sexta-feira, 26 de março de 2010

A hora e a vez da geração web

Até agora, mais de 340 mil eleitores de 16 anos e 1,2 milhão de 17 se registraram para votar em 2010. Esta é a geração que nasceu quando a internet chegava ao Brasil, nos idos de 1.994, e que votará pela primeira vez e no momento que as campanhas serão feitas pela internet, seu mundo.

PT e PSDB miram seus esforços em direção a esta juventude, cujo poder de voto não poderá ser desprezado, e que precisam ser esclarecidas sobre este ato de cidadão que exige muita responsabilidade e reflexão e esta juventude é mais afeita à velocidade, às decisões mais emocionais.

Aqui, no Reino Encantado de Extrema, se considerarmos os jovens que em 2.008 tinham 12 anos, os que tinha 13 em 2009, 14 em 2010, 15 em 2011 e 16, completos, em 2012, teremos todos eles prontos para votar pela primeira vez na cidade, e poderão somar mais de 4.000 novos eleitores.

Um número tão expressivo não poderá ser ignorado. Podem, tranquilamente, eleger no mínimo 4 vereadores e até definir a eleição para prefeito. Se dispersos, serão meros expectadores da eleição, mas, unidos, representam a maior força política da cidade.

Então cabe às lideranças políticas da cidade estimular o jovem ao voto consciente, alertando-o para a escolha do candidato que tenha disposição para defender os interesses dos jovens e da cidade e exigir sempre maiores investimentos na educação.

A internet é o meio de comunicação ao qual os jovens estão mais acostumados. As campanhas inteligentes não abrirão mão desta ferramenta. Será a união do útil ao agradável. Candidato deverá ter seu blog, estar no Twitter, ter seu endereço de e-mail,

estar presente nos debates. Surgirá um novo personagem, o assessor de web. A linguagem deverá ser clara, objetiva e direta pois a velocidade da informação não dará tempo para correções. Falou, tá dito !

Esta eleição de 2010 será uma amostra e nós, extremenses, deveremos observar este

fato e, em 2012, saber usar a experiência. Afinal, pior do que um mau governante são aqueles que o elegem, pois o ato de votar não combina com a emoção, mas com a razão.

Chegou a vez da geração web e o voto no botão.

Nenhum comentário: