segunda-feira, 19 de abril de 2010

10 anos de carreira profissional?

A coisa tá preta. Com 25 anos você é inexperiente. Com 36 anos, você é “velho”. A exclusão profissional caracteriza-se, geralmente , pela falta de oportunidades
a jovens recém-formados ou mesmo àqueles que, tendo atingido a idade ideal para começar a trabalhar, esbarram em exigências do tipo experiência anterior.

Em artigo anterior comentei estes fatos em relação aos jovens de nossa cidade, que
recebem seu tão sonhado diploma na esperança de em seguida começar a trabalhar na profissão que escolheu. Mas a coisa acaba ficando só no sonho porque ele logo descobre que não será fácil encontrar um trabalho, pelo menos um trabalho que esteja na área em que se formou e onde possa receber um salário pelo menos digno, que justifique os investimentos feitos em sua formação.

Claro, que estou me referindo ao salário de estagiário, período em que o jovem vai se desenvolver profissionalmente e mostrar à empresa que o contratou se ele realmente tem condições de vir a ser um bom profissional.

Mas agora, infelizmente, o problema não está afeto somente aos jovens. Agora, em nossa cidade, algumas empresas já mostram também restrições a profissionais acima de 35 anos. Isto mesmo ! Quando o profissional atinge a idade ideal, em termos da tal experiência, podendo inclusive passar esta experiência para os mais jovens, quando pode ser um funcionário mais estável, fiel à empresa, mais equilibrado e produtivo eis que passa a ser um “velho”. Se já tiver 40 anos é considerado descartável, profissionalmente falando. O que dizer então de quem já passou dos 60 anos ?

Mas se olharmos para as grandes empresas, veremos que seus diretores e presidentes são pessoas com mais de 50 anos. Ali vale a experiência? Os melhores políticos são aqueles que já passaram dos 50 anos, porque são experientes. Grandes mestres de universidades, idem.

Na atual realidade, um jovem termina seus estudos com 25 anos, em média. Não conseguindo emprego, dedica-se a cursos complementares, de formação ou pós-graduação. De repente, está perto de 30 anos e conseguindo seu primeiro emprego.

E as empresas só querem contratar gente experiente, mas com no máximo 35 anos.
Qual seria a experiência de uma pessoa que, na melhor das hipóteses, está na profissão há apenas 10 anos ?

Não seria a hora de estas empresas reverem seus critérios ? Os jovens e os “velhos” agradeceriam

Nenhum comentário: