrada. Quem vive na zona rural sabe como este trabalho é importante, principalmente quando chegam as chuvas.

Alguns trechos, como as subidas mais íngremes, ou locais onde temos os PSF´s, Igrejas, comércios, associações de bairros, etc. recebem asfalto para maior segurança do tráfego de veículos e também para conforto da população.

Talvez você também não saiba, mas Extrema tem mais de 6.000 propriedades rurais que são atendidas por estas estradas e que geram toneladas de lixo semanalmente. Este lixo é recolhido em caçambas que são transportadas por veículo especialmente adaptado para isto e levadas ao aterro sanitário da cidade. Aliás, talvez você não saiba, mas Extrema é um dos 29 municípios mineiros, em 853 cidades, que tem seu aterro sanitário. Apesar de ser considerada uma cidade muito pequena.

Pois bem. Na área urbana a prefeitura presta este tipo de serviço asfaltando ruas, fazendo a coleta de lixo, limpeza, etc. e recupera parte destes custos na cobrança do IPTU. E na zona rural, quem paga por este serviço ? Talvez você não saiba, mas ninguém paga porque ainda não se tem como cobrar.

A propriedade rural paga ITR, que é um imposto federal, de valor tão baixo que o próprio governo não tem mecanismos de cobrança. Talvez você não saiba, mas o governo federal até queria deixar o município cobrar o ITR , mas ficou provado que pelo valor não haveria viabilidade da cobrança. Fica mais caro cobrar do que o valor a ser cobrado.

Aí tive esta idéia, que até já sugeri à prefeitura. Criar um imposto rural, algo parecido com o IPTU, porém com um cálculo diferenciado, considerando o tamanho das propriedades. Um IPTU-R. Tenho certeza que os proprietários concordariam em pagar algo como R$10,00 ou 15,00 por mês e ter sua estrada bem cuidada, lixo recolhido, mato da beira de estrada cortado, etc. Seria um imposto mais que justo. Digo isto porque moro na área rural.

Se todos pagarem a prefeitura terá melhores condições na prestação de um serviço que já é feito a fundo perdido. Oxalá isto aconteça. Bom para todos.

Nenhum comentário: