quarta-feira, 25 de março de 2009

O ENSISNO NO PC

O ENSINO NO PC

É sabido por todos que a qualidade do ensino em nossas escolas, seja ela de primeiro grau ou de ensino superior, sempre deixou a desejar. O Ministério da Educação –MEC está sempre às voltas com tentativas para corrigir os problemas mas as soluções parecem ainda que irão demorar. O exames de avaliação realizados ultimamente são mostras disto tudo.

Nas últimas avaliações do Ministério muitas faculdades e universidades não alcançaram a média mínima para fazerem jus a manutenção de seus cursos e foram obrigadas a se reciclarem, renovarem seus métodos sob pena de fechamento.

Mas a fila anda e o país foi ficando para trás no quesito qualidade educacional. Atualmente não se pode negar que o cidadão para ser considerado alfabetizado profissionalmente precisa ter um curso superior para poder ter acesso a empregos melhores, melhor renda, melhor posição social. Paralelamente, há que acumular também alguns conhecimentos de informática, mesmo no nível de usuário. Ter cursado uma boa escola, uma boa faculdade ou universidade também vai fazer diferença quando avaliarem seu currículo.

Com o evento da internet surgiu a possibilidade do aprendizado a distância, metodologia aplicada em alguns países com sucesso. Então eis que nossos governantes, para não perderem o trem da modernidade, decidem implementar esta metodologia em nosso país. Só esqueceram que, infelizmente, se não temos qualidade no ensino presencial como esperar que a tenhamos no ensino a distância ? Esqueceram que vivemos nos país do “jeitinho” e logo surgiram as “fabricas de diplomas”. A pouco tempo lí em um jornal que em uma capital brasileira havia uma Faculdade fantasma que fazia ensino a distância e concedia diplomas.

E muitos professores de escolas públicas possuíam tais “honrarias” até serem descobertos.

E os “expertos”, não perderam tempo. Correram fazer suas inscrições, pagar suas mensalidades para, rapidamente, sem nenhum sacrifício, poderem ostentarem seus “Diplomas” na doce ilusão de que, agora, “diplomados” poderiam alcançar o sucesso profissional. Muitos até conseguiram bons empregos na esfera estadual ou municipal, até serem desmascarados, mas na iniciativa privada dificilmente conseguiriam competir com outros profissionais que se formaram em cursos presenciais, em escolas tradicionais, reconhecidamente de qualidade.

A metodologia do ensino a distância é, de fato, um avanço que veio com a informática e que com certeza fará sucesso em países que tem a educação como seu principal objetivo. Que tem um povo decidido a aprender, mas “ sem querer levar vantagem em tudo “. Aqui no Brasil, onde o ensino presencial já é sofrível, com algumas exceções, a coisa ainda vai demorar para dar certo. Até porque o aprendizado humano se desenvolve exatamente no inter-relacionamento, no ambiente escolar, nos laboratórios das escolas, nos trabalhos e apresentações coletivos. Com exceção aos autodidatas, não está cientificamente comprovado que todo indivíduo tem a mesma capacidade de aprendizagem isolada atrás de um computador. Só tempo revelará esta dúvida e mostrará se nossa sociedade está preparada para isto.

E deixo uma indagação: Fosse você um empresário prestes a contratar um profissional e precisasse decidir entre dois candidatos; Um, formado em curso presencial de uma reconhecida Universidade e outro formado em curso a distância em uma escola lá dos cafundós, qual seria sua escolha ?

Nenhum comentário: