sexta-feira, 27 de março de 2009

Nós quem, cara pálida !

Se alguem disser que o problema da violência e das drogas no Rio de Janeiro é culpa dos negros de cabelo ruim vai para a cadeia, acusado de rascista.

Se alguém disser que o problema da corrupção na política brasileira é culpa dos morenos de cabeça chata, será acusado de rascista.

Mas nosso Presidente Boka Loka não perde o jeito e eis que vem a público acusar os brancos de olhos azuis como os culpados pela crise econômica que afeta todo mundo.

Esquece, nosso presidente , que tem a lingua presa mas fala pelos cotovelos, que temos no Brasil nosso querido povo de Santa Catarina e Paraná, que pela descendência européia apresentam estas características físicas mas podem perfeitamente não serem traficantes, bandidos, corruptos ou mesmo economistas fracassados.

Esquece nosso Presidente "Trabalhador" que o político honesto não manda recado nem conversa por entre-linhas. Bastaria ter corajem e dizer o que todo mundo sabe. O problema foi criado pela economia americana, seja ela dirigida por brancos, negros, pardos ou amarelos, pois vivemos a globalização geral. Temos um presidente americano negro. Um presidente da ONU coreano,
um Presidente da Bolivia indio e um Presidente do Brasil nordestino, semi-analfabeto confesso,
quase ex-trabalhador.

Então estamos combinados. Vamos separar os culpados pela cor da pele , dos olhos e dos cabelos.
Jamais pelos seus atos ou pela falta deles.

Alguem poderia tirar o microfone da frente dele ? Ou morreremos de vergonha.

quarta-feira, 25 de março de 2009

O ENSISNO NO PC

O ENSINO NO PC

É sabido por todos que a qualidade do ensino em nossas escolas, seja ela de primeiro grau ou de ensino superior, sempre deixou a desejar. O Ministério da Educação –MEC está sempre às voltas com tentativas para corrigir os problemas mas as soluções parecem ainda que irão demorar. O exames de avaliação realizados ultimamente são mostras disto tudo.

Nas últimas avaliações do Ministério muitas faculdades e universidades não alcançaram a média mínima para fazerem jus a manutenção de seus cursos e foram obrigadas a se reciclarem, renovarem seus métodos sob pena de fechamento.

Mas a fila anda e o país foi ficando para trás no quesito qualidade educacional. Atualmente não se pode negar que o cidadão para ser considerado alfabetizado profissionalmente precisa ter um curso superior para poder ter acesso a empregos melhores, melhor renda, melhor posição social. Paralelamente, há que acumular também alguns conhecimentos de informática, mesmo no nível de usuário. Ter cursado uma boa escola, uma boa faculdade ou universidade também vai fazer diferença quando avaliarem seu currículo.

Com o evento da internet surgiu a possibilidade do aprendizado a distância, metodologia aplicada em alguns países com sucesso. Então eis que nossos governantes, para não perderem o trem da modernidade, decidem implementar esta metodologia em nosso país. Só esqueceram que, infelizmente, se não temos qualidade no ensino presencial como esperar que a tenhamos no ensino a distância ? Esqueceram que vivemos nos país do “jeitinho” e logo surgiram as “fabricas de diplomas”. A pouco tempo lí em um jornal que em uma capital brasileira havia uma Faculdade fantasma que fazia ensino a distância e concedia diplomas.

E muitos professores de escolas públicas possuíam tais “honrarias” até serem descobertos.

E os “expertos”, não perderam tempo. Correram fazer suas inscrições, pagar suas mensalidades para, rapidamente, sem nenhum sacrifício, poderem ostentarem seus “Diplomas” na doce ilusão de que, agora, “diplomados” poderiam alcançar o sucesso profissional. Muitos até conseguiram bons empregos na esfera estadual ou municipal, até serem desmascarados, mas na iniciativa privada dificilmente conseguiriam competir com outros profissionais que se formaram em cursos presenciais, em escolas tradicionais, reconhecidamente de qualidade.

A metodologia do ensino a distância é, de fato, um avanço que veio com a informática e que com certeza fará sucesso em países que tem a educação como seu principal objetivo. Que tem um povo decidido a aprender, mas “ sem querer levar vantagem em tudo “. Aqui no Brasil, onde o ensino presencial já é sofrível, com algumas exceções, a coisa ainda vai demorar para dar certo. Até porque o aprendizado humano se desenvolve exatamente no inter-relacionamento, no ambiente escolar, nos laboratórios das escolas, nos trabalhos e apresentações coletivos. Com exceção aos autodidatas, não está cientificamente comprovado que todo indivíduo tem a mesma capacidade de aprendizagem isolada atrás de um computador. Só tempo revelará esta dúvida e mostrará se nossa sociedade está preparada para isto.

E deixo uma indagação: Fosse você um empresário prestes a contratar um profissional e precisasse decidir entre dois candidatos; Um, formado em curso presencial de uma reconhecida Universidade e outro formado em curso a distância em uma escola lá dos cafundós, qual seria sua escolha ?

quarta-feira, 18 de março de 2009

Contra a crise, boas notícias.

Este primeiro semestre promete muito em termos de obras na cidade.

De agora até junho o povo de Extrema irá receber obras importantes.

- Novo prédio da prefeitura na Praça dos Três Poderes.

- Praça Popular da Vila Rica.

- Praça da Matriz - Com um belo Projeto Arquitetônico e um novo Projeto Paisagístico.

- Revitalização da Av. Nicolau Cezarino com a construção de 5 rotatórias, ajardinadas,
que irão oferecer segurança e beleza àquela avenida que mais cedo ou mais tarde se
transformará no principal corredor comercial da cidade.

- Finalização dos Portais Sul e Norte, equipados com monitoramento digital.

Nosso prefeito esteve semana passada em BH em contatos com o Governo do Estado em busca de mais verbas para mais obras. Entre elas, Escolas, creches, PSF´s. Esteve também em contato com a Fiat finalizando entendimentos para que a empresa se instale em Extrema.
Será um centro de recepção, adaptação e distribuição de veículos importados da Argentina, com área maior que 40 mil metros quadrados. Um passo para, quem sabe no futuro a Fiat colocar
na cidade alguma unidade industrial.

Para o segundo semestre novas obras deverão ser iniciadas e novas melhorias para cidade estarão sendo desenvolvidas e aplicadas. Mais de 30 milhões de reais estão previstos. Está em estudo um projeto de Cidade Digital que irá colocar Extrema no mapa nacional da informática. Toda a cidade monitorada por câmeras sem fio. Um moderno centro de monitoramento será construido em plena Praça Central. Todos os departamentos da administração, PSF´s, Pronto Socorro, Hospital, Escolas, enfim, toda a estrutura administrativa estará interligada por telefone, Internet, audio e vídeo.

Todas as escolas terão seus centros de informática e internet. Coisa de primeiro mundo mesmo.

A crise está aí, mas o prefeito está administrando com ela. Novas empresas estarão chegando
e com elas mais empregos, mais renda e mais arrecadação para a cidade. Oxalá esta crise seja debelada e possamos aproveitar ao máximo nosso potencial para crescer e se desenvolver.

Todo mundo sabe que esta crise já derrubou a arrecadação do país em quase 20 %. É lógico que a arrecadação da cidade seja reduzida mais ou menos na mesma proporção. E aí é que entra a administração responsável, pés-no-chão.

Para estas obras aí de cima o dinheiro já está alocado. Nada é feito na "orelhada".

Com certeza, bons ventos nos chegarão.

terça-feira, 17 de março de 2009

BUY EXTREMA

Muita genete ficou chocada quando o Presidente Obama lançou a campanha 'Buy American" que incentiva os americanos a comprarem toda matéria prima que precisarem de empresas norte-americanas. Chegaram a a acusá-lo de xenófobo, de estar criando barreiras contra os demais países produtores.

Na verdade, ele só queria que o povo americano desse preferência às empresas de seu país, visando com isto aumentar a produção interna, melhorar os níveis de renda e de empregos. É o mínimo que poderia dizer na atual situação.

Agora nosso Presidente Lula, em viagem aos USA, não deixa por menos e lança o seu "Buy Brazilian" ao afirmar que se tivesse que comprar alguma coisa dos USA daria preferência a qualquer empresa do Brasil. Nada mais justo e certo.

E nós aquí, de Extrema, porque não lançamos nosso "Buy Extrema" ?

Que tal comprarmos tudo que precisamos na cidade ? Dar preferência ao nosso comercio ?

Assim estaremos ajudando a manter empregos e renda dentro de nossa cidade.

Tudo bem que nosso comércio deixa a desejar em alguns ítens, ma se ajudarmos a coisa pode melhorar. Então, vamos lá ?

quarta-feira, 11 de março de 2009

Separar o joio do trigo. Eis a questão!

Desde que fui convidado a ocupar o cargo de Ouvidor Municipal deixei claro que as pessoas deveriam saber separar o Ouvidor do cidadão Odair Picciolli. O Ouvidor, por força de ofício tem que se manter dentro da neutralidade e da independencia do cargo. Já o cidadão tem todo o direito de expor suas idéias e convicções.

Agora quero falar como simples cidadão. Muitas pessoas, politicamente rançosas, que ainda trazem no peito a dor pela perda da eleição municipal, frequentam Comunidades na Internet para atuarem de "pau-mandado" e passarem a provocar o Ouvidor, como se aquele fora o administrador da cidade. Toda e qualquer crítica que porventura desejam fazer ao atual prefeito a fazem direcionadas ao Ouvidor, desafiando-o a vir comentar ou responder perguntas cujas respostas não lhe cabem.

E, como cães de caça, ou patrulheiros políticos, passam a imprimir qualquer manifestação, seja do Ouvidor ou do cidadão Odair Picciolli para depois entregarem aos que lhes ordenaram a "caça". E, com certeza, estarão imprimindo isto aqui também.

Felizmente, não passam de meia-dúzia de infelizes, politicamente falando, pois as manifestações de apoio que tenho recebido dá a certeza de que estou fazendo um bom trabalho.

Como Ouvidor sou um funcionário público a serviço do povo e como tal atendo a todos, independente de suas preferências políticos-partidárias, mas como cidadão tenho minhas convicções e meus ideais. Estou tentando separar o joio do trigo. Seria bom se todas as pessoas também o fizessem, pois muitos comentários que tenho lido são indelicados, mal educados,
rançosos e expõem o ódio político que já deveria ter ficado lá pelos idos de 05 de outubro de 2.008.

Para quem precisar falar com o Ouvidor, ligue 08002831911, mande um e-mail para ouvidoria@extrema.mg.gov.br ou compareça à sede da prefeitura.

Já para quem quiser falar com o cidadão Odair Picciolli, estou a disposição onde quiserem e todos sabem onde me encontrar. Não precisa mandar recado. Pode vir pessoalmente.

O ORÇAMENTO EM PERIGO

Este é o título do editorial do Estadão de hoje, terça-feira, 10 de março de 2.009.
Mas podemos também trazer o alerta para nossa Extrema. Todo o editorial fala em
queda de arrecadação de diversos impostos, e lá no meio encontro estas afirmações:


"Sua alternativa ( do Governo) seria fazer um enorme esforço em busca de eficiência, adiando contratações, evitando a reposição de pessoal e remanejando o máximo possível de despesas. Isso exigiria uma competência administrativa e uma disposição política nunca demonstradas pelo governo do PT"

Pois se observarmos a administração que se está implementando em Extrema veremos que é exatamente isto, ou um pouco mais, que o prefeito está fazendo. Mas com um adicional positivo. Está tocando obras, e todas elas com verbas garantidas.

Mas a visão não pode ser curta, pois a solução da crise não está ao alcance da vista, por enquanto. Então, quem fica parado é poste. O prefeito está em Belo Horizonte para, entre muitos compromissos políticos e com empresas, apresentar às autoridades competentes seus projetos para a cidade e conseguir mais verbas para que seja possível governar com mais segurança.

A isto pode-se dar o nome de competência administrativa e disposição política.

quinta-feira, 5 de março de 2009

TÔ SÓ OUVINDO !

Gente, nosso trabalho na Prefeitura tem sido estafante e gratificante.

Estafante porque o volume de pessoas que procuram a prefeitura aumenta a cada dia. Sinal que a Ouvidoria está ficando conhecida e o cidadão está se convencendo de seus direitos, e não é apenas para reclamar não. Vem muitos pedidos de ajuda financeira e material. Por aí é possível perceber que sempre existiu um paternalismo municipal que dentro da administração moderna e frente às Leis de Responsabilidade Fiscal já não é mais possível existir.

Mas o trabalho também é gratificante porque nos sentimos úteis ao cidadão quando podemos buscar na estrutura da administração toda e qualquer possibilidade de ajuda possível, e na maioria dos pedidos isto acaba sendo possível, e sempre respeitando os limites legais e éticos.

Fazemos nosso trabalho de Ouvidor Oficial, mas acabamos também tendo que ouvir as reclamações políticas, as críticas ao governo e também elogios, claro.

Para alguns, o Tião não estava bem, para outros fez um ótimo governo, o Luizinho seria pior ? , para outros talvez fosse o melhor. O Dr. Luiz é que é bom! Aí vem um outro diz que ele está péssimo. E nós ficamos apenas ouvindo.

Mas quem pode querer apenas criticar um governante ? Por acaso teríamos mais capacidade para fazer melhor ? Sim ? então porque não estamos lá ? Acusamos todos de desonestos. Por acaso somos um poço de honestidade ? Não somos nós que damos um “jeitinho” em nossa declaração de Imposto de Renda para deixar de pagar impostos ? Não somos nós que pagamos um “por fora” para obter alguma vantagem ?

Não somos nós também que pagamos para um malandro “roubar” o sinal de TV a cabo para nossa casa e ainda nos julgamos espertos por isto ? E quando somos pegos cometendo uma infração ? Não damos uns cinqüentinha para “quebrar o galho? “ Somos nós que criticamos quem trabalha na prefeitura mas quem confessa que queria ter um cargo ? E quem confessa que tem lá um parente ?

Um diz que na prefeitura só tem ladrão e corrupto. Vou ouvindo. Mas fico pensando !

Fosse assim, então teríamos nossos poderes judiciais e criminais também corruptos, pois não vejo ninguém da prefeitura ser preso. Tendo a prefeitura mais de 1.200 funcionários, que somados aos membros de suas famílias podem chegar a umas 10 mil pessoas, diríamos que metade da cidade é formada por ladrões, corruptos e coniventes. Tudo bandido.

Ah, mas que tem, tem ! Vou ouvindo. E pensando. Se alguém sabe e pode provar porque se cala ? Não seria ele também um corrupto por ser calar ? Ou também rouba alguma coisa em algum lugar e tem “rabo preso” ?

Não devíamos fazer falsas acusações, sem provas, mas ficar atento ao que está sendo feito. Fiscalizar, colaborar e denunciar quando vemos um erro.

Não devíamos criticar um projeto ou uma obra antes mesmo que esteja pronta e mostre seus benefícios ou defeitos, e principalmente, não criticar por criticar, sem nenhum conhecimento. Mas aplaudir a iniciativa pelo bem da cidade. Dar um crédito de confiança ao governante.

Enquanto agirmos apenas com emoção, pensando apenas em “nossos direitos”, olhando apenas para nosso umbigo, preocupados apenas com nossos “interesses” e fechando nossos ouvidos, nenhum governante será bom. Pode entrar e sair quantos pudermos assistir, e nossa vida permitir, e nunca teremos o melhor.

Nós, povo, é que precisamos mudar. Antes de julgar, saber escolher e, tendo o escolhido, saber fazer dele o melhor governante, exigindo, fiscalizando, mas ajudando-o, deixando-o trabalhar.

Collor foi péssimo, Itamar, pior ainda, Fernando Henrique, então, nem falar. Lula ? Uma farsa de governo. É o que lemos por aí e o que ouvimos. E o próximo, que irá substituir Lula também não vai prestar. E sabe porquê ? Porque não mudamos nosso pensamento. Não mudamos nosso jeito de agir. Assim também será com nosso próximo prefeito.

É preciso criticar, sim, mas construtivamente, com inteligência, com conhecimento e sem radicalismo. O radicalismo leva à destruição e não nos faltam exemplos pelo mundo afora.

Eu fico ali, só ouvindo, e lendo.